Qual é o melhor carro elétrico barato do Brasil? Veja opinião e análise
Apesar de contar com diversos aspectos em comum, os três modelos elétricos (totalmente) mais acessíveis do Brasil, apresentam propostas diferentes, cada um dele tem a sua própria filosofia para convencer os consumidores de automóveis. Confira mais sobre estes modelos eletrificados agora!
Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais popular no mercado, sendo o seu fator mais inovador a sua motriz elétrica, porém mesmo com essa afirmação eletrificada, os veículos em suas categorias contam com filosofias únicas que tornam eles ainda mais chamativos e únicos no mercado. E nós podemos confirmar isso olhando para os três modelos elétricos (100%) mais baratos do mercado eletrificado, o iCar da Caoa Chery, o Renault Kwid e o JAC E-JS1.
Os modelos citados acima contam com motrizes 100% elétricas, além de contarem com pontos únicos, como por exemplo as suas virtudes de torque instantâneo que torna eles em mini foguetinhos dentro de perímetros urbanos, tornando sua mobilidade bem mais ágil e eficaz, além de emitir zero poluentes e serem bem mais econômicos.
Além disso os carros contam com uma motorização com emissão sonora quase zero, o custo de recarga do veículo é baixíssimo e você pode recarregar ele na sua casa. Além de tudo isso o investimento em um carro elétrico irá fazer bem para o seu bolso e também para o meio ambiente.
Entre tantas igualdades os modelos apresentam também enormes diferenças, sendo elas visuais, sendo por ter um visual mais ousado e arrojado, ou similar a versão a combustão, igual ao Kwid. O espaço interno, portas, equipamentos, âmbito tudo isso é diferente. Confira agora as diferenças existentes entre os modelos elétricos mais baratos do mercado.
Guia do Conteúdo
1º – Renault Kwid E-Tech – R$ 146.990,00

Confira o Renault Kwid 2023 (combustão)
Este é o modelo mais acessível do mercado, o veículo traz consigo uma expectativa elevada, onde ele apresenta uma grande virtude da montadora que foi utilizar a identidade visual total do próprio Kwid a combustão, cortando diversos custos para a criação do subcompacto elétrico. O Kwid E-Tech conta com um acabamento espartano com um espaço interno bem pequeno tanto em comprimento quanto em largura.
A parte estética do veículo segue a mesma batida do Kwid, apresentando apenas adesivos e na grade falsa sem entrada de ar que esconde o carregador em lugar do bocal de carregamento. Já no interior a grande diferença está no console central, o carro conta com um seletor de marcha rotativo, o resto contínua igual ao modelo a combustão.
O modelo hoje é o mais barato do segmento, e ele oferece quatro portas e quatro lugares, com disposição de um porta-malas mais avantajado em comparação aos seus rivais. A parte requintada da Cabine é o uso de Android Auto e Apple CarPlay em seu sistema, oferecendo também central multimídia quadro de instrumentos digital, ar-condicionado e muito mais.
O carro ainda apresenta direção elétrica, e pedais elétricos calibrados com uma sensibilidade tropicalizada para o gostinho brasileiro ajudando nas respostas rápidas. O Renault Kwid oferece 65 cv de potência máxima e um torque de 11,5 kgf.m, oferecendo uma autonomia de 298 quilômetros segundo o Inmetro, carregando dos 15% até seus 80% em três horas, já em corrente contínuo da 30 kW isso leva até uma hora.
Ficha Técnica do Kwid E-Tech
| Motor | Elétrico |
| Posição | Dianteira |
| Disposição | Transversal |
| Potência | 65 cv |
| Torque | 11,5 kgf.m |
| Câmbio | Seletor de uma marcha |
| Tração | Dianteira |
| Direção | Elétrica |
| Suspensão dianteira | McPherson |
| Molas dianteira | Molas helicoidais |
| Suspensão traseira | Eixo de torção |
| Molas traseiras | Molas helicoidais |
| Freios dianteiros | Disco ventilado |
| Freios traseiros | Tambor |
| Sistema de freios | Recuperação de energia cinética |
| Pneus dianteiros | 175/70 R14 |
| Pneus traseiros | 175/70 R14 |
| Comprimento | 3730 mm |
| Largura | 1580 mm |
| Altura | 1590 mm |
| Entre eixos | 2420 mm |
| Peso | 977 kg |
| Porta-malas | 290 Litros |
| Bateria | Íons de lítio |
| Capacidade da bateria | 26,8 kWh |
| Alcance | 298 km |
| Capacidade | Quatro lugares |
2º – CAOA Chery iCar – R$ 149.990,00

Confira mais sobre o Caoa Chery iCar 2023
O motorista do iCar traz uma proposta de modelo subcompacto realmente compacto, o veículo possui um conforto único mesmo sendo bem pequeno e contando apenas com duas portas mais o porta-malas. O iCar oferece bancos em material similar a couro na sua dianteira, conta também com ajuste elétrico com um espaço bem expressivo e grande mesmo para um compacto bem compacto.
O painel das portas do veículo contam com um acabamento macio, porém o veículo conta com um espaço interno traseiro bem reduzido, conta com dois bancos na parte de trás sendo eles bipartidos e rebatíveis podendo aumentar a capacidade do porta-malas em diversas vezes caso você queira fazer viagens em duas pessoas, sendo essa uma ótima opção, se não ele conta com apenas 100 litros de capacidade.
A ousadia do veículo da CAOA Chery vai além de seu visual, o carro com dimensões enxutas oferece uma nova carroceria que não utiliza a velha lataria e sim um plástico reforçado que gera economia de produção e um peso menor, sem oferecer prejuízos para a segurança do veículo. O modelo conta com um componente monochoque de alumínio para exercer o papel de absorção de impactos além de dois airbags dianteiras que ajudam a completar a proteção do veículo.
Este subcompacto ainda oferece uma ótima condução, contando ainda com controle de estabilidade, suspensão traseira independente, central multimídia, volante multifuncional quadro de instrumentos digital e ar-condicionado de uma zona, além é claro dos bancos com ajuste elétrico.
O veículo pode ser carregado de forma eletrificada, sim isso é óbvio, porém ele surpreende, podendo ser plugado em tomadas com corrente alternada, carregamento rápido, padrões Tipo 2 e padrão tipo CCS2. A bateria do modelo é de 30,8 kWh permitindo 282 km de autonomia segundo o Inmetro, já a potência da recarga em 50 kW é de chegar a 100% em apenas 36 minutos segundo a Caoa Chery.
Ficha Técnica do iCar
| Motor | Elétrico |
| Posição | Traseira |
| Disposição | Transversal |
| Potência | 61 cv |
| Torque | 15,3 kgf.m |
| Câmbio | Automático de uma velocidade |
| Tração | Traseira |
| Direção | Elétrica |
| Suspensão dianteira | McPherson |
| Molas dianteira | Molas helicoidais |
| Suspensão traseira | Multilink independente |
| Molas traseiras | Molas helicoidais |
| Freios dianteiros | Disco ventilado |
| Freios traseiros | Disco ventilado |
| Sistema de freios | Recuperação de energia cinética |
| Pneus dianteiros | 175/60 R15 |
| Pneus traseiros | 175/60 R15 |
| Comprimento | 3200 mm |
| Largura | 1670 mm |
| Altura | 1590 mm |
| Entre eixos | 2150 mm |
| Peso | 995 kg |
| Porta-malas | 100 Litros |
| Bateria | Fosfato de ferro-lítio |
| Capacidade da bateria | 30,8 kWh |
| Alcance | 282 km |
| Capacidade | Quatro lugares |
3º – JAC E-JS1 – R$ 159.900,00

Confira o Jac E-JS1 2023
Ficando com o terceiro lugar dentre os carros mais barato do mercado fica o JAC E-JS1 chega no mercado como uma variante “mista” entre o Kwid e o iCar, no caso ele apresenta um visual mais arrojado e ousado que segue parâmetros chineses, porém ele conta com o sentido compacto do Kwid oferecendo quatro portas e um porta-malas mais relevante diferente do iCar.
O acabamento interno do veículo possui uma central multimídia de 10,25 polegadas que infelizmente não possui suporte para o Android Auto ou para o Apple CarPlay, sendo esse um ponto que vai contra as premissas tecnológicas do carro já que as tecnologias apresentadas deveriam ser apresentadas em um veículo deste nipe, principalmente quando falamos de um modelo com apelativo tecnológico.
Porém o carro não é insuficiente, oferecendo funções como frenagem regenerativa mais avançada com três níveis de configurações, piloto de cruzeiro, funções de GPS que pode ser instalada via App que infelizmente consome muita bateria. O carro peca no seu quadro de instrumentos de apenas 6,2” que não teve a tropicalização de tradução para português, o acelerador diferente do iCar também não foi acertado para o gosto brasileiro nem mesmo a sua suspensão.
Uma recarga em uma carga contínua faz com que o modelo vá de 20% a 100% em apenas meia hora com um adaptador que custa R$ 13.900,00. O Wallbox custa R$ 7.900,00, e com ele o carro faz uma carga completa em uma noite, gerando uma autonomia de quase 300 km. Mesmo que este modelo tenha participação forte da VW o carro ficou bem “fraco” para uma montadora tão influente aqui no Brasil.
Ficha Técnica do e-JS1
| Motor | Elétrico |
| Posição | Dianteira |
| Disposição | Transversal |
| Potência | 62 cv |
| Torque | 15,3 kgf.m |
| Câmbio | Automático de uma velocidade |
| Tração | Dianteira |
| Direção | Elétrica |
| Suspensão dianteira | McPherson |
| Molas dianteira | Molas helicoidais |
| Suspensão traseira | Eixo de torção |
| Molas traseiras | Molas helicoidais |
| Freios dianteiros | Disco ventilado |
| Freios traseiros | Disco ventilado |
| Sistema de freios | Recuperação de energia cinética |
| Pneus dianteiros | 165/65 R14 |
| Pneus traseiros | 165/65 R14 |
| Comprimento | 3650 mm |
| Largura | 1670 mm |
| Altura | 1540 mm |
| Entre eixos | 2390 mm |
| Peso | 1180 kg |
| Porta-malas | 131 Litros |
| Bateria | Fosfato de ferro-lítio |
| Capacidade da bateria | 30,2 kWh |
| Alcance | 300 km |
| Capacidade | Quatro lugares |
Dentre os carros apresentados, nós podemos ver uma vitória unanime para o Renault Kwid 2023, o modelo se destaca em diversos aspectos, ele vence no preço de mercado, espaço interno, porta-malas, equipamentos de série e cobre as falhas apresentadas pelo iCar e o E-JS1! Dessa vez a vitória vai para o modelo da francesa Renault, o Kwid!
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