Os 3 melhores Pneus 130/70-17 (atualizado)

Para quem está buscando pelos melhores pneus 130/70-17, iremos trazer alguns modelos bacanas para você considerar estudar e analisar, nem sempre o melhor pneu para um será para o outro. Esse pneu pode ser aplicado em diversos tipos de motos, que caminham de média a alta cilindrada, como uma CB 500, Ninja 250 R, dentre outros modelos.

A hora da compra de um novo pneu é sempre importante considerar a moto que você tem, e também a qualidade do pneu, conforme o estilo de cada, um pneu barato pode servir, mas para outros será necessário um pneu de alta qualidade, consequentemente mais caro.

Mas para facilitar na hora da escolha, é interessante que você entenda como funciona as medidas de um pneu, e seus índices, o que te ajudará entender o pneu que você está olhando.

Aprenda a ler um pneu

Foto de três CB 300 F Twister
Foto: Divulgação.

Cada pneu terá dimensões e características diferentes, onde um será maior ou menor, conseguirá suportar mais peso ou uma velocidade maior, dentre outras coisas, vamos pegar como exemplo o pneu 130/70 17 62S:

De começo, temos a sua largura que é o 130, medido de ombro a obro, ela é chamada debanda de rodagem. Essa parte é medida em milímetros, então nesse caso seria 130 mm ou 13 cm de largura.

Temos a lateral do pneu, que fica em volta do aro da moto, ele é representado pelo 70, que é informado em porcentagem, nesse caso o perfil do pneu tem 70% de 130 mm, que é o mesmo que 130 x 0,70= 91 mm.

O 17 é o aro do pneu, ele pode ser tanto radial, representado pela letra R e também pode ser diagonal, onde não possui nenhuma letra, a grande diferença é a sua construção, onde os diagonais são pneus convencionais e os radiais são indicados para motos de alto desempenho.

Ainda temos os índices do pneu, sendo o 64S, os números irão representar os índices de carga, o qual é o tanto de peso que um pneu aguenta, nesse caso 64 = 280 kg. Já as letras representam o índice de velocidade, que é a velocidade máxima suportada pelo pneu, que nesse caso S = 180 km/h. Você pode conferir a tabela completa dos índices de pneu aqui.

Etiqueta do Inmetro

O Inmetro é uma instituição governamental que avaliar a qualidade de diversos produtos do mercado, e um deles é o pneu, onde sua avaliação é similar ao dos eletrodomésticos, onde eles recebem uma nota de “A” a “G”, indo para a economia de combustível gerada, a aderência do pneu na pista molhada e o seu ruído medido em decibéis dB.

A economia de combustível, por mais que seja boa, pode ser deixado de lado. Mas a aderência na pista é algo sempre importante, e o dB quando maior que 75 dB, pode acabar sendo um pouco chato e gerar muito ruído. Porém, nem tudo tem essa etiqueta, como pneus diagonais, bicicleta, militares, dentre outros, não precisam dessa métrica.

Tipos de pneus

Temos diversos tipos de pneus, cada um terá sua utilidade para cada situação, como um pneu street, um esportivo, trail, off-road e por aí vai. Algo que irá influenciar muito no pneu é o seu desenho, pneus simétricos, assimétricos, direcionais, etc. cada um irá favorecer o veículo de uma forma, indo de desempenho, tração, conforto, etc.

Melhores pneus 130/70-17

Para você escolher o melhor pneu para a sua moto, apenas considere qual modelo você tem e suas capacidades, quanto maios for a potência, melhor deve ser o pneu e os seus atributos, não só isso, mas considere também o desenho da banda de rodagem. Simétrico = Convencional, Assimétrico = Maior tração, desgaste irregular, Direcional = Maior desempenho.

Pneu 130/70 R17 Michelin Pilot Street 62H Traseiro

Pneu 130/70 R17 Michelin Pilot Street 62H Traseiro.
Pneu 130/70 R17 Michelin Pilot Street 62H Traseiro. Foto: Reprodução

O Michelin Pilot Street Radial é o pneu oficial do Moto 1000 GP. Possui um controle excepcional, além de um desempenho consistente durante toda a vida do pneu, graças à sua estrutura radial. Tem a melhor aderência em piso molhado da categoria, com durabilidade excepcional!

Ele pesa um total de 5,32 kg, com uma construção radial e montagem com ou sem câmara de ar, ele suporta uma velocidade máxima de 210 km/h e um peso máximo de 265 kg. Seu valor fica na faixa dos R$ 900,00 a R$ 1.000,00 conforme a loja que você procurar.

Pneu 130/70-17 Maggion Sportissimo 62S Traseiro

Pneu 130/70-17 Maggion Sportissimo 62S Traseiro.
Pneu 130/70-17 Maggion Sportissimo 62S Traseiro. Foto: Reprodução

Pneu que traz um excelente custo-benefício, muito bem avaliado pelos seus clientes, algo que favorece o pneu é o seu desenho da banda de rodagem, que faz com que o pneu tenha um ótimo desempenho e aderência na pista, além de trazer uma excelente durabilidade.

O modelo pesa um total de 5,27 kg, com uma construção diagonal sem câmara de ar, ele suporta uma velocidade máxima de 180 km/h e suporta um peso máximo de 265 kg. Seu valor é bem em conta, saindo perto dos R$ 300,00.

Pneu 130/70-17 Pirelli Sport Demon 62S Traseiro

Melhores pneus 130/70-17, Pirelli Sport Demon 62S Traseiro.
Pneu 130/70-17 Pirelli Sport Demon 62S Traseiro. Foto: Reprodução

Pneu esportivo com estrutura convencional para motos Sport Touring de média cilindrada. Perfil do pneu traseiro desenvolvido com tecnologia de múltiplos raios, oferecendo condução precisa e controle em todas as condições de pilotagem. Composto de alta performance que assegura excelente rendimento quilométrico.

Ele tem um peso total de 5,48 kg, com uma construção diagonal e montagem sem câmara de ar, suportando uma velocidade máxima de 180 km/h e um peso máximo de 265 kg. Seu valor fica na casa dos R$ 700,00, variando com as lojas que você olhar.

Hora de trocar de pneus

Excluindo fatores como danos, cortes, etc. Tem duas coisas que são mais comuns, umas delas é o desgaste, além dos sulcos quando estiverem com uma espessura menor que 1,6 milímetros, o pneu tem em média 5 anos de vida útil, a 6 a 12 mil km rodados para motos, além do ressecamento pelo tempo ou má conservação, que também é indicado trocar logo de pneu, para não colocar sua vida em risco.

Cuide da vida útil do pneu

Não adianta comprar o melhor pneu do mercado, e não tomar alguns cuidados básicos com ele, os mais importantes são mantê-los sempre calibrados, para garantir um desgaste correto do pneu e desempenho máximo, além de manter eles sempre balanceados e alinhados, para não danificar o pneu nem a moto.

Confira essas marcas de pneus:

Pneu Michelin é um dos melhores?Pneu Firestone, veja o que falam?
Pneu FarRoad Compensa?Pneu Pirelli é bom?
Pneu Aptany vale o risco?Pneu Kumho é vale a pena?
Pneu Hankook vale a pena?Pneu Itaro compensa?
Pneu Bridgestone, conheça a marca!Pneu Goodyear é confiável?
Pneu Maxxis é bom e confiável?Pneu XBRI é seguro? Confira no artigo!
Tabela de marcas de pneus

E você tem mais alguma recomendação de pneu? Ou já usou algum desses modelos? Deixe para nós no campo dos comentários. E não deixe de avaliar o artigo com as estrelas, é algo que não custa nada, mas nos ajuda demais.

Você que gosta de acompanhar todas as novidades e lançamento do mercado automobilístico, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos artigos, notícias, Fipe e muito mais.

Perguntas Frequentes

O desenho do pneu influência em algo?

O desenho da banda de rodagem influencia no desempenho, aderência, desgaste, dentre outras coisas do pneu, pneus simétricos são os convencionas, nada de muito especial, mas boa durabilidade, pneus assimétricos trazem melhor aderência, porém desgaste irregular, bi ou direcionais trazer um alto desempenho e maior escoamento da água em alta velocidade.

Quais tipos de pneus existem?

Temos diversos tipos de pneus, cada um terá sua utilidade para cada situação, como um pneu street, um esportivo, trail, off-road e por aí vai. Algo que irá influenciar muito no pneu é o seu desenho, pneus simétricos, assimétricos, direcionais, e por aí vai, cada um irá favorecer o veículo de uma forma, indo de desempenho, tração, conforto, etc.

Como aumentar a vida útil do pneu?

Não adianta comprar o melhor pneu do mercado, e não tomar alguns cuidados básicos com ele, os mais importantes são mantê-los sempre calibrados, para garantir um desgaste correto do pneu e desempenho máximo, além de manter eles sempre balanceados e alinhados, para não danificar o pneu nem a moto.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Reviews Pneu Brastube é bom? Análise completa da marca!

Quando se trata de escolher os pneus certos para o seu veículo, a segurança, durabilidade…

Lucas Guckert
Reviews Pneu Alux é bom? Análise completa da marca!

O Pneu Alux é uma marca amplamente conhecida no mercado brasileiro de pneus. Com preços…

Lucas Guckert
Reviews Pneu Titan é bom? Análise completa da marca!

A Titan, representante da renomada Goodyear nos segmentos de pneus para máquinas agrícolas, veículos off-road,…

Lucas Guckert
Reviews Loop Leilões é confiável? Análise e opinião (2023)

O mercado de leilões é um segmento que está crescendo bastante nos últimos anos. E…

Thiago Klaumann
Reviews Pneu Steelmark é bom? Análise completa da marca!

O pneu Steelmark da Goodyear é uma escolha que combina desempenho, durabilidade e segurança para…

Lucas Guckert
Deixe seu comentário