Fiat Palio saiu de linha? Entenda o que aconteceu com o hatch!
O Fiat Palio, um consagrado carro da montadora italiana e muito querido pelo público brasileiro, é um carro com muita história, porém o Palio saiu de linha após 22 anos, “nascido” em 1996, o carro passou por diversas melhorias e repaginações, chegando a ser o carro mais vendido em 2014.
Por muito tempo o Fiat Palio e o VW Gol eram rivais diretos, já que são carros populares, com o objetivo de serem “baratos” e cumprirem o papel deles como carro, trazendo o mínimo de dignidade para o condutor, a disputa sempre foi muito acirrada, até a sua decadência e saída do mercado em 2017.
Guia do Conteúdo
Por que o Palio saiu de linha?
Foram duas coisas que implicaram na sua saída do mercado, a primeira grande motivação foi a sua decadência em vendas, o carro começou a vender pouco a ponto de ficar atrás da concorrência. Mesmo que o carro durasse, com a criação da Stellantis ele provavelmente iria cair fora, por estar ultrapassado.

Então com isso foi feito a sua substituição após o lançamento do Fiat Mobi, que veio para substituir o Palio, nessa época ainda existia o Fiat Uno, que era uma outra opção de veículo similar, porém após algum tampo também acabou saindo. Se observarmos, foi feito uma limpa de carros após a junção ao grupo.
Diversos carros que estavam ficando desatualizados e com pouca venda, foram retirados do mercado, dando lugar a novos modelos e a novas estratégias, como atualmente o carro chefe da Fiat são os utilitários, que vendem igual água, possuindo ainda boas vendas nos outros modelos que estão no mercado.
Porém nesse mesmo ano tivemos a queda de outros bons carros, como o Fiat Punto e Bravo, que acabaram saindo do ar também. Porém isso foi algo global, diversos outros caíram, de diversas outras montadoras, um dos grandes responsáveis também foi o Proconve L7, uma lei de emissão de gases que já ceifou diversos modelos.
Ele irá voltar algum dia?
O Palio é um carro muito querido pelo público, já está fora do ar quase 6 anos, porém se olharmos para a montadora vizinha, a VW que teve o Voyage fora de linha por 13 anos e depois voltou, então é algo muito imprevisível, pode ser que nunca mais tenhamos notícia do Palio.
E pode ser também que em algum momento do futuro a Fiat anuncie um novo modelo só que eletrificado, seja híbrido ou eletrificado, já que essa é a tendência do mercado europeu, mas veremos em breve.
O último modelo
O Fiat Palio no seu último ano de vida, possui motores 1.0, 1.4 e 1.6, uma alta gama de opções, se baseando pela sua Fipe, o modelo inicia seu valor em 36 mil reais, podendo ir até os 53 mil reais de acordo com cada versão, estando sujeito a variação de preço com cada região.
Se baseando no seu modelo mais completo, que é o Palio Sporting 1.6, ele traz um motor flex, com tração dianteira e direção hidráulica, com um câmbio de 5 velocidade manual, trazendo um bom kit de suspensão, trazendo até mesmo disco ventilado, algo diferenciado para o modelo.
Seu motor 1.6 tem a capacidade de desenvolver uma potência de 117 cv com álcool e 115 cv com gasolina, trazendo também um torque de 16,8 kgf.m com álcool e 16,2 kgf.m com gasolina, podendo fazer de 0 a 100 em 9,8 segundos. Ele também é capaz de fazer uma média de 6,9 km/l com álcool na cidade e 10,1 km/l com álcool na estrada, e 8,2 km/l e 11,9 km/l respectivamente com gasolina, portando um tanque de 48 litros.
O carro também traz uma alta gama de equipamentos como airbag, alarme, freio ABS, Ar-condicionado, carro elétrico, volante com regulagem, rádio, entrada USB, CD -player, computador de bordo, dentre outros itens que agregam ao carro.
E como você reagiu com a saída do Fiat Palio do mercado? Tem alguma história com o carro? Vale a pena ter um hoje em dia? Compartilhe seu conhecimento e opinião com o público, aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.