Como é o processo de fabricação de pneus? Conheça!
A produção diária de pneus no mundo passa a casa dos milhares, formando uma grande indústria. Conheça mais sobre a fabricação de pneus!
Os pneus podem ser usados em diversos tipos de veículos, como carro, picapes, pequenos e grandes caminhões. Assim, cada modelo precisa ser feito de forma individual e seguindo algumas exigências impostas por órgãos como o INMETRO (Instituto de Pesos e Medidas) no Brasil.
Para poder atender as exigências, as dezenas de fabricantes que estão espalhados por todo o mundo seguem as recomendações. As mais famosas marcas são : Goodyear, Michelin, Pirelli, Bridgestone entre outras.
Estas marcas possuem processos e etapas para cada da produção dos pneus.

Guia do Conteúdo
Tipos de pneus
No mundo existem vários tipos de pneus, e cada um atende a necessidade de cada terreno.
Pneus Off-Road

Temos os pneus destinados ao uso fora das estradas, chamados de pneus off-road são destinados aos veículos que trafegam em sua maioria em estradas de terra, barro, lama, pedras e cascalho. Ele possui uma estrutura mais reforçada para aguentar grandes impactos e ter um bom desempenho em qualquer que seja o terreno.
Estes pneus possuem a rodagem (parte do pneu que faz contato com o terreno) com maiores ranhuras e frisos para facilitar o atrito com o solo. Permitindo que ele desloque sem problemas.
Pneus mistos

São pneus que possuem sua bandagem um misto de off-road e on-road (falaremos abaixo) e ele possui as características de ser um pneu destinado ao uso do dia a dia e é indicado para pessoas que utilizam estradas, pistas e ruas asfaltadas e também em determinado período de tempo utiliza locais sem asfalto e em estradas de terra.
Ele possui boa desenvoltura para os dois tipos de estradas e é o pneu mais produzido no mundo.
Pneu On-Road

Os pneus on-road são pneus destinados ao uso exclusivo para estradas e ruas asfaltadas. Ele possui característica principal uma borracha mais macia para absorver melhor os impactos e ter mais atrito no asfalto, fazendo com ele traga melhor dirigibilidade e conforto aos ocupantes.
Como ponto negativo o pneu on-road possui um desgaste acentuado quando comparado aos demais pneus.
Pneus verdes
Este tipo de pneu está sendo muito comercializado devido ele trazer em sua composição componentes que não agridem o meio ambiente e também os fabricantes dizem que este tipo de pneu ajuda no consumo de combustível. Fazendo com que os veículos emitam menos gases tóxicos.
Veja também: Pneu remold vale a pena?
Pneus especiais

Este tipo de pneu é feito por “encomenda” e possui uso específico e dentre eles podemos citar os caminhões extra pesados. Estes são caminhões utilizados em mineradoras e possuem dimensões superiores aos pneus convencionais.
Para serem produzidos, as empresas possuem sistemas exclusivos e processos para que os pneus tenham longa vida útil e também consiga suportar enormes quantidades de cargas.
Alguns pneus podem pesar diversas toneladas e atingir mais de três metros de altura. Muito além das medidas convencionais.
Já conhecemos os principais tipos de pneus, agora iremos falar como é o processo de usinagem e de produção dos pneus.
Leia mais: Como aumentar a vida útil de um pneu?
Processo de produção de pneus
Os pneus possuem diversas etapas até chegar ao consumidor final, dentre as mais importantes estão, o processo da borracha, colocação em moldes, verificação e controle de qualidade, teste e destino final.
O processo basicamente é feito em linha de produção, começando pelo processamento da borracha.
Processamento da borracha
A matéria prima chega nas usinas e fábricas em formato de raspas (pequenos pedaços de borracha) são colocados em máquinas para que se forme uma pasta base.
Após é colocado em recipientes e transportados para as formas.
Forma
A forma é onde o pneu será feito. Basicamente é colocado um molde com os tamanhos, formato e desenho determinado. É colocado uma quantidade determinada de borracha e com uma prensa é feita a prensagem do molde, dando formato exato ao modelo escolhido.
Esta prensa é feita com calor e as temperaturas de prensagem podem ultrapassar os 100 graus celsius.
Cada modelo de pneu possui uma prensa e uma mistura específica. Somente assim consegue-se determinar qual tipo de pneu ele será. Após o processo de prensagem, o pneu segue em algumas esterias por dois motivos principais.
O primeiro, para esfriar e o segundo para ser transportado para outro setor.
Teste de qualidade
O pneu que foi produzido, foi transportado até o setor de testes de qualidade, onde passará por diversos testes e será submetido aos mais variados exames para determinar se possui qualidade ou não.
Quando o pneu é reprovado ele segue para a moagem e será descartado. O mesmo será moído e possivelmente utilizado para produzir outros pneus.
Já os modelos que passaram nos testes são colocados em setores de armazenamento, como estoques ou até mesmo carregados em caminhões para serem distribuídos para as lojas especializadas.
Veja a seguir um vídeo da fabricante Michelin que mostra um pouco do processo de fabricação dos pneus:
Todo o processo de fabricação de um pneu pode levar em média 12 a 24 horas. Do início ao fim.
Perguntas Frequentes
O que é o processo de fabricação de pneus?
O processo de fabricação de pneus compreende diversas etapas, desde a extração das matérias-primas até a finalização do produto.
Qual a importância das matérias-primas para a fabricação de pneus?
As matérias-primas usadas na fabricação de pneus são muito importantes para assegurar a qualidade do produto final. A borracha é um dos principais componentes dos pneus e é responsável por diversas características, como a resistência, a elasticidade e o amortecimento. Além da borracha, outros materiais são usados na fabricação de pneus, como o tecido de reforço, o composto de enchimento e a capa de proteção.
Qual é a função do tecido de reforço?
O tecido de reforço é responsável por dar maior resistência aos pneus. Ele é feito de materiais como o algodão, o poliéster e a nylon e é aplicado na parte interna do pneu, entre a capa de proteção e o composto de enchimento.
Quais são os principais componentes do composto de enchimento?
O composto de enchimento é responsável por dar forma ao pneu e também por conferir suas principais características, como a resistência, a elasticidade e o amortecimento. Ele é composto principalmente de borracha, mas também pode conter outros materiais, como o polímero, o cimento e o carbono.
Qual é a função da capa de proteção?
A capa de proteção é um material que fica na parte externa do pneu e tem como principal função protegê-lo contra os danos causados pelo atrito com o solo e pelas intempéries. Ela é feita de materiais como o nylon, o poliéster e o tecido de reforço e pode ser aplicada de diversas formas, como na forma de uma tela ou de uma fita.
