Bateria de carro elétrico parada estraga? Veja cuidados necessários!

O cuidado com as baterias é algo válido para todos os tipos de modelos, tanto a combustão, quanto híbridos e totalmente elétricos. O fato é que a bateria de carro elétrico pode “estragar”. Entenda mais sobre esse assunto a seguir na nossa notícia.

Quando falamos de veículos a combustão, basta ligar o carro por um tempo e deixar o alternador e a bateria trabalharem para que uma carga ocorra na bateria. Já os elétricos contam com a necessidade de ficarem mantidos na tomada por um tempo (veículos totalmente eletrificados) já aqueles híbrido Plug-in, não é necessário já que eles carregam somente com a frenagem regenerativa.

A bateria eletroquímica de lítio retém uma carga por muito mais tempo que as de chumbo ácido existente na maioria dos carros, que é a de 12V, o problema é que com apenas uma descarga profunda da bateria ela já vai para o lixo pois não se recupera mais. Segundo o engenheiro Gustavo Gioria da SAE Brasil, os modelos eletrificados (100%) têm um sistema gerenciado com baterias tecnológicas que assegura as suas recargas e descargas no limite máximo do estado de carga da bateria de carro elétrico.

Foto de uma bateria de carro elétrico
Bateria de carro elétrico. Foto: Divulgação.

Confira qual é o carro elétrico mais rápido do mundo

Ele ainda afirma que “Os fabricantes já consideram isso no projeto dos carros para minimizar a deterioração da bateria, além de garantir aspectos relativos à segurança” ele ainda completa “No entanto, apesar de a carga completa da bateria de carro elétrico prover o máximo de autônoma para o carro, o uso frequente da carga da bateira na faixa de 80 a 20% favorece a sua vida útil, além de possibilitar a regeneração de energia na frenagem por ainda ter disponível uma capacidade livre de armazenamento de energia”.

Os cuidados que você pode ter com a “bateria do carro elétrico” são bem simples, primeiramente você não deve carregar a bateria de carro elétrico até 100%, como já explicado acima pela citação de Gioria, a bateria deve ser carregada (ideal) até os 80%. A bateria não deve ficar sem carga, pois isso reduz a sua vida útil. Não deixe o seu carro na rua, elas desgastam mais ao ficar no sol ou no frio, e de noite é aconselhado deixar o modelo em uma garagem e por útil evite os carregamentos rápidos para tornar a sua bateria mais saudável.

E aí sabia dessas dicas e conhecimentos sobre a bateria do carro elétrico? Não? Agora você sabe né, deixe um comentário e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar.

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Volkswagen Amarok 2026 surpreende com desconto de R$ 47 mil para CNPJ

A Volkswagen decidiu retomar em novembro de 2025 as vendas diretas da Amarok voltadas a…

Gabriel Schmoller
Notícias Spark EUV vira aposta da Chevrolet e Uber com preço abaixo de R$ 150 mil

A Chevrolet e a Uber anunciaram uma aliança estratégica que promete mudar o cenário da…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário