Tesla testa bateria elétrica de 100 anos de duração: veja como chegar nessa vida útil

Usando a bateria de níquel em condições ideais, pesquisadores indicam que a duração da bateria pode atingir os 100 anos. Esta informação foi divulgada pela equipe de pesquisadores da montadora Tesla que se mostraram animados para esta possibilidade. O que pode gerar economia de materiais, menos descarte e maior eficiência energética.

Jeff Dahn (professor do Departamento de Física e Ciências Atmosféricas e do Departamento de Química) e sua equipe de pesquisadores na Universidade Dalhousie em Halifax, Canadá. São os principais responsáveis pela elaboração da pesquisa de bateria elétrica com potencial de aguentar 1 milhão de quilômetros.

Bateria elétrica de longa duração

O professor Jeff Dahn publicou um artigo no qual explicava que a bateria pode durar 100 anos, não 1 milhão de quilômetros! A ideia básica é prolongar ao máximo a vida útil da bateria elétrica e aumentar a densidade de energia. É claro que, para que tais baterias sejam comercializadas, os custos também devem ser reduzidos ou mantidos o mais baixo possível.

Em um artigo publicado no Journal of the Electrochemical Society, Jeff Dahn e o pesquisador Michael Metzger explicam em detalhes como sua equipe chegou a uma conclusão tão surpreendente.

O artigo explica que as baterias à base de níquel podem durar até um século se colocadas nas condições certas (temperaturas não superiores a 25°). Eles também explicam que a química usada é comparável às baterias LFP, mas com maior densidade de energia.

A equipe de pesquisa publicou vários artigos sobre pesquisa de baterias e solicitou várias patentes para isso. A Tesla parece feliz com seu trabalho, e é por isso que o fabricante estendeu a parceria até 2026 (a Tesla Advanced Battery Research existe desde 2016).

Interesse de Outras Montadoras

Atualmente, um dos modelos que oferece maior autonomia no mercado europeu é o Mercedes-Benz EQS, que segundo o ciclo WLTP tem uma autonomia de pouco mais de 700 km.

Os fabricantes também estão trabalhando para prolongar a vida útil da bateria. Mas, ao contrário da Tesla, a Mercedes está mais interessada em melhorar a aerodinâmica, como demonstra o conceito EQXX.

Outras montadoras sinalizaram interesse neste tipo de equipamentos, o foco principal de cada montadora tende a ser a colaboração de diminuição de emissão de gases nocivos e contribuir com a diminuição de materiais não renováveis.

Tesla testando bateria
Foto: reprodução.

Acesse o Agora Motor e conheça todas as novidades, atualizações e tudo que acontece no mundo dos motores, no Brasil e no Mundo. Acesse agora mesmo.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Volkswagen Amarok 2026 surpreende com desconto de R$ 47 mil para CNPJ

A Volkswagen decidiu retomar em novembro de 2025 as vendas diretas da Amarok voltadas a…

Gabriel Schmoller
Notícias Spark EUV vira aposta da Chevrolet e Uber com preço abaixo de R$ 150 mil

A Chevrolet e a Uber anunciaram uma aliança estratégica que promete mudar o cenário da…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário