4 desvantagens que podem te impedir de comprar um carro elétrico no Brasil
O segmento de carros elétricos está se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo, porém saiba que ao comprar um carro elétrico, você irá estar também adquirindo algumas desvantagens, que não podem ser muito agradáveis, saiba a seguir quais são elas na notícia do portal Agora Motor!
Diversas montadoras do setor automotivo estão introduzindo no mercado a redução de emissão de seus veículos, tanto por uma imagem melhor e mais ecológica, quanto por respeitar a novas leis de emissão de CO2. E para superar estes problemas, foi criado uma nova e avançada tecnologia de eletrificação nos carros, tornando-os extremamente sustentáveis ecológicos, já que eles emitem zero poluentes.
Porém há algumas desvantagens que pode te impedir de comprar um carro elétrico aqui no Brasil, no caso nós vamos lhe passar quatro delas, os dados apontados são importantes e uma grande parcela da sociedade precisa saber deles, então confira eles a seguir.

Guia do Conteúdo
1 – Infraestrutura
Sim este nomezinho bonito, basicamente faz uma forte relação com o fato de ainda não estarmos 100% pronto para comportar as frotas de carros elétricos aqui no Brasil. Os eletropostos de recarga rápida, que já deveriam estar espalhados por todo o Brasil ainda não são tão comuns como os postos de gasolina, e os poucos que existem estão quase sempre ocupados, já que o carro demora um pouco para carregar.
Estes eletropostos são encontrados em diversos locais, como Shoppings, hotéis, supermercados ou hospitais, mas não são todos estes pontos que apresentam o serviço, apenas alguns deles, e como já mencionado eles costumam estar sempre em uso, logo há uma leve disputa por eles.
Logo se você for fazer uma viagem, trace uma rota onde você consiga abastecer o seu carro elétrico conforme se desloca, para garantir assim que você não fique na estrada sem energia na bateria de se carro eletrificado.
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2 – Tempo de carregamento
Outra desvantagem de um carro eletrificado é com certeza o tempo que ele leva para fazer uma carga completa, enquanto os carros que são movidos a gasolina, etanol e diesel, por exemplo, são abastecidos de 3 a 5 minutos, os elétricos podem levar em média uma hora para completarem uma carga, quando plugados em uma Wallbox de carga veloz.
E isso é um ponto importante, pois se você for viajar com um elétrico, lembre-se de colocar umas horas adicionais para paradas onde você vai carregar o carro. O carro pode ser carregado também em tomadas convencionais existentes nas casas, porém isso leva um pouco mais de tempo, já que a potência da energia da casa é bem menor.
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3 – Autonomia
Mesmo com a tecnologia avançando consideravelmente dentro do mercado, à autonomia dos modelos elétricos, ainda não consegue acompanhar os modelos a combustão, sendo que um ou outro modelo já apresenta alguma tecnologia semelhante, porém estes veículos não são tão acessíveis quanto os outros carros elétricos do mercado.
No Brasil atualmente, o carro com maior autonomia de uma carga é o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ que possui uma autonomia de580 quilômetros, porém este veículo custa mais de R$1.000.000,00, e dentro dos mais acessíveis com autonomia elevada, possuímos o JAC E-J7 que tem um alcance de 402 km e custa R$ 260.000,00.
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4 – Preço de mercado
O intuito do carro é de a longo prazo, fornece uma maior economia para o cliente, além de também emitir zero poluentes e ruído, e para isso o carro também deveria custar um valor acessível de mercado, mas não é bem assim que funciona. Na prática as coisas mudam um pouco.
Atualmente o carro eletrificado mais barato é o Renault Kwid elétrico que custa apenas R$146.990,00, sendo que a sua versão a combustão, custa R$ 65.790,00, uma diferença bem expressiva na quantidade monetária, e tudo isso pelo endossamento da tecnologia eletrificada no veículo da fabricante Renault.
O carro neste valor é bem simples, sem oferecer luxo ou maior conforto, ele apenas é elétrico, sendo baseado totalmente na sua variante Hatch a combustão, com R$ 146.990,00, você consegue comprar um Cruze ou um Fiat Fastback Abarth.
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Bônus
Os carros elétricos exigem um tipo de pneu especial, sim! os modelões eletrificados são bem mais pesados que o normal, devido as suas baterias, e para suportar mais peso, os pneus precisam ter desenhos e banda de rodagem mais robustas, com reforços estruturais e novas tecnologias.
No caso além de suportar, mais peso, eles devem ser mais silenciosos, e terem uma resistência bem mais elevada, para que ele não seja desgastado prematuramente. O pneu do veículo elétrico também precisa estar sob alto torque a todo momento já que o torque eletrônico é imediato e para isso o pneu precisa ter um baixo nível de rolamento para assegurar a melhor autonomia na estrada.
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