O que é Freio ABS? Saiba como funciona e suas vantagens

O Freio ABS é um sistema de segurança muito importante para a frenagem do veículo. Veja vantagens, custos etc.!!

Desde janeiro de 2014, o Freio ABS tornou-se um item de segurança obrigatório junto com o Airbag em veículos fabricados e vendidos no Brasil.

História

O Freio ABS foi criado em 1978 pelas empresas Daimler e Bosch, porém começou ser equipado apenas em 1984 nos veículos da Mercedes-Benz. E chegou pela primeira vez no Brasil em 1991 no Volkswagen Santana.

Dois carros realizando testes de frenagem, primeiros testes com Freio ABS, em uma pista molhada e com obstáculos.
Primeiros testes realizados em pista molhada e com obstáculos comparando um carro com freio ABS e outro sem. Foto: Divulgação/Mercedes

 Então confira o que é o famoso Freio ABS e suas funcionalidades.

O que é o Freio ABS?

É um sistema eletrônico que atua junto ao freio do veículo impedindo que durante a frenagem cause o travamento das rodas, evitando que o veículo “cante pneu” e não deslize ou perca o controle.

O Freio ABS pode ser identificado no painel do veículo com sigla ABS e no momento que o veículo é ligado, ABS irá acender em amarelo e logo depois apagar, indicando que ele está funcionando.

Desenho de carro mostrando o funcionamento do freio ABS
Sistema ABS é formado de 4 partes Foto: Reprodução

O que significa a luz do ABS acesa?

Caso a luz permaneça acesa, ela está indicando que o sistema do ABS está com algum problema, é recomendado procurar uma oficina quanto antes.

Significado da Sigla

Sistema antitravamento ou Anti-lock Braking System (ABS) do inglês.

Como funciona?

O sistema do ABS monitora a velocidade dos pneus com sensores e durante a frenagem e ele analisa se poderá causar o travamento da roda, seu sistema é independente em cada pneu, pois na frenagem pode travar apenas uma roda ou todas elas.

O freio aplica pressão e alivia repetidas vezes no disco ou tambor em poucos segundos, como se ficasse pisando e soltando o pedal do freio, tudo isso de forma muito rápida, para evitar que o pneu deslize.

https://www.youtube.com/watch?v=rWJpvV4aRW8

Trepidação no pedal, é normal?

Não se assuste, durante seu funcionamento, quanto mais rápido a velocidade e maior for a pressão no pedal do freio, ele vai causar um barulho alto vindo do freio e uma vibração forte no pedal, caso isso não aconteça é porque o ABS não precisou ser ativado.

Caso aconteça de o pedal trepidar em frenagens leves ou fazer muito barulho em relação a frenagem normal, é bom procurar um mecânico para verificar se o freio está funcionando corretamente.

A trepidação também pode estar relacionada ao alinhamento do veículo também.

Prós e Contras

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens desse importante sistema antitravamento.

Disco de freio da Ferrari
Freio ABS é um excelente item de segurança de um veículo. Foto: Divulgação

Vantagens

  • Sem dúvida, sua maior vantagem é o fator segurança. Além dele ter uma distância e tempo menor de frenagem até mesmo em solo irregular, com areia, água etc. Ele permite fazer curvas ou desvios de maneira mais precisa e segura.
  • Um bom exemplo é durante uma fechada ou algum pedestre atravessar a rua de repente, podendo salvar uma vida ou evitar de ter algum prejuízo financeiro.
  • Geralmente os acidentes mais comuns na cidade acontecem porque a distância da frenagem não é suficiente, pois é preciso contar a distância que o veículo derrapa ou perde o controle também. Mesmo com o ABS, pode ser que o acidente aconteça, porém os estragos tendem a ser bem menores, ou pode acabar não acontecendo.

Desvantagens

Sua maior desvantagem pode ser em relação ao seu custo de manutenção elevado, comparado ao freio normal. Tem também o custo de aquisição maior no veículo que tem esse sistema, mas no caso de veículos novos, a muitos anos eles já são itens obrigatórios, então não tem mais como comprar um carro 0km sem ter o freio ABS.

Diferença entre freio ABS e freio convencional

A grande diferença é que o freio ABS possui um sistema eletrônico por trás, que monitora a velocidade das rodas e evita que elas travem durante a frenagem, pressionando e aliviando o freio.

Já o freio convencional apenas pinça a roda e acaba travando.

Manutenção do freio ABS

A manutenção do freio ABS deve ser feita com uma frequência maior em relação ao freio normal, pois suas unidades hidráulicas tendem a entupir com mais facilidade.

É indicado fazer a manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses.

Dois mecânicos mexendo na roda de dois carros suspensos.
A manutenção do freio ABS e do veículo em si, é muito importante. Foto: Divulgação

Problemas comuns

Desgaste do disco e pastilha

Infelizmente é inevitável seu desgaste, conforme sua utilização no dia a dia e em frenagens mais bruscas vão deteriorando o a pastilha de freio e do disco.

Caso o freio comece a fazer muito barulho, é bom dar uma olhada na pastilha de freio e no disco, às vezes ela pode estar desgastada, caso esse seja o caso, basta trocar os componentes.

O que é freio CBS?

O freio CBS é similar ao ABS, porém é para motos. É indicado para pilotos que estão aprendendo pilotar ainda, pois o ABS é necessário saber dosar a força no freio e a utilização do freio da frente e traseiro corretamente. Com o CBS a frenagem é distribuída entre o freio da frente e de trás.

O que significa CBS?

Combined Brake System do Inglês ou Sistema Combinado de Frenagem.

E aí, gostou do conteúdo? Se sim, deixe sua avaliação, opinião etc. Confira mais conteúdos e notícias em nosso site Agora Motor.

Perguntas Frequentes

O que acontece quando o ABS funciona?

Durante uma frenagem brusca, os sensores das rodas verificam sua velocidade e quando é necessário a ativação do ABS, ele começa a pinçar a roda causando uma trepidação no pedal, ele fica pressionando e aliviando o freio muito rápido, assim evita que a roda trave.

Quanto tempo dura o freio ABS?

A vida útil do cilindro é de aproximadamente 100 mil quilômetros, porém é indicado a fazer a manutenção a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, realizando a troca de fluído de freio.

Existe freio ABS para moto?

Existe, em 2016 o freio ABS e CBS se tornaram obrigatórios para motos fabricadas ou importadas no Brasil, motos com 300cc ou mais o ABS é obrigatório e em motos de menor cilindrada os CBS é obrigatório.

Dá para colocar freio ABS em carros mais antigos?

Dependendo do modelo é possível e o valor varia muito entorno de R$3.000 ou até mais dependendo do caso.

5/5 - (3 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Artigos Onde armazenar carros de luxo com segurança? 8 dicas!

Onde armazenar carros de luxo com segurança? Esta é uma preocupação de colecionadores, concessionárias e…

Gabriel Schmoller
Artigos 10 Melhores Motos para Iniciantes em 2025 com Ótimo Custo-Benefício

Escolher a primeira moto é uma das decisões mais importantes para quem está começando a…

Ivan Gustavo Willemann
Artigos Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Se você está pensando em vender seu veículo no feirão de carros usados, provavelmente já…

Ivan Gustavo Willemann
Artigos Quantos km roda um pneu de moto? Descubra a durabilidade de cada tipo!

A durabilidade dos pneus de moto é um dos principais fatores que influenciam na segurança…

Ivan Gustavo Willemann
Artigos Ferrari, RBR, Mercedes e Mais! Confira os Novos Carros da F1 2025!

A temporada 2025 da Fórmula 1 chega com um cenário repleto de surpresas, reviravoltas e…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário