Oficial: Seguro DPVAT 2023 NÃO será cobrado dos Brasileiros – saiba o motivo
O Fundo que administra os seguros teria ainda um “bolso cheio” para apenas mais um ano de mercado, assim o DPVAT 2023 não vai ser cobrado. Entenda muito mais sobre a seguir na nossa notícia automotiva.
Os motoristas por mais um ano no Brasil não vão precisar pagar a taxa cobrada normalmente pelo seguro obrigatório contra os acidentes de trânsito chamado de DPVAT, segundo a declaração feita pelo superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados) Alexandro Camillo, o fundo administrativo teria um pagamento de indenização para mais um ano do DPVAT.
Camillo também revelou que não vai renovar o aditivo com a Caixa, igual fez no ano de 2021, ainda informa que é necessário achar outra forma de resolver o problema com o fundo de reserva administrativa, “Logo que chegamos, tive que assinar o aditivo de continuidade pela Caixa. Em 15 dias vencia o contrato e, se eu não o assinasse seria uma catástrofe”. Afirmando que a assinatura foi por uma urgência e excepcionalidade por dois anos.

Confira todos os IPVA 2023 do Brasil
Antigamente o DPVAT era cobrado junto com o IPVA, até que o governo de Jair Bolsonaro, suspendeu a cobrança do DPVAT dos cidadãos, fazendo com que o bolso folgasse um pouco dos tributos cobrados em excesso no Brasil. Mesmo que na época Luciano Bivar, na época presidente do PSL, era um dos sócios da Excelsior, a seguradora que tinha 2% da Seguradora Líder (Consórcio de empresas que administrava o DPVAT).
A manobra de governo para facilitar a vida dos brasileiros, fazia com que o fundo continuasse pagando a indenização para os motoristas e pedestres que se envolviam em acidentes. O governo então deu emergencialmente para à Caixa o poder de gerir o fundo no caso ela fazia os pagamentos para o DPVAT, para que o cidadão continue recebendo o benefício, sem precisar tirar dinheiro do bolso do brasileiro.
Enquanto a caixa continuar fazendo a gestão do desse fundo o cidadão não vai precisar arcar com o DPVAT. O superintendente ainda afirma que a MP dará “Conforto normativo e jurídico para todo mundo, e vai caber a SUSEP, cumpri com a fiscalização, mas não seremos nós os signatários deste processo.
Qual é a sua opinião sobre? Deixe-a nos comentários e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico, veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE, e muito mais em um só lugar.