Novo Audi Q8 e-tron 2023 é apresentado: é o 1º elétrico da marca que foi renovado
A montadora alemã Audi aproveitou o forte movimento do mercado elétrico para renovar o seu primeiro elétrico, agora o e-tron se chama Q8 e-tron, o intuito é o de organizar mais o portfólio da montadora. Entenda mais sobre a seguir na notícia do portal Agora Motor!
O e-Tron agora se chama Q8 e-tron, o carro que apareceu primeiramente em 2009 com um forte conceito sobre o tão amado R8 mudou. Em 2018 chegou nas ruas as primeiras versões eletrificadas do veículo, batizado apenas como e-tron, porém agora ele foi renovado, o elétrico agora, como já foi mencionado, se chama Q8 e-tron.
Toda essa mudança tem o intuito de descomplicar o portfólio eletrificado da montadora que está crescendo atualmente no mercado. O novo Q8 e-tron, tem várias novidades que devem aparecer também nos próximos modelos da Audi, tanto visual quanto em acessórios, motorizações e equipamentos.
Agora o Q8 e-tron oferece opções de acabamento com moldura nova na grade, dando a possibilidade de o cliente fazer a personalização do carro. Melhorias na aerodinâmicas também foram feitas, baixando agora alguns valores, na versão tradicional caiu para 0,26 de coeficiente de arrasto, já na sportback caiu para 0,24.

Confira o Audi RS E-Tron GT 2023
O motor eletrificado traseiro é agora mais eficiente, não reduzindo apenas o coeficiente como também melhorando o desempenho do veículo, confira na tabela abaixo os dados de potência e torque de cada variante. O Q8 e-tron 50 tem uma potência de 340 cv e 67,7 kgf.m de torque, o Q8 e-tron 55 tem 408 cv de potência máxima, e os mesmos 67,7 kgf.m de torque, e para finalizar o Q8 e-tron S, a variante conta com 507 cv de potência máxima com um poderoso torque máximo de 99,2 kgf.m.
A versão mais potente que é o Q8 e-tron S, tem três motores, sendo dois no eixo traseiro e um no dianteiro, assim o tempo de aceleração do modelo foi de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Com um poderoso motor dedicado a cada roda traseira e uma vetorização de torque ainda mais precisa, além de uma aerodinâmica mais precisa, fazendo com que o carro tenha uma performance melhor!
Na atualização foi o Q8 e-tron 50 utiliza uma bateria de 95 kWh, abandonando a antiga bateira de 71 kWh. Às versões topo da gama que são a Q8 e-tron 55 e Q8 e-tron S, contam com um conjunto de baterias de que gera 114 kWh. O carregamento destas baterias também foi otimizado, agora o carro carrega de 10 a 80% em apenas 30 minutos, a autonomia padronizada do modelo segundo o ciclo WLTP vai de 480 km a 600 km dependendo da versão!

O interior do carro também apresenta novas tecnologias e um interior sustentável, como por exemplo os novos Faróis Full LED que são padronizados com a tecnologia matricial. Essa é uma nova tecnologia que faz com que a iluminação foque a luz na faixa de rolagem, dentre outros tipos.
Os bancos do Q8 e-tron contam com diversas opções de materiais, como por exemplos materiais sintéticos, couro, ou material sustentável feito com garrafas PET recicladas, ou também um interior com nogueira clara para os diversos detalhes do painel. O interior recebeu poucas mudanças comparado ao exterior do modelo.
O lançamento do carro da Audi é mundial, com estreia no mercado europeu, que vai ser lançado na primavera do hemisfério norte de 2023, o Q8 e-tron ainda não foi confirmado no Brasil, mas logo ele deve apresentar informações sobre vir para o nosso mercado ou não! Hoje a empresa vende apenas o SUV elétrico nas versões 55 com ambas as carrocerias!
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE Carros, e muito mais em um só lugar!