A partir de 2026, lei deixará carros ainda mais caros por sistema que evita 50% dos acidentes

A frase “Segurança não tem preço” vai ter, sim, os carros vão ficar ainda mais caro após a obrigatoriedade da frenagem de emergência e alerta de saída de faixa, serem implementados nos carros pelo Contran, porém 50% dos acidentes devem ser evitados, dados reais na nossa atualidade. Veja mais sobre a seguir na nossa notícia.

Guia do Conteúdo

Os carros irão ficar ainda mais caros, porém mais seguros: Entenda!

Com certeza, a busca pela evolução e melhorias é algo nato dos seres humanos, e isso é algo que tange todos os seres e os ambientes onde eles estão inseridos, e isso inclui obviamente o setor automobilístico, um dos grandes segmentos que revolucionou a história da humanidade, sim, os veículos são uma das invenções mais importantes da humanidade.

E agora após a obrigatoriedade do controle de estabilidade e as DRLs em LED para os carros de 2024 em diante. Foi apresentado os próximos passos para aumentar a segurança dos automóveis no Brasil, isso já está sendo discutido a um bom tempo, e nós estamos falando do acoplamento obrigatório da frenagem de emergência (AEB) nos carros e a Alerta de Saída de faixa (LDW) nos carros a partir de 2026.

Foto de carros mais caros e mais seguros
Foto: Divulgação.

Confira três cuidados ao dirigir a noite

O fato é que o uso destas tecnologias, aumenta a eficácia de segurança nos veículos, que segundo estudos publicados pela PARTS (Partnership for Analytics Research in Traffic Safety), uma parceria voluntária entre o Departamento de Transporte dos EUA e as fabricantes, onde foi apontado que a presença do LDW e AEB, reduzem as ocorrências de colisões frontais em 50% em comparação aos carros sem o sistema de frenagem de emergência e o alerta de saída de faixa.

O fundamento destas informações, se baseiam em uma análise de 2,4 milhões de acidentes a partir do cruzamento de dados fornecidos pelas fabricantes e de ocorrências policiais, através da numeração de chassis, com carros de 2015 a 2020, além de ser considerado nos estudos o monitoramento de faixa de rolagem.

Confira os cuidados com a troca de óleo

Este sistema já está sendo implementado em vários carros compactos vendidos aqui no Brasil, sendo eles geralmente os modelos topo de linha, além de nos últimos anos, a indústria ter contado com incentivos fiscais para que isso seja acelerado, e agora faltam poucos anos para que isso se torne algo obrigatório.

O gerente de Engenharia da divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosh Leimar Mafort apontou o seguinte “Em novembro, o governo publicou uma minuta da resolução que vai fazer sistemas de frenagem de emergência e de aviso de saída de faixa serem obrigatórios no Brasil. A consulta pública já foi realizada e o próximo passo é publicar a resolução do Contran”.

Conforme apresentado pela Minuta, a obrigatoriedade vai ser divida em duas etapas. Nós vamos ter primeiramente os sistemas como meios obrigatórios para novos projetos de automóveis, isso para 2026, e para 2029, serão obrigatórios em todos os veículos novos, essa regra vai atingir todos os seguimentos, podendo haver algumas exceções.

Confira agora alguns cuidados com os pneus

O engenheiro da Bosch ainda falou na minuta sobre como serão feitos os testes de regulamentação das novas implementações “No Brasil, os testes que serão regulamentados serão feitos entre velocidades de 10 km/h a 60 km/h e o requisito é que até os 40 km/h o carro não poderá bater. E quando você aumenta um pouco a velocidade existe uma exigência que você reduza a velocidade de impacto. Por exemplo, a 60 km/h a velocidade de impacto teria que cair para 35 km/h” Evitando assim a colisão em alguma situação onde a gravidade que seria enorme, seja diminuída em diversos graus de periculosidade.

E quando falamos sobre a troca de faixa, devemos constar que a saída de faixa após o carro estar a mais e 65 km/h, deve fazer com que o veículo emita volumes sonoros, luzes ou telas de alerta no quadro de instrumentos, pegando a atenção do motorista novamente. E mesmo que estes serviços pareçam ser topo de linha, ainda são os básicos, já que hoje contamos com sistemas bem mais avançados.

Hoje em dia nós contamos com diversas funções que compõe o pacote ADAS, o pacote de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), dentro desse pacote nós contamos com o FCW que é o Alerta de colisão frontal, o AEB Frenagem automática de emergência, chamado também de AEBS, temos o PAEB Frenagem automática de emergência para pedestre, LDW que é o Alerta de saída de faixa, LKA Assistência de permanência em faixa e por fim o LCA o Assistente de centralização em faixa.

Confira os cinco cuidados indispensáveis com o seu carro!

E aí o que você achou da implementação destes novos sistemas, que está sendo analisada ainda pelo Contran? Deixe a sua opinião sobre, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilísticos. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário