Aditivo para radiador: o que é e quando trocar?
Já ouviu falar de aditivo para radiador? Tem alguma dúvida sobre o que é? Seu automóvel esquenta muito rápido? Confira abaixo que temos todas essas respostas.
Proteger o motor do seu carro evitando problemas como a fervura, tem sido essencial principalmente em dias mais quentes, onde a temperatura do motor vai lá em cima.
O aditivo para radiador faz isso muito bem, protegendo seu motor e ajudando na ebulição da água. E é muito importante você saber para que o aditivo funciona.
Guia do Conteúdo
O que é aditivo para radiador?
Ele é um composto químico (etilenoglicol) com base no princípio etileno. Possui três tipos de aditivos para radiador:
- Etilenoducol: são bastante tóxicos;
- Orgânico: são biodegradáveis;
- Sintéticos: com um longo prazo de vida de grande duração.

O que é radiador?
É uma peça do motor que trabalha no sistema de refrigeração do veículo. Tem um mecanismo que consiste em bomba d’água, válvula termostática, sensores de temperatura, mangueira e vaso expansor.
O radiador recebe a água do motor quente, com a mistura da água + aditivo, essa água que entrou quente vai se refrigerando e quando ela estiver fria novamente ela retorna ao motor (nesse meio tempo ocorre uma troca de água, entra a quente no radiador e sai a fria para refrigerar o motor).

Qual é a função do aditivo no radiador?
A função principal do aditivo para radiador é aumentar o ponto de ebulição da água e diminuir a temperatura de congelamento. Na mesma forma que com o aditivo, a água começa a ferver acima de 100°C, da mesma forma o aditivo não deixa a água congelar em dias frios.
Como usar o aditivo no radiador?
É preciso ter pelo menos 1L de aditivo no radiador com o restante completado com água pura (sem sais minerais e sem cloro), dessa forma o aditivo mistura com a água do radiador. Mais sempre leia o manual do veículo seu pois os fabricantes sempre indicam o melhor para o seu carro. Sempre peça uma boa recomendação de aditivo para seu carro. NÃO COLOQUE MARCAS DESCONHECIDAS!
Pode colocar água no lugar do aditivo?
Sim, desde que seja água pura (desmineralizada) pelo fato da água da torneira contar com sais minerais e o cloro, que podem causar danos no seu motor como incrustações e corrosões. Ao invés de ajudar seu motor, você está comprometendo ainda mais ele. Confira os melhores preços para o seu aditivo!
Pode adicionar aditivo no óleo do motor?
Não tem nenhum problema colocar dois aditivos diferentes do radiador, mas nessa história temos um porém, se você misturar um aditivo com validade de 5 a 6 anos e um que tenha a validade de 3, os dois aditivos passam a valer apenas 3 anos.
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Quais são as corres dos aditivos e suas diferenças?
As cores vareiam muito a marca, mas temos umas cores que estamos mais acostumados a ver em postos de gasolina e em loja automotiva, que são: amarela, rosa e vermelha (elas são as orgânicas) e a verde e azul (inorgânicas).

É necessário colocar aditivo no radiador?
Não é nada obrigatório, mas os aditivos tem qualidades que influenciam muito no desempenho do seu veículo, tornando-o melhor. Com essa ajuda você não precisa ter a preocupação se o seu carro vai ferver ou que a água não possa congelar.
Benefícios do aditivo
Ele reduz a temperatura de congelamento e aumenta o ponto de ebulição da água, passando a ser fervida em temperatura maior. E tem uma função de proteger as galerias do motor de corrosão com o contato da água.

Malefícios
A única desvantagem que você terá é se colocar o aditivo puro no radiador. Deve ser misturado com água para ter um controle desse líquido, a proporção de líquido (água e aditivo) é determinada pelo fabricante do veículo, para que não tenha nenhuma novidade na condução.
Quais as melhores marcas de aditivo para radiador
- AUTOSHINE- aditivo de radiador Long Life Tropical ou o 5L.
- KOUBE- aditivo de radiador Koube Flex& Diesel.
- PROAUTO- aditivo de radiador Prorad.
- ACDELCO- aditivo de radiador ACDelco Diluído.
Quando devo colocar o aditivo no radiador
Recomenda-se colocar quando você começar a notar que a temperatura do seu veículo aumenta, ou em dias de muito frio, pois ele possui reagentes químicos que não deixa a temperatura da água começar a ferver antes dos 100°C. E também não deixa a água congelar em dias frios.

Quando devo trocar o aditivo
Ele tem um período de troca recomendado em média de uma vez ao ano, em alguns casos até menos, ou a cada 25 a 30 mil Km, dependendo do estado do seu motor.
Qual aditivo é melhor: o orgânico ou sintético?
Aditivo orgânico: os orgânicos são biodegradáveis feitos com componentes extraídos do meio ambiente causando um menor risco a natureza.
Aditivo sintético: os sintéticos são produzidos totalmente em laboratório com matéria artificial, tendo um maior risco a natureza e uma durabilidade menor comparado ao orgânico.
Não possuem tanta diferença seus valores, pois são praticamente os mesmos. Com isso tudo isso valendo muito mais comprar o orgânico, pois tem uma vida útil maior e estará ajudando a natureza.
Existe problemas de misturar o aditivo orgânico com o sintético?
Não se deve misturar os dois, pois eles juntos perder a sua propriedade, não tendo mais seu controle, podendo causar corrosão no sistema de resfriamento causando problemas desagradáveis.
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Perguntas frequentes
Devo colocar quantos litros de aditivo no radiador?
Deve colocar a quantidade de 1L no reservatório e o restante completar com água pura, para que o produto possa fazer o seu trabalho, tendo um ótimo desempenho.
Pode misturar aditivo orgânico com sintético?
O recomendado é que não misture os dois, pelo fato de terem composições diferentes, e isso irá atrapalhar no desempenho de ambos, correndo risco de causar danos no seu sistema de resfriamento.
Como faço para diluir o aditivo do radiador?
Primero pegue o manual do seu carro e procure onde fala sobre medidas e quantidades (indicado seguir as instruções do fabricante). Em média essa proporção é de 60% de água e 40% aditivo. E com o motor do veículo ligado vá despejando o líquido devagar para que a bomba d’água mantenha a circulação.
