5 erros que você comete ao usar a embreagem do seu carro

Confira a seguir estes 5 erros que você pode estar cometendo ao usar a embreagem de seu veículo, mesmo sem saber! Veja agora na nossa notícia!

No carro com câmbio manual, a embreagem, se torna o componente mais importante para a intermediação entre o motor e a transmissão do veículo, atuando em um curto espaço de tempo para trocar as marchas e igualar as rotações entre o motor e a transmissão.

Essa é a função natural da embreagem, entretanto, ela vai desgastando com o tempo, que é algo supernormal, a durabilidade é bem alta, tendo que ser trocada em média nos 55 a 65 mil km rodados, sendo essa média a mais comum dentre os modelões manuais.

Foto de uma pessoa pisando na embreagem
Foto: Divulgação.

Porém esse prazo pode ser bem menor, ou até bem maior, tudo depende de como o dono do veículo está utilizando os seus hábitos e bardas, ao conduzir o automóvel. Muito se pergunta sobre, quando eu vou saber que a embreagem perdeu a sua vida útil? E na verdade é bem simples, pois quando isso acontecer o carro irá ficar “fraco” com um certo cheiro de queimado, e quando você acelerar ele vai parecer estar patinando em vez de estar andando.

Porém tudo isso pode ser evitado, adquirindo bons hábitos ao se dirigir, garantindo assim uma vida duradoura para a embreagem do seu veículo, porém para mudar os hábitos maus, primeiramente você precisa conhecê-los, e aqui nós vamos lhe passar alguns deles, confira a seguir!

Primeiro erro – Andar com o pé apoiado na embreagem

Esse é um dos erros mais comuns que os motoristas têm, e acabam ficando sem perceber o malefício que isso traz para o veículo. Geralmente os automóveis, contam com uma área de apoio na parte esquerda da embreagem, sendo essa a solução para parar de fazer essa gafe, contando assim com um pé de apoio!

Por ais que a força exercida sobre a peça (pedal) seja mínima, já é mais que o suficiente para fazer a embreagem se sentir forçada, já que os carros de comuns (leves de passeio), contam com um pedal mais leve, sensível e macio. Fazendo assim com que a embreagem fique em um ponto no qual não está nem acoplada, nem desacoplada, podendo superaquecer nestas condições, aumentando o desgaste.

Confira o nosso artigo sobre como limpar corretamente os vidros do carro

Segundo erro – Segurar o carro na embreagem

Esse também é um erro bem comum, porém é algo de iniciantes que ainda tem receio de realizar tal manobra, pois partir o carro de um aclive pode ser um grande desafio. Os medos são bem variados, como deixar o carro morrer ou de bater de ré em outro veículo ou moto, ocasionando um acidente.

Para estas situações, veículos mais modernos, contam com assistente de partida em rampa, fazendo assim com que o condutor consiga sair do aclive sem forçar a embreagem. Mas a solução mais utilizada é segurar o veículo na embreagem, aplicando rotação no motor, deixando o pedal semi pressionado em um ponto de equilíbrio.

E isso acarreta um superaquecimento da embreagem, deixando assim a sua vida útil mais frágil e reduzida, para solucionar isso a alternativa mais sensata é a de soltar o pedal de freio e logo acelerar arrancando, ou usar o freio de mão para fazer com que o modelo não ande para trás, saindo assim tranquilamente do local.

Veja como lavar o seu carro adequadamente, sem danificar a pintura!

Terceiro erro – Pressionar a embreagem em quanto estiver parado

Este é um mau hábito, horrível, onde o motorista não conhece a função da marcha Neutro, parando no trânsito forte ou em semáforos, mantendo o pé sempre atochado na embreagem. Esse tipo de comportamento deve ser evitado por inúmeras razões, como por exemplo distrações, que podem fazer o veículo avançar com o arranque imediato, causando um acidente, ou também de forçar ela por muito tempo, podendo afetar alguns componentes de sua mecânica.

Segundo Almiro Moraes Júnior, membro da Comissão Técnica de Transmissões e do Simpósio Powertrain da SAE Brasil “O material de atrito, em si, não sofre nesse caso, mas há um componente chamado colar de embreagem que é um rolamento que empurra as molas do sistema e funciona sempre que pisamos no pedal. Manter o pedal pressionado vai gerar uma carga desnecessária sobre ele e pode abreviar a sua vida útil.”

Veja tudo o que você precisa saber sobre o estepe, e a troca de um pneu

Quarto erro – Usar marcha errada

Os casos mais comuns são o famoso “pular” marcha, onde a pessoa faz largadas em segunda marcha, troca a terceira pela quinta ou a segunda pela quarta, ou força o motor em baixa rotação com uma marcha pesada, estes também são hábitos que devem ser evitados!

Aqui nós encontramos dois grandes problemas, o primeiro deles é o de largar de segunda, altas forçando muito o motor, exigindo a “queima” da embreagem, causando um desgaste tremendo. Já o segundo caso é o de pular marchas, tanto na aceleração do modelo quanto na redução, o erro faz o componente da embreagem e o do motor trabalhar a mais do que o necessário, ocasionando assim diversos problemas não só na embreagem mais no motor e em outros sistemas!

Vale a pena envelopar veículos usados? Confira agora!

Quinto problema – Carga excessiva

E por último, o mais inimaginável dos casos! Sim, o excesso de peso é um grande mau para a embreagem do carro. Quanto mais peso mais ela sofre, e isso é uma regra unanime, andar com um peso que fique dentro das regras propostas pelo manual do carro, não é um problema, porém ele deve ser respeitado.

O Excesso de peso, trás problemas como desgastes e queima de embreagem, principalmente na hora de sair da imobilidade, o caso é que o pedal fica em uma posição intermediaria, entre o acoplamento e desacoplamento, ocasionando desgaste, queima e uma força tremenda sobre alguns componentes, principalmente nas paradas de semáforo.

Veja também como pilotar moto na chuva de forma eficiente e segura!

Bom eu espero que você tenha reconhecido os seus erros! Eu mesmo descobri que alguns deles eu cometia de forma inconsciente, mas agora irei cuidar mais, para não cometer eles novamente! E aí o que você achou, deixe uma resposta logo abaixo nos comentários.

Acesse o portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece dentro do mercado automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, e muito mais em um só lugar!

5/5 - (2 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Artigos Onde armazenar carros de luxo com segurança? 8 dicas!

Onde armazenar carros de luxo com segurança? Esta é uma preocupação de colecionadores, concessionárias e…

Gabriel Schmoller
Artigos 10 Melhores Motos para Iniciantes em 2025 com Ótimo Custo-Benefício

Escolher a primeira moto é uma das decisões mais importantes para quem está começando a…

Ivan Gustavo Willemann
Artigos Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Se você está pensando em vender seu veículo no feirão de carros usados, provavelmente já…

Ivan Gustavo Willemann
Artigos Quantos km roda um pneu de moto? Descubra a durabilidade de cada tipo!

A durabilidade dos pneus de moto é um dos principais fatores que influenciam na segurança…

Ivan Gustavo Willemann
Artigos Ferrari, RBR, Mercedes e Mais! Confira os Novos Carros da F1 2025!

A temporada 2025 da Fórmula 1 chega com um cenário repleto de surpresas, reviravoltas e…

Ivan Gustavo Willemann
3 comentários
  • Responder

    Oiii tudo bem? Espero que sim 🙂
    Adoreii seu artigo continue assim!
    Sucesso.

    • Responder

      Olá! Muito obrigado pelo seu comentário! Sim Estamos ótimos, ainda mais depois de ler este belo Feedback.

  • Responder

    Olá, muito obrigado pelo elogio, Fique atenta ao nosso site pois nós vamos continuar entregando conteúdo de qualidade para vocês!

Deixe seu comentário