Um analfabeto pode fazer carteira de motorista? Veja o que diz a lei
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) mais conhecida como carteira de motorista! É um objetivo de muita gente, e ela pode ser obtida a partir do momento que você tem 18 anos, além de ter sua documentação e saber ler e escrever. Entenda mais sobre a seguir!
Guia do Conteúdo
PL para aprovar carteira de motorista para analfabeto
A carteira de motorista exige várias características para ser tirada, sendo que uma delas saber ler e escrever, porém, com o novo Projeto de Lei 2675/22 que está sendo analisado como proposta, vai fazer com que os cidadãos analfabetos possam tirar a sua CNH.
O texto, tramitado pela Câmara dos Deputados, altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para que ele possa permitir que esse grupo de pessoas tirem a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Aqui pode-se ressaltar novamente o que já foi explicado acima, para tirar a sua CNH você deve saber ler e escrever, dessa forma você compreende as placas e se situa conforme o escrito nelas.

Este Projeto de Lei é de autoria do André de Paula, deputado do PSD-PE, ele é o atual ministro da Pesca e Aquicultura, segundo divulgado pela Agência Câmara, André de Paula, afirma que a regra atual é inconstitucional, já que a Constituição garante igualdade de tratamento.
Relata o deputado que os analfabetos também podem dirigir, se eles conseguem trabalhar em empresas e constituir uma família, ou votar e andar nas ruas, assim eles podem dirigir, e mesmo que não saibam ler o que uma placa diz, eles podem identificá-las.
Quem vai analisar o PL (Projeto de Lei 2675/22) com caráter conclusivo será as comissões e Viação e Transporte, além da Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Vamos ver como essa história se desenrola nos próximos meses.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico.

Boa tarde, Thiago. Desde que você escreveu esse artigo, já passou mais que um ano. Já foi aprovado essa lei de CNH para analfabetos?
Johan Harsevoort
Boa tarde, o projeto de lei segue em análise.