Nova CNH para motos: o que significa a categoria A1?
As pessoas que estavam ansiosas pela nova versão da Carteira Nacional de Habilitação podem ficar felizes. O novo documento vai ser lançado aqui no Brasil oficialmente no dia primeiro de julho, nesta quarta-feira, e promete trazer toda a modernidade necessária para facilitar a vida do brasileiro.
Para quem não sabe, o Governo havia confirmado que através da CNH, traria muitas inovações e seria um documento muito mais completo do que a versão que temos hoje.
Mas não para por aí, quem tem a CNH de moto também vai ter mudanças significativas. Principalmente porque agora teremos classificação das motos. Como por exemplo a categoria A, que são motos conhecidas como ACC, as famosas 50 cilindradas.
Existe ainda a categoria A1, que deu o que falar quando foi anunciada. Isso porque muita dúvida existiu em cima disso, algumas pessoas acharam que a categoria se refere a motos de até 125 cilindradas, porém mais tarde órgão responsável pela área, o ministério da Infraestrutura deixou claro que, na verdade a A1 está ligada apenas com Convenção de Viena, um acordo internacional que visa deixar o trânsito viário mais simplificado.
Fazendo isso, o governo busca fazer com que a nossa CNH siga o padrão internacional, fazendo com que a vida das pessoas que viajam para outros países seja facilitada. O Ministério espera ainda que os documentos de habilitação sejam validados em países signatários.
Mas atenção, você não precisa se preocupar em ter que ir em algum lugar e trocar a sua CNH automaticamente. Segundo o governo, a troca vai acontecer de forma gradual, isto é, as pessoas que vão ter acesso à nova CNH vão ser aquelas que ainda vão tirar a primeira habilitação, ou que por algum motivo vão ter que tirar uma nova, como segunda via ou mesmo renovação.
Nesse caso, as habilitações vão ser entregues já atualizadas para os condutores, e eles vão sentir a diferença logo de cara, já que o novo documento promete vir com muitas diferenças visuais, a fim de evitar que ele seja falsificado.
Vale lembrar ainda que esse tipo de habilitação é comum em outros países, onde é visto como uma carteira inicial na vida de um motorista, principalmente porque em muitos desses países ela pode ser emitida com apenas 16 anos.
É apenas após ter essa que ele pode passar a ter outras categorias, e nesta ele pode dirigir motos com até 11 kW de potência.

Receba as principais notícias relacionadas ao mundo dos motores acessando o Agora Motor, o seu portal de notícias e artigos automobilísticos.
