Veículos elétricos: 400 pontos de recarga coletivos na cidade de São Paulo
Aos poucos, os veículos elétricos se popularizaram no Brasil, principalmente na capital financeira do país, São Paulo, onde já existem mais de 400 postos de recarga para veículos elétricos.
A informação é trazida pela nova plataforma da Elev Mobility, um aplicativo que mostra onde estão localizados os pontos de carregamento. Entre estações públicas e semi-públicas, como shoppings e mercados.
Um novo levantamento da Elev mostra que a cidade de São Paulo registrou 400 postos de recarga de veículos elétricos em sua plataforma, localizados entre pontos públicos e semipúblicos (por exemplo, em shoppings e mercados). Em maio, esse número representou 33,3% dos 1.200 postos de recarga cadastrados no APP Elev em todo o Brasil.
Guia do Conteúdo
Veículos elétricos
O aplicativo da Elev, disponível para Android e iOS, permite que os usuários atuem de forma coletiva, disponibilizando informações e dados sobre os pontos de recarga de sua cidade. Atualmente, a ferramenta ajuda a encontrar pontos de recarga públicos e semi-públicos em todo o Brasil.
Para Ricardo David, sócio-gerente da Elev, o número de postos de recarga cadastrados na plataforma impressiona considerando o total de veículos elétricos licenciados na capital paulista. O executivo observou que a demanda por esses veículos está crescendo.
“O número de postos de carregamento cadastrados em nosso aplicativo ainda vai aumentar, principalmente com a evolução do mercado e tendo em vista que a instalação desses postos de carregamento precisará acompanhar o crescimento das vendas de veículos elétricos no país”, disse David.
O número de veículos elétricos leves no país cresceu 78% no primeiro trimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). O mercado vendeu 12.976 unidades este ano.

Elev
Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que fornece soluções de mercado para o ecossistema de veículos elétricos, desde um aplicativo que indica centrais elétricas em todo o país, até a implementação de pontos de carregamento e desempenho de P&D.
Ricardo David explicou que o número de pontos de carregamento pode mesmo ultrapassar o número total de pontos públicos e semipúblicos registados na APP Elev, uma vez que muitos utilizadores eletrificados utilizam carregadores em casa.
“É importante considerar que este número mostra apenas uma imagem: o número de carregadores coletivos. Devemos sempre levar em conta que em locais privados, como apartamentos e casas, temos visto cada vez mais pessoas procurando instalar carregadores de carros elétricos “, explicou o executivo.
Acesse o Agora Motor e conheça todas as novidades do mercado automotivo.