Fiat Siena saiu de linha? Entenda o que aconteceu com ele!

A Fiat fez uma limpa em 2021 tirando uma lista robusta de carros, onde o Siena saiu de linha e mas outros carros com motores 1.8 litro, porém por sorte deixou um substituo que faze grande sucesso hoje em dia que é o Fiat Cronos, outro sedan muito bem posicionado no mercado.

Uma as grandes motivações dessa limpeza foi as normas de emissão de Proconve L7, que vem fazendo uma limpa no mercado automotivo, alguns exemplos que caíram junto foi o Mobi de entrada, Doblò, e as variações 1.8 de outros carros.

Por que o Siena saiu de linha?

Além do carro não estar mais batendo com as normas de emissão, não estava mais valendo a pena atualizar o carro, já que seria necessário mexer no carro, ajustar seu tanque de combustível, dentre outras coisas que não valeria a pena mexer nele, abrindo espaço para o Fiat Cronos.

Fiat Siena saiu de linha em 2021.
O Fiat Siena saiu de linha, deixando espaço para o Fiat Cronos, que é um grande sucesso de vendas. Foto: Divulgação

O Siena poderia ser atualizado, removendo seu motor 1.8 e colocando o Fire, que consequentemente seria mais fraco, mas já que era um carro que estava a tempo no mercado, e seria necessário mexer no seu tanque de combustível, foi optado por tirar ele das ruas em quilometragem 0km.

Algo interessante de se falar, que por mais que estamos vivendo essa ascensão dos SUVs, ele não foi um carro afetado, atualmente a Fiat é uma das poucas montadoras populares que ainda contam com sedans que vendem bem, onde o Siena vendia, o atual Cronos vende bem, igual o Chevrolet Onix Plus.

Qual a chance do Siena voltar no futuro?

Atualmente se olharmos para o mercado, seu sucessor está muito bem nas vendas, a Fiat não tem uma projeção de eletrificação para o mercado muito grande igual outras empresas, está bem alocada em todos os segmentos, então a possibilidade do carro voltar atualmente é baixa, mas não é descartável, até porque basta fazer algumas mudanças, que o carro já está apto para voltar.

 Porém é como foi dito antes, isso traria custos, que provavelmente a Fiat não iria arcar, com a ascensão dos SUVs e o lançamento do Fastback, Toro e Strada destruindo nas vendas, hatchs e sedans vendendo bem, acaba valendo mais investir no que já está no mercado do que ressuscitar defunto.

Qual foi o último modelo do Siena?

O último modelo do Siena foi de 2021, onde contava com 4 versões diferentes, sendo o siena 1.4, Attractive 1.4, Attractive 1.0 e o Siena 1.0, onde o modelo que mais se destaca em questão de avaliações é o Attractive 1.4, onde traz um motor de 4 cilindros com 2 válvulas por cilindro.

Esse motor é aspirado, conta com injeção multiponto, com uma cilindrada de 1368 cc, performando uma potência máxima de 88 cv (A) 85 cv (G) a 5750 rpm e um torque máximo de 12,5 kgf.m (A) 12,4 (G) a 3500 rpm, podendo atingir uma velocidade máxima de 175 k/h.

O carro também traz uma transmissão manual de 5 velocidade, com um motor econômico, fazendo uma média de 7,8 km/l (A) 11 km/l (G) e na estrada ele tem uma melhora que vai para 9,5 km/l (A) 13,5 km/l (G), com o seu tanque de 48 litros, sua autonomia acaba variando entre 374 km a 648 km de distância.

Sua lista de equipamentos não é muito robusta, possuindo apenas o básico, onde qualquer agregado a mais, fica como opcional. A sua FIPE atualmente está em 60 mil reais, onde você pode consultar o valor de suas ouras versões e anos na Tabela FIPE do Siena no Agora Motor.

E você acha que o Fiat Siena deveria voltar ao mercado ou do jeito que está atualmente, está bom? Compartilhe sua opinião nos comentários, aproveite também para avaliar a notícia com as estrelas, é algo simples, porém nos ajuda demais.

Conheça o Agora Motor e fique por dentro do que está acontecendo no mundo automotivo, seja relacionado a lançamentos de carros, motos, reviews, notícias e muito mais. Também contamos com uma Tabela Fipe para você acompanhar e consultar os preços dos veículos.

4/5 - (2 votos)

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault revela descontos para PCD em outubro de 2025

A Renault divulgou sua nova estratégia comercial para outubro de 2025 voltada ao público PCD…

Gabriel Schmoller
1 comentário
  • Responder

    Tenho 2 carros no modelo Siena 1.0 e 1.4. O melhor carro da Fiat foi e é o Siena EL, o antigo e não o Gran Siena. Deveria voltar sim, carro que traduz estabilidade e não dá problema, manutenção barata. Em todo mecânico onde chego não tem um que não faça elogios ao carro. Vendia como água e barato. Na minha cidade 80% por cento de todo carro de táxi na época era Siena. Volta já Fiat com o Siena. Vendo os meus e compro outro Siena EL nos mesmos moldes. Esses carros atuais são muito caros, cheios de funções que muitas vezes ninguém usa. O consumidor quer carro novo e barato. Experimenta voltar, a concorrência vai a loucura! Siena Sempre!

Deixe seu comentário