Carro usado com quilometragem alta vale a pena? 3 dicas para não cair em uma cilada

Muitas vezes na hora de comprar um veículo, você acaba dando para traz por causa da alta quilometragem apresentada pelo carro, porém nem sempre uma quilometragem alta é resultado de um carro ruim, mesmo assim você deve conferira alguns pontos para não cair em uma cilada. Entenda mais sobre a seguir na nossa notícia.

Normalmente no mercado os carros com uma quilometragem, tende a ser bem mais barato, mas as vezes este barato pode sair caro, mas não se preocupe que nós vamos lhe ajudar com algumas dicas para você se escapar de algumas enrascadas na hora de comprar um carro, mas antes uma breve explicação sobre estes modelos.

Foto de uma pessoa mexendo no carro
Sempre que você estiver confuso ou em dúvida, busque um profissional qualificado para resolver o seu problema. Foto: Divulgação.

Vale a pena comprar um carro com alta quilometragem?

Quando falamos em carro com alta quilometragem, o primeiro que é apontado é saber o que é uma quilometragem alta, no mercado automobilístico, veículos que possuem de 10 mil km até 15 mil km rodados em um ano, são considerados como veículo de baixa quilometragem. Já a média que é considerada alta para veículos usados é acima de 20.000 km por ano.

Estes valores apresentados são mais bem explicados em números totais, ou seja, carros que possuem mais de 100 mil km rodados são considerados veículos de alta quilometragem, e um modelo abaixo de 50-60 mil km pode ser considerado de baixa quilometragem. Porém você deve olhar alguns pontos, por exemplo: Onde estes carros andaram? Um modelo que andou 100 mil km em rodovias é bem mais completo que um modelo que andou 60 mil km dentro da cidade e bairros.

E é este um dos primeiros pontos que nós iremos apresentar nas nossas dicas. Pois para saber se um carro vale a pena, você deve prestar atenção em diversos aspectos, não apenas no aspecto visual do carro, “não olhe apenas para a capa do livro, veja o interior dele e de onde ele veio” dessa forma você vai conseguir fazer uma compra mais eficiente.

Cinco picapes novas e usadas que dá para comprar pelo preço da Montana 2023

Primeira dica para não cair em uma cilada: Utilização do carro no dia a dia

Começaremos pela história do carro, na hora de comprar um veículo, pergunte para pessoa com quem você está negociando, para que meios o carro era utilizado, pois se o modelo for usado apenas dentro da cidade, você pode saber que mesmo com uma quilometragem baixa, ele pode vir a apresentar diversos problemas, já que anda com picos altos baixos de aceleração do motor, e está diversas vezes andando entre ruas esburacadas ou em tráfego intenso.

Por outro lado, essa pessoa pode andar com o carro em um local com rodovias, assim ela vai andar quase sempre com o veículo em uma rotação constante, dessa forma o caro trabalha como deveria, além de evitar uma estrada esburacada, desta forma mesmo que o carro possua mais de 100 mil km, ele irá apresentar um estado mais conservado do que o de 60 mil km, pelo menos é o que a teoria e a prática aponta na maioria das vezes.

Carros com alta quilometragem
Carros com alta quilometragem. Foto: Divulgação.

Segunda dica para não cair em uma cilada: Mecânica e Hodômetro adulterado

Aqui você pode verificar o funcionamento mecânico do carro, onde é fundamental levar um mecânico ou o carro até uma mecânica de confiança, para olhar a mecânica do carro, como as suspensões, freios, radiador e motorização em especial. Aproveite para conferir se os equipamentos de segurança do carro estão ok, como por exemplo os airbags e toda a parte elétrica.

E peça também para fazer a verificação do Hodômetro do carro, pois esse é um típico golpe de caloteiro que pega muitos desavisados no mercado, muitos garagistas tendem a alterar o hodômetro, colocando a quilometragem lá embaixo, enquanto o modelo na realidade tem uma quilometragem altíssima. Mas além do mecânico conseguir identificar este problema, você mesmo pode conferir os pedais, volante, forração dos bancos e a alavanca do câmbio, todos estes itens ficam bem desgastados e podem apontar facilmente a alta quilometragem.

Mas o fato é de que o ECU do motor nunca mente, a quilometragem do painel pode ser adulterada, porém essa picaretagem não consegue alterar os dados apresentados pela central elétrica, se você puder levar o usado para o mecânico, ou vise versa, ele vai conseguir passar o scanner no carro achando a quilometragem real do veículo.

Saiba como escolher oficina mecânica de confiança

Terceira dica para não cair em uma cilada: Confira o estado de conservação

Aqui você pode conferir o carro de uma forma mais perfeccionista, você pode verificar vários pontos importantes, como por exemplo a pintura do carro, principalmente nos cantinhos existentes entre as caixas de rodas, saias e para-choques, nestes lugares você consegue ver o desgaste do carro, e se ele apresentar desgastes saiba que o carro já andou bastante, passando já de uma baixa quilometragem na maioria dos casos.

As costuras do estofado interno do carro e peças internas com componentes eletrônicos também podem indicar o estado do carro, não faz sentido um carro contar com 30 mil km por exemplo, e apresentar detalhes de gastos no estofado interno ou nos botões do carro, nem mesmo marcas nas telas touch do carro, já que estas marcas significam desgastes excessivos de uso acumulado durante um bom tempo.

Produção de carros novos no Brasil cresce em novembro

Quarta dica para não cair em uma cilada: Confira a parte elétrica e manutenção

Verifique a parte elétrica do carro, veja se a caixa de fusível não apresenta nada extremamente desgastado, eles não possuem uma vida útil, mas ao passar de quatro anos eles começam a se danificar por má funcionamento e sobrecarga de algumas partes eletrificadas do carro, e quatro anos já pode representar um modelo com mais de 80 mil km em alta rodagem.

Veja também se o veículo passou por manutenções oficiais registradas no manual do proprietário logo nas concessionárias, por exemplo na Ford, do modo que deveria ter sido feito, ou se a pessoa levou o carro em um mecânico de confiança, isso é importante pois nem sempre um carro conta com um bom funcionamento, apenas por ter feito manutenções em uma mecânica que nem sempre segue o manual do carro.

Quinta dica para não cair em uma cilada: Confira o histórico do carro

Essa aqui é bem importante, pois nela, conforme já apresentado aqui, você consegue ver se o carro fez as suas manutenções devidamente na concessionária ou mecânicas credenciadas pela montadora. Caso não tenham sido feita, você pode imaginar que o modelo pode contar com alguns problemas que não deveriam ser apresentados.

Veja também todo o histórico referente a parte de documentação do veículo, para descobrir se o carro já possui alguma multa, sinistro ou algo do tipo. Estas informações não podem parecer ter muita coisa a ver com a quilometragem do carro, mas sim com o estado dele, se ele já foi batido ou não, tudo isso vai dizer mais sobre ele ser uma boa opção ou não.

Confira Carros até 30 Mil reais em 2022

E aí o que você achou destas cinco dicas para compra um carro com quilometragem alta sem cair em uma cilada? Deixe a sua opinião sobre, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE Carros e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário