Manutenção de carro elétrico é mais barata do que à combustão? Mito ou verdade?
O mercado de elétricos vem se popularizando cada vez mais nos países desenvolvidos, principalmente no continente Europeu e nos Estados Unidos. Porém aqui no Brasil este processo ainda está engatinhando. E uma das perguntas mais frequentes é se a manutenção de carro elétrico é mais acessível que a de modelos térmicos! Entenda a seguir.
Os carros elétricos, estão em uma crescente aqui no Brasil, porém em comparação ao mercado de combustão, ela está apenas engatinhando, um dos fatores é a limitada infraestrutura que também está em uma crescente, fazendo com que a compra de um eletrificado seja mais duvidosa.
No entanto, não é só para isso que tem que ser olhado na hora de comprar um eletrificado, já que o veículo também pode ser carregado em casa, o fator da mecânica também é importante. E para surpreender muitos de vocês, podemos afirmar que a manutenção de carro elétrico é bem mais simples e barata quando comparada a um modelo a combustão.
Aqui nós vamos usar o Renault Kwid como exemplo, o modelo mais barato do mercado atualmente, a versão eletrificada do modelo, conta com 15% a menos de componentes que a variante a combustão, facilitando assim a manutenção do carro, segundo especialistas o bolso do dono pode ficar mais tranquilo, já que os custos podem ficar a até 80% do valor de outros modelos térmicos.

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O motivo principal dessa economia, é que enquanto o modelo a combustão conta com 400 componentes de desgastes e móveis, já o carro a bateria, no caso o eletrificado, possui apenas 50 componentes com estas condições. Por exemplo: um motor precisa de lubrificantes, que devem ser trocados a cada 5 ou 10 mil km, só aí podemos descartar as peças de cárter, bomba e filtro de óleo de sua manutenção.
Mais itens são despachados como as velas de ignição, bomba de combustível, filtros de ar e filtros de combustível, mangueira, virabrequim, biela, corrente ou correia dentada. Outro local onde as peças são inexistentes é no próprio câmbio, que agora é uma caixa ligada de forma direta ao diferencial, cortando as diversas engrenagens da transmissão de motor a combustão, ajudando a baratear a manutenção de carro elétrico.
Os componentes de freios também são trocados com menos frequência, os elétricos como o Peugeot e-208 GT, possui uma função chamada de “one pedal” que faz com que através do câmbio seja ativado uma função similar ao freio motor existente nos caminhões, neste sentido há uma desaceleração quase instantânea, poupando pastilhas e disco.
Os serviços apesar de serem mais simples, devem ser feitos por mecânicas autorizadas com equipamentos qualificados para o serviço, o mecânico também deve ser apto para executar os serviços, o local mais recomendado para a manutenção de carro elétrico, no caso são as oficinas homologadas e certificadas além das próprias concessionárias.
Concluímos assim que a manutenção do carro elétrico é mais barata, ou seja, é uma verdade. Pena que o custo de aquisição inicial é muito mais caro. Acreditamos em queda dos preços com a popularização dos elétricos nos próximos anos.
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E a bateria quando precisar ser trocada?
Olá Peterson! Tudo certo? Você deve conferir o que a própria bateria indica, normalmente ela conta com oito anos de duração ou uma quantidade “x” de ciclos de recargas.