Por que o Onix Joy saiu de linha? Entenda a história do carro!

O Joy tem uma história engraçada, que até chegarmos a sua extinção, precisamos contextualizar um pouco vocês, o Onix Joy saiu de linha no mercado brasileiro ali entre o final de 2021 a 2022, a grande razão desse ocorrido, é pelo fato do carro não se adequar mais as normas de emissão de gases.

Algo interessante também é o que o carro originalmente é chamado apenas de Joy, já que ocorreu uma fragmentação na linha da Chevrolet, onde tinhamos o Onix, que possuía sua versão sedan que era o Prisma, porém a montadora resolveu fazer umas mudanças de nomes.

Por que o Onix Joy saiu de linha?

Para contextualizar vocês, no mercado tínhamos o Onix hatch e o Prisma sedan, o Prisma era considerado a versão sedan do Onix, então a Chevrolet fez uma jogada, lançou uma nova geração para ambos os carros, onde o Onix é atualizado, mas segue sendo produzido na geração anterior como Joy.

Onix Joy saiu de linha em 2021.
O Onix Joy saiu de linha devido as normas de emissão de gases, sendo uma fragmentação do Onix e Prisma. Foto: Divulgação

Já o Prisma que era considerado o sedan do Onix, foi atualizado e passou a ser chamado de Onix Plus, porém mantendo a produção da antiga geração, que ao invés de ser chamado de Prisma, se tornou o Joy Plus, porém com o lançamento do Joy Plus e Onix Plus, o Chevrolet Cobalt teve a sua vida ceifada, onde era considerado um excelente sedan.

Após essa fragmentação, o Joy se manteve por mais um tempo, até que foi tirado de linha pela dona morte, mais conhecida como Proconve L7, que dizia que o carro não estava de acordo com as normas de emissão, então com o sucesso do seu sucessor que era o Onix, não faria sentido perder tempo e dinheiro atualizando o carro.

O Joy irá voltar algum dia?

Creio eu que 99% de chance de nunca mais voltar, até porque ele sempre esteve aqui, e querendo ou não são o Onix, só que na versão anterior, então por mais que o carro saiu de linha, ele ainda está no mercado, só que com outro nome e atualizado, porém não é algo que faria sentido trazer o carro de volta.

Com a linha Onix sendo um dos carros chefe da montadora e com a ascensão das SUVs, provavelmente é um carro que irá se mante enterrado junto ao nome Prisma, essa é mais uma daquelas loucuras do mercado, onde vendem o mesmo carro só que com nomes diferentes, até porque se você olhar o visual do Onix, Prisma e Cobalt, são todos similares.

Seu último modelo

O Joy saiu do mercado com um motor 1.0 flex, mantendo a aparência do Onix, o carro traz uma motorização com4 cilindros em linha, com 2 válvulas em cada, possuindo uma taxa de compressão de 12,6:1, com um motor aspirado e injeção multiponto.

Com esse motor o carro desenvolve uma potência de 80 cv (A) 78 cv (G) a 6400 rpm e um torque de 9,8 kgf.m (A) e 9,5 kgf.m (G) a 5200 rpm, permitindo que o carro atinja uma velocidade máxima que fique na casa dos 160 km/h.

Sua motorização era bastante econômica, que segue no Onix atualmente, o carro dentro da cidade chega a fazer uma média de 8,7 km/l (A) 12,8 km/l (G) e quando ele vai para estrada, tem uma melhora de eficiência, indo para 10,6 km/l (A) e 15,3 km/l (G), com um tanque de 54 litros, sua autonomia varia entre os 470 km a 826 km de distância.

O carro no quesito de equipamentos é simples, sem muito requinto ou regalias, mais é equipado o com básico que o um carro necessita e um pouco a mais ainda. A sua FIPE atualmente está na casa dos R$60 mil, que varia um pouco com a versão. Você pode conferir os preços do Joy na Tabela FIPE do Agora Motor, consultando seus preços e modelos.

E o que você achou dessa reviravolta com o Chevrolet Joy? Valeu a pena essa fragmentação? Compartilhe seu conhecimento e opinião com o público, aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.

Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automotivo, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.

5/5 - (2 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário