Usar pneu remold é bom? Vale mesmo a pena?
O pneu remoldado é, na verdade, uma forma de reciclar pneus usados, mas eles ainda estão em boas condições, o que significa que não foram perfurados. O preço dos pneus reformados é em média 50% mais barato do que os pneus novos. Vale a pena comprar pneus remoldados? Usar pneu remold é bom? Saiba nesse artigo!
Indo direto ao ponto, a resposta é basicamente não. Pneu remoldado pode ser perigoso, não valendo o custo benefício para carros e motos. Mas existem prós e contras. Acompanhe e saiba tudo sobre esse produto.
Veja: Como saber quando é a hora certa de trocar o pneu do carro
A empresa primeiro desgasta o pneu e depois o cobre completamente com uma nova superfície de borracha. A vantagem é realmente o preço mais barato. Por outro lado, a vida útil dos pneus reformados é cerca de 30% menor do que a dos pneus novos e ainda traz alguns riscos.
Um deles é equilibrar a dificuldade de reformar pneus, fato relatado pela maioria dos consumidores. Outro ponto que precisa ser enfatizado é que não é possível determinar a origem dos pneus reformados. Isso significa que não é possível saber de qual marca ele vem ou o estado do pneu até que a nova camada de borracha seja recebida.

Guia do Conteúdo
O que é um pneu remold?
Um pneu remold é um pneu velho que foi sujeito a um processo de recauchutagem. Esta técnica envolve raspar o lado da peça e a banda de rodagem onde o relevo ou ranhura está localizado.
Após a remoção dessas estruturas originais, novos degraus foram substituídos, e os pneus modificados também tiveram novas inscrições laterais.
Qual diferença de um pneu meia vida para um pneu Remold?
Se você estiver procurando por pneus baratos, poderá encontrar pneus de meia-vida, que são diferentes dos pneus modificados. Os pneus de meia-vida são ainda mais baratos do que os pneus modificados.
Leia também: Qual é a marca de pneu que dura mais?
Mas qual é a diferença entre eles? Usar pneu remold é bom?
Embora os pneus remold sejam realmente refeitos, os pneus de meia-vida não são. Os pneus de meia-vida são pneus usados que ainda têm uma certa vida útil (os pneus de veículos comerciais têm uma vida útil de 5 a 10 anos).
Grande parte dos pneus de meia-vida vem do exterior, dos Estados Unidos ou de países europeus, onde estão acostumados com cerca de metade de sua vida útil, e depois descartados no Brasil, onde são vendidos a preços baixos.
O fato de serem “importados” não significa necessariamente que seus pneus sejam de melhor qualidade do que os fabricados no Brasil, mas que possuem características diferentes e se adaptam à faixa de temperatura do hemisfério norte, o que exige, por exemplo, que os pneus possam conduzir na neve.

Usar pneu remold é bom? Vale mesmo a pena?
Muitas pessoas querem saber se é bom remoldar pneus. Resumindo, não, porque você corre riscos. A rigor, não há problema em usar pneus remold que existem em todo o mundo. Pneus reformados são mais baratos porque usam parte de pneus velhos e até contribuem com o meio ambiente, pois o destino da carcaça é uma questão ecológica em todo o mundo.
No entanto, reconstruir pneus é perigoso no Brasil porque o Inmetro está tão eficiente, em conluio com empresas de reforma, e não exige que os registros de informações mais relevantes sejam mantidos na lateral da carcaça como nos países desenvolvidos.
Para a fabricação do pneu remoldado, toda a camada de borracha é removida e apenas a carcaça usada. Ao contrário da renovação, o processo de romoldagem consiste em aplicar uma nova camada sobre a camada anterior.
O problema é com esta carcaça. Por exemplo, na Europa, a legislação exige operações de remodelação para reter registros das características originais da carcaça nas bandas laterais. Mas, no Brasil, o Inmetro foi “convencido” pela fábrica de pneus modificados, ignorando essa exigência que onera o processo.

Quais riscos o comprador possui ao adquirir pneus remold?
Em um país com muito calor como o Brasil, esse tipo de pneu é indesejável. É importante que possamos sempre escolher pneus novos, pois podem superar melhor as lacunas e irregularidades. Não há dúvida de que se trata de um pneu barato.
O dinheiro economizado não vale a pena, pois os pneus são responsáveis pela aderência do carro, e o pneu remoldado não pode fazer isso com precisão. O que acontece depois que um pneu se desgasta? Você não tem um bom manuseio ou muito controle sobre o veículo. Usar pneu remold é bom? Continue acompanhando o artigo e descubra.
Embora homologado pelo Inmetro, como você sabe, não é possível determinar o ano de fabricação dos pneus reformados, diferente dos pneus novos, que são marcados com a data de fabricação na lateral do pneu. O formato do exemplo é 0317. Um número como este significa que o pneu foi fabricado na 3ª semana de 2017. O Inmetro aceita esses pneus reformados até o sétimo ano de vida útil, mas como você sabe disso?
Com o tempo, seu carro pode ter problemas e dirigir na chuva é sempre uma tarefa muito complicada. Se os pneus estiverem em más condições, você ouvirá um barulho, o que é desagradável.
Se você não puder pagar quatro pneus novos, compre dois e coloque-os atrás. Em seguida, compre mais dois e coloque-os na frente. Para quem decidir comprar esses pneus remold, é recomendável dirigir apenas na cidade e em baixa velocidade para evitar maiores problemas.
Outra sugestão é usar sempre o mesmo tipo de pneus que saíram de fábrica, pois são ideais em termos de consumo, estabilidade e ruído. Sabemos que as nossas ruas e estradas geralmente são muito más e têm muitos buracos, por isso não vale a pena correr o risco de usar pneus de qualidade inferior neste tipo de piso.
Confira: Os 5 melhores pneus 175/65 R14
Principais problemas do pneu remold
- Pneus remold fazem ruídos fortes como se houvesse rolamento com problemas.
- O balanceamento nunca é perfeito nestes tipos de pneus, o que atrapalha a sua dirigibilidade.
- A instabilidade é constante, portanto, o risco de acidentes cresce e muito.
- Seja nas curvas ou retas, a qualidade da dirigibilidade é duvidosa.
Conclusão
Dessa maneira, podemos perceber que existem muitos riscos ao tentar reaproveitar um pneu dessa forma. Tirando se a sua necessidade for usar em um grande caminhão (que tem dezenas de pneus), o uso é menos arriscado. Mas no automóvel que você viaja com a sua família, não vale a pena o risco. Os pneus novos apesar de mais caros (veja as Melhores Marcas de Pneus para Carros), podem ser comprados em muitas parcelas no cartão de crédito, cabendo muito bem no seu bolso.
Desta forma, mostramos que usar pneu remold é bom ou não e se vale mesmo a pena, acompanhe o Agora Motor e veja as melhores dicas e novidades no mundo do automobilismo.
