História do Fusca, o carro mais famoso da VW
Neste artigo nós vamos falar sobre a história do Fusca, que começou lá na Alemanha, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, se tornando então um legendário clássico atemporal. Fique ligado neste artigo para entender tudo sobre.
O Fusca adota um visual totalmente clássico e único, contando com um estilo arredondado e um motor Boxer, os velhos amigos de todo o público brasileiro. Nós podemos falar que a história do Fusca rodou o mundo com diversos nomes, os alemães mesmo o chamavam de Käfer, os norte-americanos de Beetle e os portugueses como sempre inovando, chamando o Fusquinha de Carocha, para você ver como este modelo rodou por todo o mundo no último século.
Este modelo é um exclusivo, sendo o carro que mais produziu na história até então, o veículo também possui mais de 60 anos de produção registrados, contando com 21 milhões de unidades produzidas. Além de tudo isso o carro se proliferou no mercado, possuindo sucessores, que fora m derivados de sua tecnologia, entre eles nó podemos citar os consumidores tupiniquins, como Kermann Ghia, Variant e a também famosa Kombi. Porém, o carro serviu para a criação de outras vertentes do mercado como os carros da linha Porsche.

Guia do Conteúdo
Um popular invencível
A origem do Volkswagen Fusca é bem controversa. O carro ganhou vida na Alemanha, bem no regime Hitlerista. Adolf Hitler, estava focado em elevar a Alemanha dentro do nível social e econômico, alavancando o seu nível de modernidade, para es comparar e até ultrapassar as grandes potências mundiais.
Nessa época ocorreu a introdução da tecnologia do rádio, chamado de “Volkskühlschrank”. Tudo era feito para avançar tecnologicamente, mas isso não ficou só nas tecnologias pequenas, e foi aí que partiram para o “Carro do Povo” o primeiro Volkswagen, que era o nome primário do carro que também originou a marca, servindo de sinopse para a gigante.
Na época a sociedade não tinha muita mobilidade, já que os veículos acessíveis não existiam, apenas à burguesia alemã os tinham. E foi aí que Hitler encomendou um projeto para Ferdinand Porsche. A base de tudo era um veículo acessível, barato que cumprisse o essencial, e curiosas, como capacidade para levar metralhadoras montada no capô do carro.

Veja também a VW Kombi em 2023
Acompanhe nossos grupos
Ainda no regime Hitlerista, Ferdinand Porsche, garantiu um respaldo do regime, para criar o lendário Fusca, e para isso criou-se uma “cidade” que veio a se chamar Wolfsburg, onde serviu para acomodação de todos os operários. E foi aí que se deu início a produção do Fusca, aliás é nessa cidade que nasceu a primeira fábrica da Volkswagen, sendo a sua sede até hoje.
Enfim o carro foi produzido, mas ainda não era o verdadeiro “Carro do Povo” já que o modelo era direcionado em maioria para as autoridades do alto escalão do regime hitlerista, isso, pois o carro era visto como um modelo para laser reservado para ricos.
A primeira unidade do popular invencível Fusca, saiu definitivamente de linha de produção em 1940, mesmo com guerra em curso, e menos de 700 unidades foram produzidas até o fim do conflito mundial. A produção do modelo então foi retomada em 1945, foi aí que a cidade dos operários foi denominada de Wolfsburg.

Veja tudo sobre Jesse Koz que viajou por 17 países em um Fusca
Então finalmente o fusca brilhou, ganhando o mundo, no carro começou a ser exportado, principalmente para os Estados Unidos, aqui no Brasil ele começou a chegar em 1950, quando as primeiras unidades chegaram totalmente desmontadas da Alemanha. Os primeiros carros rodaram pela Brasmotor, já que a VW ainda não estava instalada aqui no país.
O modelo se tornou nacionalizado nove anos depois, tornando-se um sucesso enorme. O carro foi vendido no país pelos próximos 23 anos, indo de 1959 a 1982, já contando com diversos outros concorrentes, como, por exemplo, o Ford Corcel e o Chevrolet Chevette, contando também com o ilustre Fiat 147, um ícone marcante do cenário automobilístico.
O primeiro modelo de 1959 que esteve aqui no Brasil, contava com um famoso motor Boxer que contava com cilindros contrapostos de 1.192 cm³, no caso estamos falando de um 1200 (1.2 Litros) que gerava uma potência de 36 cv, com câmbio de quatro marcha que podia chegar a 110 km/h, sendo essa a motorização que mais marcou o carro em sua história aqui no Brasil, sendo estas versões desse ano, raríssimas e caríssimas.

Conheça o Volkswagen Fusca em 2022
Fim do Fusca no Brasil e no mundo
O modelo então caminhava para o seu fim, sendo que nós podemos dividir o seu fim aqui no Brasil em duas tramas. A primeira delas ocorreu no ano de 1986, quando a VW encerrou a produção do modelo para abrir espaço para o Gol, que era mais moderno, espaçoso, eficiente e seguro, sendo aí que ele acaba em sua primeira trama.
Porém, em seu segundo ato, em 1993 o presidente Itamar Franco criou o próprio carro popular no Brasil, pedindo a volta do Fusca, o modelo foi produzido com algumas melhorias, seguindo o mesmo projeto até 1996, mas infelizmente não vogou já que tinha poucas vendas, o carro então segue em produção até 2003 no México, quando foi finalmente retirado de linha.
Todos os fãs do Fusca ficaram tristes com a sua saída do mercado, e para matar essa saudade a Volkswagen lançou o New Beetle, contando apenas com o nome e a ênfase no design do carro, pois o veículo já possuía a quarta geração do Golf como base, usando motor com tração dianteira. Em 2012 a sexta geração do New Beetle apareceu novamente, sendo que foi aí que sua aparição foi mais forte no mercado, indo até 2019, quando o carro finalmente saiu de linha, sendo esse o fim na história do Fusca.
E aí o que você achou da história do famoso Volkswagen Fusca? Querendo comprar um? Deixe a sua opinião nos comentários, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! E ficar assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
Perguntas frequentes
Em que ano o Fusca se popularizou aqui no Brasil?
O modelo estourou em fama no ano de 1959 aqui no Brasil, foi aí que ele brilhou no nosso mercado.
Qual é o Fusca moderno?
O Fusca moderno se chama New Beetle e o seu último modelo esteve presente no mercado no ano de 2019.
Vale a pena comprar um Fusca?
Podemos dizer que sim vale a pena, não que seja um carro bom para andar todo dia, porém é um carro legendário que está dentro do segmento de relíquias, logo ele tende a valorizar desde que seja bem cuidado.

Artigo muito bom, bem explicativo e resumido.
Acredito que dá uma boa noção a quem não conhece a história do Fusca.
Apenas precisa dar uma revisada na escrita, possui alguns erros de digitação.
Um artigo interessante, principalmente para mim que tenho um Fusca 1969 restaurado. Este é um artigo que vou guardar comigo e mostrar pra minha nova geração, meus netos, onde alguns já amam esse carrinho.
Olá! Muito obrigado pelo carinho e atenção, seu comentário é muito importante, grato!