Ford ainda não conseguiu vender a fábrica da Troller: entenda impasse
Com o fechamento em setembro de 2021, a fábrica da Troller virou um estorvo para a Ford devido à dificuldade de negociação do parque fabril.
A fábrica da Troller foi fechada ano passado mais especificadamente no mês de setembro. A Troller agora faz parte da raça forte americana Ford, e a fábrica da empresa situada no Ceara já teve as negociações de vendas iniciadas a um bom tempo, ainda quando a Troller estava produzindo o jipe para a própria marca brasileira.
A Ford comprou a marca Troller já em 2008, entretanto a empresa impôs um acordo de apenas negociar e vender os imóveis e instalações da Troller, e não a marca e seus produtos, como por exemplo o famoso Troller T4. O problema se iniciou com o desinteresse de outras empresas que também queriam comprar a Troller, e agora este desinteresse tornou o restante da Troller um nó bem dado pela Ford.

O titular da Secretaria do desenvolvimento econômico e trabalho (SEDET) Maia Jr. Comentou o seguinte “Já desisti (de negociar com a empresa). A Ford deu um nó para quem quiser adquirir a unidade. Não querem vender uma marca consolidada, as matrizes de produção e nem deixar produzir o jipe Troller”.
A proposta da montadora norte americana é a seguinte, o comprador deve assumir a marca Troller, entretanto, não poderá usá-la em seus veículos, da mesma forma não pode seguir os parâmetros de design da Troller, tendo que desenvolver um novo projeto de automóvel, assim sem deixar nem um resquício de referência ao T4 ou a marca Troller.
O Maia Jr. Ainda afirmou sobre alguns outros detalhes agregados da Ford “O comprador teria que desenvolver um novo design. A matriz de fabricação, os moldes, eles não vão (poder) vender”. O diretor da SEDET ainda afirmou que por maior que seja o nó que a Ford deu sobre a negociação, ainda há um caminho firme para destrinchar este problema, o Maia, ainda afirma que está negociando com ambas as montadoras para chegar em um consenso.

Em quanto tudo está sendo negociado na indústria situada no Ceara, um impasse semelhante começa a florescer no estado de Bahia, onde fica o complexo fabril de Camaçari, que até o momento conta com um futuro incerto dentro do mercado.
O que se pode imaginar é que haja um acordo final de venda, onde as amarras feitas pela Ford sejam destrinchadas, assim a Ford consegue vender o imóvel, e o comprador consegue tornar o complexo verdadeiramente produtivo para a sua própria marca.
Confira muitos outros conteúdos como este no nosso site Agora Motor! Acesse e veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, notícias sobe esportes automotivos e muito mais. Entre e nos deixe ser o seu guia automotivo online.
