Os 3 melhores Pneus 130/70-18 para utilizar na sua moto
Para os motociclistas que estão de olho nos melhores pneus 130/70-18, queremos trazer algumas opções para você avaliar, visando sempre boa qualidade do produto e recomendações de quem comprou. Esse é um pneu indicado para motos custom, trail e algumas esportivas compatíveis com essa medida.
É importante fazer a escolha de um pneu para a sua moto, até porque ele será seu fiel escudeiro nas viagens, garantindo desempenho e segurança para você. Porém, para fazer uma escolha, é bom saber interpretar as informações dos pneus, facilitando na hora da compra.
Guia do Conteúdo
Entenda sobre um pneu

Para você conseguir se dar bem na hora da compra de um pneu, é importante saber como funciona um pneu e estar atento em alguns detalhes que serão de grande importância na hora da compra, para entender melhor, vamos pegar como exemplo o 130/70 R18 63H:
Para começar, já temos o 130, medido em milímetros, ele representa a largura ou grossura do pneu, ele é medido de ombro a ombro, indicando o tamanho da banda de rodagem, onde ficam os sulcos do pneu.
O número 70 indica a altura da banda, que é o perfil do pneu, ela é média em porcentagem, o que nesse caso representa 70% da banda de rodagem, o que em números seria 130 x 0,70 = 91 mm, assim descobrindo o perfil do pneu em milímetros.
O R18, significa que é um pneu radial de 18 polegadas, pneus podem ser radiais ou diagonais, os diagonais são representados por nenhuma letra ou B às vezes. A construção radial é mais para pneus de alto desempenho, já os diagonais são mais convencionais. E o seu aro pode variar, e é sempre medido em polegada.
O 63H são os índices do pneu, a primeira parte é o índice de carga, onde representa o peso máximo suportado pelo pneu 63 = 272 kg e o H é o índice de velocidade, o qual é a velocidade máxima suportada pelo pneu H = 210 km/h. Aqui nesse artigo, você pode visualizar uma tabela com os índices de um pneu.
Algo que você sempre deve conferir em um pneu, é o DOT, ele é nada mais do que a data de fabricação, representado como exemplo 05/23. De início temos a semana do mês em que o pneu foi criado, logo em seguida o ano, nesse caso é um pneu fabricado na quinta de semana de 2023. Pneus tem como base, uma durabilidade de 5 anos, então use isso como referência.
Algo bacana de ser observado é o desenho o pneu, que pode ser simétrico, assimétrico, direcional ou bidirecional. Os simétricos são pneus mais básicos, onde possuem um desgaste mais uniforme, pneus assimétricos são mais tecnológicos, melhor aderência, porém são mais caros e tem um desgaste irregular, já os bi ou direcionais, garantem maior desempenho e maior escoamento da água.
Etiqueta do Inmetro
A etiqueta do Inmetro pode te dar uma base da qualidade de desempenho do pneu, onde é avaliado a resistência de rolamento e aderência na água como notas de “A” a “G”, e o nível de ruído do pneu em Decibéis (dB). Resistência de rolamento significa economia de combustível, aderência na água traz menor chance de derrapar ou sofrer aquaplanagem, e o nível de ruído significa quanto menos, maior o conforto.
Nas motos, você verá que é muito raro ter a etiqueta do Inmetro, por lei pneus diagonais, bicicletas, militares e outras exceções, não precisam dessa avaliação, mas no caso de motos você verá pneus radiais que não possuem a etiqueta nem outras informações de maior relevância.
Melhores pneus 130/70-18
Para você ter o melhor pneu em mãos, é importante escolher um modelo adequado para sua moto, que irá suprir a necessidade dela. Para isso é aconselhado conferir o manual do proprietário, onde você irá encontrar os pneus recomendados para a sua moto.
Pneu Metzeler ME 888 Marathon Ultra 130/70-18 63H Dianteiro

Excelente opção para equipar as motos custom, é uma opção de alto desempenho e qualidade, que amplia o conforto da motocicleta, pois é macio, sem perder a segurança e mantendo a durabilidade elevada, para longas quilometragens e mantendo as características de pilotagem durante toda a sua vida útil.
Índice de velocidade | H = 210 km/h |
Índice de peso | 63 = 272 kg |
Peso do pneu | 6,01 kg |
Construção | Diagonal |
Montagem | Sem câmara |
Preço | R$ 1.000,00 – R$ 1.200,00 |
Pneu Michelin Scorcher 31 130/70B18 63H Dianteiro

Projetado e desenvolvido especificamente para a motocicleta Harley-Davidson Dyna. Aderência em qualquer tipo de pista, devido à combinação de compostos da borracha que também auxilia na durabilidade sem comprometer o desempenho. – Para utilização do pneu sem câmara, a moto precisa ser equipada com rodas de liga leve certificadas, com bicos e demais ajustes necessários para o uso correto e seguro do pneu.
Índice de velocidade | H = 210 km/h |
Índice de peso | 63 = 272 kg |
Peso do pneu | 6,64 kg |
Construção | Diagonal |
Montagem | Com ou sem câmara |
Preço | R$ 1.600,00 – R$ 1.800,00 |
Pneu Pirelli Sport Demon 130/70-18 63H Traseiro

Pneu esportivo com estrutura convencional para motos Sport Touring de média cilindrada. Perfil do pneu traseiro desenvolvido com tecnologia de múltiplos raios, oferecendo condução precisa e controle em todas as condições de pilotagem. Composto de alta performance que assegura excelente rendimento quilométrico.
Índice de velocidade | H = 210 km/h |
Índice de peso | 63 = 272 kg |
Peso do pneu | 5,29 kg |
Construção | Diagonal |
Montagem | Sem câmara |
Preço | R$ 600,00 – R$ 700,00 |
E o que você achou desses pneus? Já usou algum deles ou tem outra boa recomendação? Não deixe de compartilhar nos comentários. E também avalie o artigo com as estrelas, é algo simples, mas nos ajuda muito.
Confira essas marcas de pneus:
Se você é uma pessoa que gosta muito de carros, motos e esse universos automobilístico, repleto de novidades e lançamentos, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos artigos, notícias, Tabela Fipe e muito mais.
Perguntas Frequentes
Como funciona o desenho de um pneu?
Algo bacana de ser observado é o desenho o pneu, que pode ser simétrico, assimétrico, direcional ou bidirecional. Os simétricos são pneus mais básicos, onde possuem um desgaste mais uniforme, pneus assimétricos são mais tecnológicos, melhor aderência, porém são mais caros e tem um desgaste irregular, já os bi ou direcionais, garantem maior desempenho e maior escoamento da água.
Qual a maneira correta de lavar um pneu?
A forma mais interessante é usando apenas água e sabão, no mercado temos diversos produtos muito interessantes e eficientes para fazer a lavagem, porém eles podem conter substâncias corrosivas para o pneu, que acaba diminuindo a vida útil do pneu.