Por que os carros da Fórmula 1 2023 são tão pretos? Existe uma boa explicação!
A Fórmula 1 é conhecida por seus carros extremamente arrojados, mas esse ano eles ganham uma cor preta interessante. Esta mudança não é apenas por estética, mas por desempenho também! Aprenda aqui o porquê e como a pintura preta pode ajudar no desempenho dos veículos.
Guia do Conteúdo
Características e Requisitos
Confira abaixo uma tabela com dados sobre os pré-requisitos dos carros da Fórmula 1.
Característica | Descrição | Informação |
---|---|---|
Regulamentos | Normas que devem ser seguidas para que os carros de F1 sejam aprovados | Limite de peso e requisitos de construção |
Peso | Massa dos carros de F1 | 798 kg |
Tinta | Revestimento usado nos carros de F1 | Fosca |
Esses carros são máquinas da velocidade, ele é todo pensando em aerodinâmica e velocidade, por isso é tão bom assistir às corridas e ver o desempenho dessas obras de arte automobilística!
Descubra os Motivos e Como Isso Pode Ajudar a Salvar Peso!
A temporada de Fórmula 1 de 2023 começou (saiba aqui o calendário da Fórmula 1) e, enquanto os carros se preparam para a pista, uma questão se destaca: por que tantos carros da Fórmula 1 são pretos este ano? A resposta é simples: as equipes estão trocando tinta para economizar peso. Novos regulamentos obrigam as equipes de F1 a colocar seus carros em uma dieta de equipamentos.
Economizando Peso com Pintura Preta
Em 2022, um conjunto de novos regulamentos mudou o limite de peso e os requisitos de construção dos novos carros de Fórmula 1. As equipes pareciam ter poucos problemas para resolver as coisas desde o início.

No entanto, à medida que os carros se desenvolviam ao longo da temporada de 2022, muitas equipes lutavam para atender ao restrito requisito de peso de 798 kg (1.759 lb). O diretor técnico da Aston Martin, Andy Green, disse:
“Esses carros são pesados pelo regulamento e, para chegar ao peso regulamentar, é um desafio. Passamos por todo o carro da frente até a traseira e removemos a tinta onde pudemos.”
Acompanhe nossos grupos
Além disso, ênfase adicional em componentes híbridos, um halo reforçado (halo é uma armação de titânio que fica perto da cabeça dos pilotos para auxiliar na proteção contra pancadas) e estrutura de segurança, e até rodas grandes contribuíram para o aumento do peso dos carros de Fórmula 1.
O que diz a direção da Fórmula 1?
O diretor técnico da F1, Pat Symonds, indicou que reduzir o tamanho e o peso do carro é uma meta do para equilibrar as corridas.
Embora o aumento de cores escuras possa parecer uma nova tendência esse ano, as equipes já tinham começado a remover a tinta colorida de seus carros em 2022. A remoção da tinta colorida ajudou a economizar 350 g. A Williams lutou especialmente em 2022, e perder algum peso ajudou a equipe a melhorar o desempenho, mesmo que os ganhos fossem pequenos, ainda foi alguma coisa.
Carros Pretos da Fórmula 1 Vieram Para Ficar?
Com a questão do peso na vanguarda de muitas decisões, quase todos os carros de Fórmula 1 de 2023 têm mais preto em sua pintura do que nos anos anteriores.

Até mesmo a Ferrari, lendária por seu esquema de pintura totalmente vermelho, tem grandes blocos pretos no nariz e nas laterais, além de asas dianteiras e traseiras totalmente pretas. Significativamente, a equipe italiana usa tinta fosca em seus carros desde 2021. A mudança de brilhante para fosco remove uma camada de revestimento dos carros, economizando cerca de 3 kg de peso.
Outras equipes como Red Bull, Haas e Mercedes optaram por looks quase totalmente pretos para 2023. Até mesmo a McLaren adicionou faixas de carbono a seu novo carro de F1.
Conclusão do porquê da cor preta
Em suma, as equipes da Fórmula 1 estão usando carros pretos para economizar peso e atender às exigências dos novos regulamentos. Essa é uma das principais razões pelas quais os carros pretos da Fórmula 1 provavelmente vieram para ficar.
Por que tantos carros da Fórmula 1 são pretos este ano?
As equipes estão trocando tinta para economizar peso devido às exigências dos novos regulamentos da F1. A remoção da tinta permite que as equipes economizem cerca de 350 g por veículo e até 3kg no total.
Quais outras mudanças foram feitas nos últimos anos na F1?
Além do uso do preto nos carros da F1 para reduzir o peso dos veículos, outras mudanças incluem ênfase adicional em componentes híbridos, um halo reforçado e estrutura de segurança, e até rodas grandes contribuíram para o aumento do peso dos carros de Fórmula 1.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!