CNH Popular: O que é e como conseguir fazer?
A CNH Popular ou CNH Social é uma forma que o governo encontrou para garantir que todos as pessoas tenham acesso a Carteira Nacional de Habilitação, onde pessoas de baixa renda podem se inscrever, onde caso sejam chamados, podem tirar sua habilitação de forma gratuita.
Guia do Conteúdo
O que é a CNH Popular?
Como citado anteriormente, a CNH Popular é um programa estadual, que garante que pessoas de baixa renda tenham acesso a CNH ou que possam renovar ou fazer alteração de categoria de forma gratuita. Pelo fato de ser um programa estadual, não são todos os estados possuem esse programa, alguns trazem apenas benefícios e outros nada.

Como funciona a CNH Popular?
A CNH funciona de forma parecida com um concurso público, onde a pessoa se inscreve, e depois sai a divulgação informando se a pessoa foi contemplada ou não. Obviamente para se inscrever tem alguns pré-requisitos, e a escolha dos participantes se baseia muito pela situação e condição de cada um.
Requisitos da CNH Popular
Para que você possa participar da CNH Popular, você terá que atender alguns requisitos mínimos ou que irão oferecer algumas vantagens para ser escolhido, o que pode variar um pouco de cada estado, mas na grande maioria eles são:
- Ser alfabetizado
- Maior de 18 anos
- Renda inferior a 2 salários-mínimos
- Ter frequentado escola pública
- Bom histórico escolar
- Não possuir infrações (renovação ou alteração)
- Estar desempregado a mais de 1 ano
- Possuir alguma deficiência
- Agricultor
- Receber auxílio Brasil ou bolsa família

Como se inscrever na CNH Popular?
Pelo fato dela ser estadual, você precisa visitar o site do Detran do seu estado e consultar se eles oferecem esse programa, que pode estar nomeada como CNH Popular, CNH Social, CNH Cidadã, onde irá abrir um edital para o cadastramento, e quais estados oferecem o programa de CNH Popular ou alguma vantagem:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Paraíba
- Paraná
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- Sergipe
Lembrando que a inscrição e a forma como funciona varia de cada estado, uns oferecem com frequência, já outros abrem um número limitado de vagas, e ao encerrar as inscrições pode levar tempo até que abram um novo edital.
Documentos para o cadastro
Para se inscrever no programa, pelo edital será divulgado como proceder, porém você terá que preencher um formulário respondendo as perguntas e dados requisitados, precisando anexar também alguns documentos obrigatórios, sendo eles:
- CPF e RG
- Comprovante de residência
- Carteira de trabalho do inscrito e familiares
- Histórico escolar
Fique atento ao edital do Detran do seu estado, lá informa tudo o que você precisa se inscrever, podendo ser necessário enviar mais algum outro tipo de documento ou comprovante.

São Paulo tem CNH Popular?
O maior estado do Brasil não possui nenhum tipo de programa referente a CNH Popular, Social ou Cidadã, porém ele oferece uma “vantagem” para pessoas que moram em lugares de risco (lugares atingidos por enchentes ou eventos climáticos), onde podem requisitar uma segunda via da CNH ou da carteira de identidade de forma gratuita.
CNH Popular serve para renovar ou fazer alteração?
Alguns estados fornecem a alteração ou renovação de forma gratuita também, com o objetivo de ajudar quem necessita de transporte ou trabalha com ele. Os requisitos para a renovação ou alteração é similar aos demais, porém alguns estados têm como requisito uma renda inferior a 3 salários-mínimo e não ter nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
O que fazer caso eu seja chamado?
Após sair o edital, se você foi um dos comtemplados para conseguir a CNH de forma gratuita, você terá que encaminhar a documentação solicitada. Após isso você terá que fazer o exame psicotécnico ou toxicológico em caso de alteração para a categoria C para cima.
Logos após isso você irá para as aulas teórica, onde tem como objetivo te contextualizar sobre o Código de Trânsito Brasileiro e mostrar como agir nele, dentre outras coisas de importância para a formação de um condutor. Até que após completar as aulas, você terá que fazer a avaliação final no Detran, onde será testado seu conhecimento em uma prova teórica.
Após a aprovação, você dará início as aulas práticas, onde irá aprender a dirigir do zero ou apenas reforçar o que você já sabe. Completando o cronograma de aulas, você fará a prova prática do Detran, onde será avaliado conforme o ensinado nas aulas.

E o que você achou do artigo? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Comente o que achou nos comentários, deixe sua opinião ou sugestão também. E não perca tempo e avalie o artigo com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
E para você que quer ficar por dentro desse universo de carros, motos, corridas etc. Conheça o site Agora Motor, que também conta com uma Tabela Fipe, para você pesquisar e tirar dúvidas sobre preços de veículos.
Perguntas Frequentes
O que é a CNH Popular?
CNH Popular é um programa estadual, que garante que pessoas de baixa renda tenham acesso a CNH ou que possam renovar ou fazer alteração de categoria de forma gratuita. Pelo fato de ser um programa estadual, não são todos os estados possuem esse programa, alguns trazem apenas benefícios e outros nada.
São Paulo tem CNH Popular?
O maior estado do Brasil não possui nenhum tipo de programa referente a CNH Popular, Social ou Cidadã, porém ele oferece uma “vantagem” para pessoas que moram em lugares de risco (lugares atingidos por enchentes ou eventos climáticos), onde podem requisitar uma segunda via da CNH ou da carteira de identidade de forma gratuita.
Quais requisitos da CNH Popular?
Os requisitos podem variar de acordo com o estado, mas na maioria são:
Ser alfabetizado / Maior de 18 anos
Renda inferior a 2 salários-mínimos / Ter frequentado escola pública
Bom histórico escolar / Não possuir infrações (renovação ou alteração)
Estar desempregado a mais de 1 ano / Possuir alguma deficiência
Agricultor / Receber auxílio Brasil ou bolsa família
Quais estados oferecem a CNH Popular?
Os estados que oferecem a CNH Popular são: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe.