Ford Fusion saiu de linha? O que a Ford está fazendo com os seus carros?
O Fusion é uma verdadeira máquina, é um grande competidor com o VW Jetta, sendo um sedan grande premium, porém o Fusion saiu de linha em 2019 aqui no Brasil, porém em 2020 abateu o carro nos EUA também, deixando ambos os países órfãos de sedans, porém isso levanta uma questão, por quê?
Nos seus últimos dias, o sedan não estava nos seus melhores dias em questão de vendas, a Ford também estava realizando uma limpeza nos carros tradicionais da montadora, também temos a quartão do foco da Ford e a soberania dos SUVs, entenda mais a seguir!
Guia do Conteúdo
Por que o Ford Fusion saiu de linha?
Um dos maiores motivos de termos perdido o Fusion após 15 anos foi o seu número de vendas, que em 2019 teve menos de mil unidade emplacadas, ficando muito atrás até mesmo de sedans de luxo, também tivemos a limpeza que a Ford fez no seu portifólio, onde tirou diversos modelos em diversos países.

A Ford atualmente está focada no mercado de SUVs, picapes e elétricos, porém se olharmos para o mercado, é uma escassez danada, aqui pro Brasil depois da sua saída, apenas reduziu nosso portifólio, aqui atualmente temos apenas 6 modelos diferentes, fragmentado com versões diferentes.
Porém no mercado geral ela está fraca em outros modelos, possuindo uma variedade de veículos baixa. Algo que está sufocando o mercado de sedan e hatchs também são os SUVs, onde estão sendo obrigados a tirar a maiorias dos outros modelos por causa disso, e o único SUV que temos da Ford é o Territory, que é muito caro para ser competitivo no mercado brasileiro.
Teremos o retorno do Fusion?
A Ford está totalmente focada em eletrificar seus carros, prometendo uma alta gama novos carros para os próximos anos, pode ser que algum dia tenhamos um Fusion híbrido ou 100% elétrico, mas em geral o mercado é muito incerto, por mais que nós tenhamos nossos gostos e preferências, tudo vai depender do que a empresa quer e não nós.
Algumas empresas são mais receptivas a feedbacks e outras menos, o mercado brasileiro ainda gosta muito de sedans e hatchs, porém estrategicamente está parando de fazer sentido investir nesse segmento, já que uma empresa não se sustenta sem lucros.
Seu último modelo
O Fusion saiu do mercado sem deixar substitutos ou alguma edição especial, o Fusion no seu último modelo de 2019, mais especificamente o mais procurado e melhor avaliado que é o Titanium, traz um motor 2.0 Turbo com tração AWD, onde conta com 4 cilindros em linha e 4 válvulas em cada.
Sua taxa de compressão é de 9,3:1, com 1999 cilindradas, aspiração turbo e injeção direta, faz com que o carro desenvolva uma potência máxima de 248 cv a 5500 rpm e um torque de 38 kgf.m a 3000 rpm, pegando mais de 200 km/h.
Seu motor consegue ser equilibrado pela sua potência, chegando a fazer uma média de 8,2 km/l dentro da cidade e 11,1 km/l a estrada, ainda possuindo seu tanque de 68 litros, o que traz uma autonomia que oscila entre os 558 km a 755 km de distância.
O seu valor atualmente baseado pela sua Fipe está na faixa dos R$ 150 mil, você pode consultar o valor do Fusion na Tabela Fipe do Agora Motor, consultando o valor dos outros modelos e anos.
Minhas considerações finais sobre o Fusion é que ele é um excelente sedan, seria muito legal ver um Fusion com uma motorização híbrida, que elevasse sua potência para perto dos 400 cv e com uma melhoria no seu consumo, porém creio que apenas em sonhos.
E você gosta do Ford Fusion? Vale a pena ter um hoje em dia? Tem algumas história ou experiência com o carro? Compartilhe nos comentários e aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.
Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automobilístico, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.