Fiat Idea em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos
O Fiat Idea foi produzido em 2003 e lançado no Brasil em 2005 e passou por algumas modificações até encerrar sua produção em 2016. Durante estes anos o modelo teve algumas revitalizações, variantes de versões e acima de tudo grande aceitação do público e ótimas vendas. Acompanhe e veja todos os detalhes, história, versões e tudo que precisa saber desta minivan.
Na Europa, a plataforma Idea é baseada no Fiat Punto, assim como o Chevrolet Meriva é baseado no Chevrolet Corsa, a plataforma Idea no Brasil é uma plataforma desenvolvida pela Fiat de Betim, e seu investimento na primeira edição é de cerca de 500 milhões reais foram usados para fazer o projeto do carro no Brasil.
Guia do Conteúdo
Lançamento do modelo no Brasil
Em 2002, a Fiat lançou na Europa o Fiat Idea, uma minivan compacta baseada na plataforma Punto. Demorou três anos para vir ao Brasil. A empresa teve que inserir parte do carro nacional na plataforma original do Fiat Idea relacionada ao Velho Continente Opel Meriva.
No Brasil, o Meriva da Chevrolet não tem quase nada em comum com o Fiat Idea, exceto que ambos usam o mesmo motor 1.8 8V do Family II da GM. Introduzido em 2005 como uma coleção de 2006, o familiar Fiat Idea é compacto e surpreendentemente alto.
Com 3.931 m de comprimento, 1.698 m de largura, 1.680 m de altura e 2.510 m de entre-eixos, será padrão em alguns carros da Fiat aqui. Embora não pareça, o Fiat Idea tem um belo porta-malas que oferece 380 litros de combustível, restando 48 litros no tanque.

Versões
A Fiat Idea foi comercializada nas seguintes versões: Attractive 1.4 8V, Essence 1.6 16V, Essence Dualogic 1.6 16V, Sporting 1.8 16V e Sporting Dualogic 1.6 16V. E ainda conta com sua variante aventureira urbana, a Fiat Idea Adventure.

Fiat Idea Adventure
O Fiat Idea Adventure é baseado no carro conceito europeu Fiat Idea 5terre lançado pela Fiat no Salão de Genebra de 2004 e lançado no Brasil em 2006, com uma versão única do motor 1.8 8V, chegou em solo nacional.
Em 2008, o Idea Adventure ganhou um bloqueio do diferencial de tração dianteira 4×2. Ele permite que cada roda do veículo descreva um caminho e rotação diferente na curva. Quando uma das rodas perde aderência, o acionamento do Locker promove o travamento eletromecânico do diferencial, fazendo com que as rodas dianteiras girem juntas na mesma velocidade, fazendo com que o veículo se desloque ficcionalmente com os apoios das rodas.

Design, interior e conforto
O Fiat Idea tem uma frente muito baixa com faróis duplos, relés de direção e lanternas na parte inferior da lente. A grade horizontal é pequena, enquanto o parachoque é limpo e elegante, contendo dois faróis de neblina.
O Fiat Idea possui um grande pára-brisa, assim como o restante da área envidraçada, proporcionando ao motorista e passageiro um amplo campo de visão. O teto solar panorâmico Skydome (opcional, cobrindo 70% do teto solar) aproveitará ainda mais isso. Na traseira, o Fiat Idea não foge da proposta, e há uma escotilha enorme.
As lanternas traseiras do Fiat Idea são verticais, permitindo a abertura total da tampa do porta-malas. O para-choque possui alguma saliência, o que protege melhor a tampa de pequenos impactos. Se a altura de 1,68 m não for suficiente, o Fiat Idea ainda conta com duas barras transversais no teto.
Por dentro, o painel do Fiat Idea é harmonioso com os indicadores analógicos, e a versão HLX tem fundo branco. Vale lembrar que o Fiat Idea também está disponível na versão ELX, que é mais simples. Console vertical com ar condicionado, sistema de som com CD e saídas de ar. Há opções para airbags duplos e airbags laterais.
O que chama a atenção é o design das portas e seus comandos. O Fiat Idea tem molduras de acabamento muito intrincadas e inclinadas, as alças que as abrem “deitam” e ficam próximas aos botões dos vidros elétricos.
A minivan ainda tem uma pequena mesa com porta-copos nos encostos dos bancos dianteiros. No teto, possui um pequeno porta-objetos contínuo no lugar da viseira.
Mas quando o Skydome não está presente, ele possui um console multifuncional na frente que, além de dois compartimentos de armazenamento e uma luz interna, possui um espelho convexo para visualização dos bancos traseiros. Isso por si só ampliou a versatilidade do Fiat Idea, que ainda conta com o banco traseiro bipartido.

Motor
Mecanicamente, são dois motores, o 1.4 do Idea ELX que entrega 80 cv a gasolina e 81 cv a etanol, e 12,2/12,4 kgfm a 2.500 rpm. O câmbio na época era apenas um manual de cinco marchas.
A utilização deste motor e jantes de 14 polegadas com pneus altos (175/70 R14) permite ao MPV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 14,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 161 km/h.
No caso do Idea HLX, o modelo tem motor GM 1.8 com 112 cv a gasolina e 114 cv a etanol. Neste caso, o torque é de 17,8/18,5 kgfm a 2.800 rpm. O Idea atinge 182 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Foi assim que a linha de minivans de 2005 foi composta.
O Idea Adventure E. torQ ia de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e com máxima de 180 km/h, fazendo 5,9/6,7 km/l no etanol e 8,8/9,9 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada.
Ficha Técnica Fiat Idea
Motorização | 1.4 | |
Combustível | N/D | Gasolina |
Potência (cv) | 81 | 80 |
Torque (kgf.m) | 12,44 | 12,24 |
Velocidade Máxima (km/h) | 161 | 160 |
Tempo 0-100 (s) | 14,6 | 14,6 |
Consumo cidade (km/l) | N/D | N/D |
Consumo estrada (km/l) | N/D | N/D |
Câmbio | manual de 5 marchas | |
Tração | dianteira | |
Direção | Mecânica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. | |
Freios | Dois freios a disco com dois discos ventilados. |
Altura (mm) | 1.680 |
Largura (mm) | 1.698 |
Comprimento (mm) | 3.931 |
Peso (Kg) | 1.180 |
Tanque (L) | 48 |
Entre-eixos (mm) | 2.511 |
Porta-Malas (L) | 380 |
Ocupantes | 5 |
Preço do Fiat Idea
O Preço do Idea Advent./ Adv.LOCKER 1.8 mpi Flex 5p é de R$ 52.679,00.
Veja todos os detalhes do modelo acessando o link abaixo.
Veja todas as novidades no mundo dos motores acessando o Agora Motor, com conteúdos diários e de muita qualidade. Acesse e veja.
Perguntas Frequentes
Qual o preço do Fiat Idea?
O Preço do Idea Advent./ Adv.LOCKER 1.8 mpi Flex 5p é de R$52.679,00.
Qual o consumo do Fiat Idea?
O Idea Adventure E. torQ ia de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e com máxima de 180 km/h, fazendo 5,9/6,7 km/l no etanol e 8,8/9,9 km/l na gasolina, respectivamente cidade e estrada.
Quais as características de design, interior e conforto do Fiat Idea?
O Fiat Idea possui uma frente baixa com faróis duplos, relés de direção e lanternas na parte inferior da lente, grade horizontal pequena, teto solar panorâmico Skydome (opcional), lanternas traseiras verticais, console vertical com ar condicionado, sistema de som com CD e saídas de ar, opções para airbags duplos e laterais, entre outros detalhes.
O que é o Locker do Fiat Idea Adventure?
O Locker é um bloqueio do diferencial de tração dianteira 4×2 presente no Fiat Idea Adventure que permite que cada roda do veículo descreva um caminho e rotação diferente na curva e promove o travamento eletromecânico do diferencial quando uma das rodas perde aderência.