Pneus de carros elétricos são diferentes dos normais? Descubra!
O mercado de carros elétricos no Brasil e no mundo está se popularizando cada vez mais, e junto deles diversas novidades e dúvidas, como está pequena indagação sobre a diferença entre os pneus de modelos eletrificados e de carros normais! Entenda agora na nossa notícia!
Os carros elétricos possuem diversas particularidades exclusivas, que não são postas sobre os carros a combustão, como por exemplo os pneus dos modelos eletrificados, são bem diferente dos modelos com motrizes a combustão.
Estes modelos elétricos, possuem baterias e tecnologias avançadas de maior peso e para isso os pneus dos carros elétricos tendem a necessitar de algumas diferenças especiais, sendo eles bem diferentes dos equipados nos modelos a combustão, no caso eles precisam ser mais silenciosos, consumir menos energia e aguentar um peso bem maior.

Os fabricantes de pneus, se motivaram a produzir pneus que atendam às necessidades dos modelos eletrificados, e para isso os pneus precisam ser bem mais resistentes e silenciosos. A Pirelli, gigante do mercado, tem a tecnologia chamada PNCS (Pirelli Noise Cancelling System), que diminui o barulho percebido do carro em 25%.
Outro fator importante é o peso, já que os eletrificados são bem pesados, e para garantir mais vida útil dos pneus, as fabricantes buscam aumentar as medidas de largura e perfil dos pneus elevando assim a sua eficiência de resistência e atrito, que influencia também no torque e aceleração do modelo elétrico.
Torque e aceleração é outro fator importante, já que nós sabemos que os carros eletrificados têm uma fama louca de ter um torque instantâneo, ou seja, ao acelerar a força é aplicada imediatamente nos pneus. Essa função gera um estresse enorme em todo o pneu, e para isso o item deve ter uma banda de rodagem mais robusta e uma carcaça e liga mais eficiente, para que o desgaste do pneu seja reduzido.
Economia e Autonomia também é um fator importante, como mencionado diversas vezes aqui nesta notícia, o carro vai ter que suportar mais peso, mantendo assim a resistência de rolamento, torque e aceleração, aderência nas curvas e aceitar bem a frenagem do carro. Para resolver este problema a indústria investe em pesquisas para deixar o pneu mais leve e mais equilibrado.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece do mercado automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela Fipe e muito mais em um só lugar!
