Jeep Wrangler tomba pela segunda vez em teste de segurança
O novo Jeep Wrangler não está se saindo bem em testes de segurança e estabilidade. O modelo recentemente teve um mau desempenho em testes iniciais. E em um teste mais recente o modelo teve um tombamento e desagradou os engenheiros e projetistas.
Um teste de segurança recentemente promovido pelo IIHS (Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária) testou o nível de proteção do Jeep Wrangler 2022. Testes anteriores foram realizados em 2020 e a carroceria teve um desempenho ruim, tombando sob fortes impactos.
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Jeep Wrangler
Os testes realizados são do tipo “pequena sobreposição” e são considerados um dos testes mais rigorosos do IIHS. Nele, o veículo é atingido por uma colisão em curva com um pequeno obstáculo a uma velocidade de 65 km/h. O teste foi implementado pela primeira vez em 2012 e desde então encontrou resultados inconsistentes entre os modelos.
De acordo com o relatório do IIHS, a gaiola de proteção manteve a estrutura Wrangler Unlimited, mas os sensores indicaram um “risco significativo de lesão” na perna e no pé esquerdos do motorista.
As quedas sofridas pelo corpo também foram vistas como um grande problema e deram ao modelo uma pontuação marginal (baixa). Na prática, os resultados foram tão infelizes quanto o recorde de 2020, quando o modelo também tombou.
Nos EUA, vale lembrar que a segurança veicular é avaliada por duas entidades diferentes. Enquanto a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) tem ligações com o governo, o IIHS é independente.
Ele impõe protocolos mais rígidos e é responsável por conceder classificações importantes, como Top Safety Pick e Top Safety Pick Plus.
Para obtê-los, o veículo avaliado deve ter pontuação alta em seis testes de colisão diferentes (incluindo o temido “pequeno sobreposição”) e possuir os mais diversos sistemas de prevenção de acidentes (frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado, auxiliar na mudança de faixa, etc.). Até a qualidade da iluminação dos faróis é avaliada.
Com o resultado do teste de forma negativa o grupo Stellantis emitiu um comunicado oficial justificando o teste e se colocando à disposição de possíveis esclarecimentos.
“Stellantis produziu mais de um milhão desses veículos. O desempenho real sugere fortemente que eles fornecem o nível de segurança que nossos clientes exigem e merecem.
Conservadoramente, eles representam 105 bilhões de milhas de viagens rodoviárias. E não temos conhecimento de nenhum relatório de campo de resultados de testes compatíveis com IIHS. Disponível em mais de 24.000 configurações, o Jeep Wrangler de quatro portas atende ou excede todos os padrões de segurança federais e continua a receber elogios de organizações de notícias e defensores do consumidor.
Stellantis está revisando este último resultado. Geralmente, consideramos testes de terceiros a nosso critério e os incorporamos em nosso processo de desenvolvimento de produtos. Mas projetamos nossos veículos para desempenho no mundo real. Dados do mundo real e demanda contínua mostram que o Wrangler de quatro portas atende ou supera as expectativas do público comprador.”
A marca Jeep faz parte do grupo Stellantis que é detentora de outras marcas conhecidas. E a marca Jeep é conhecida por seus modelos off-road. Assim, nos resta esperar outros testes realizados pela montadora ou pelo instituto.

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