Yamaha XTZ 250 2022: Preço, Versões e Ficha Técnica
Quem é apaixonado por motocicletas é amante da XTZ 250 2022 da Yamaha, por ser uma moto icônica da fabricante japonesa e uma velha conhecida nossa. Na versão 2022, a moto vem cada vez mais moderna e mais completa do que antes, mantendo o alto nível de qualidade da Lander.
Guia do Conteúdo
Novidades da XTZ 250 2022
As mudanças são bem visíveis no novo modelo da XTZ 250 2022: com um design bem mais potente exalando robustez, a moto ganhou aparência ainda mais esportiva do que antes e isso é notado mesmo se for visto de longe por alguém que não seja expert em motocicletas. Com os anos, esse modelo ganhou o território nacional e uma legião de consumidores que admiram a potência da Lander.
O lançamento da versão 2022 foi muito esperado, pois o assunto já era discutido no mercado de motos bem antes da estreia. A novidade é que ela veio inspirada em outro modelo incrível da marca, a Ténéré, que é a mistura exata de esportividade e potência.

Características da moto
A XTZ 250 pode ser usada tanto em cidades no cotidiano como no campo, já que possui potência e preparo para este tipo de terreno. Com ela, é possível praticar esportes radicais como trilhas, por exemplo. As principais características que permitem isso são:
- Chassi berço semi-duplo reforçado;
- Suspensão traseira monocross;
- Superleve com 143 kg;
- Motor 250cc Yamaha.

Comparativo com o modelo anterior
Em relação à versão anterior, o modelo atual traz todo o design inspirado na potente Teneré e tudo que envolve a evolução dessa preparação, como suspensões melhores e freios ABS montados em um chassi bem mais leve para esse modelo atual possibilitar manobras mais agressivas no campo.
Apenas olhando para a moto se nota a diferença no tamanho e para quem tem o prazer de pilotar, a sensação é de que está em uma moto com mais cilindradas que a do ano anterior.
Motor da XTZ 250 2022
O motor que oferece potência sem ignorar a segurança conta com:
- Cabeçote do tipo SOHC, composto por 2 válvulas e 4 tempos com refrigeração a ar, assim como nas versões anteriores;
- Torque (Gasolina) de 2,1 kgf.m, considerando uma marcação de 6.500 rpm no painel;
- Torque (Etanol) de 2,1 kgf.m (6.500 rpm);
- Cilindrada: 249,5;
- Peso a seco: 143 kg;
- Diâmetro x curso: 74 x 58 mm;
- Taxa de compressão: 9,8:1;
- Injeção eletrônica;
- Tipo de combustível: Gasolina/Etanol.
Confira agora a Yamaha Lander
Tudo isso garante que a moto ofereça maior velocidade e, claro, potência para enfrentar os obstáculos do campo.

Desempenho
O desempenho da XTZ 250 é, segundo especialistas, muito bom. Ela responde muito rápido ao acelerador e é muito bem calibrada para ser usada no asfalto.
No campo ela também demonstra a potência do seu motor de 249 cilindradas e não deixa a desejar. Com freios ABS que garantem a segurança do piloto é, com certeza, uma moto para qualquer pessoa que é apaixonada por esse tipo de veículo.
A aceleração sobe muito rápido e o torque de 2,1 kgf.m dá uma força enorme ao desempenho da motocicleta frente aos desafios.

Consumo da XTZ 250 2022
Segundo a fabricante Yamaha, a XTZ 250 2022 tem o consumo médio de 30 km/l quando for usado gasolina. É uma excelente média de consumo considerando um uso misto. A Lander entrega, então, potência sem abrir mão da economia de combustível.
Itens de série da motocicleta
A moto que conquistou o mercado nacional vem com itens de série que a tornam ainda melhor que outras motocicletas desse segmento. Entre eles estão:
- Banco em dois níveis;
- Alças do garupa em alumínio reforçado;
- Tampa de combustível em estilo aviador;
- Painel digital;
- Farol móvel em LED com luz de posição;
- Lanterna traseira em LED;
- Freios ABS
- Suspensão traseira monocross.

Ficha técnica da Yamaha XTZ 250 2022
Gostou das características citadas até aqui? Conheça agora a ficha técnica completa da XTZ Lander para entrar para a lista dos consumidores amantes desse modelo completo da montadora japonesa Yamaha, A XTZ 250 2022 apresenta uma quantidade bem generosa de itens técnicos. Confira agora!
Motorização da XTZ 250 Lander
- Motor tipo: SOHC, 2 válvulas com 4 tempos;
- Refrigeração a ar;
- Cilindrada (cm³): 249;
- Quantidade de cilindros: 1;
- Potência Máxima (Cv e rpm): 20,7 a 8.000 (Gasolina), 20,9 a 8.000 (Etanol);
- Torque Máximo (Kgf.m rpm): 2,1 a 6.500 (Gasolina), 2,1 a 6.500 (Etanol);
- Combustível: Gasolina e Etanol;
- Sistema de partida: Elétrica;
- Transmissão primária: Engrenagens;
- Transmissão secundária: Corrente;
- Sistema de ignição: TCI;
- Diâmetro (mm): 74,0;
- Curso (mm): 58,0;
- Relação de Compressão: 9,8:1.
Chassi
- Tipo de chassi: Berço semi duplo;
- Suspensão Dianteira: Garfo telescópico;
- Curso (mm): 240;
- Roda (mm): 240;
- Suspensão Traseira: Balança traseira Monocross – Com link;
- Curso (mm): 68;
- Roda (mm): 220;
- Freio Dianteiro: Disco hidráulico;
- Diâmetro (mm): 245;
- Freio Traseiro: Disco hidráulico;
- Diâmetro (mm): 203;
- Pneu Dianteiro: METZELER 80/90-21 M/C – 48S DP ENDURO 3;
- Pneu Traseiro: METZELER 120/80-18 M/C – 62S ENDURO 3.
Dimensões e capacidades
- Comprimento (mm): 2.125;
- Largura (mm): 830;
- Altura (mm): 1.180;
- Distância mínima do solo (mm): 270;
- Entre eixos (mm): 1.390
- Altura do assento (mm): 875;
- Tanque de Combustível (Litros): 13,6 – Reserva 4,1;
- Peso Líquido (Kg): 143.
Motor
- Cilindros: Monocilíndrico:
- Cilindrada: 149 cc;
- Diâmetro X curso: 57,3 mm x 57,9 mm;
- Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar;
- Potência: 12,2 cv (7.500 rpm);
- Torque: 1,3 kgf.m (5.500 rpm);
- Taxa de compressão: 9,6:1;
- Alimentação: Injeção eletrônica;
- Tipo de combustível: Gasolina/Etanol;
Suspensão
- Suspensão traseira: Balança traseira;
- Curso da suspensão dianteira: 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda);
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico;
- Curso da suspensão traseira: 92 mm (suspensão) / 112 mm (Roda);
Câmbio
- Transmissão final: Corrente;
- Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades;
- Embreagem: Multi-Disco úmida;
Freios
- Freio dianteiro: Disco Hidráulico;
- Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo);
- Sistema de freios: UBS;
- Freio traseiro: Tambor mecânico;
- Ø do freio traseiro: 130 mm;
Dimensões
- Pneu dianteiro: METZELER/ME STREET 2,75-18 (42P);
- Pneu traseiro: METZELER/ME STREET 100/80-18 (59P);
- Tipo de chassi: Diamante;
- Comprimento x Largura x Altura: 2015 mm X 735 mm X 1055 mm;
- Altura mínima do solo: 160 mm;
- Peso Líquido: 130 kg;
- Capacidade do tanque (reserva): 15,2L (3L);
- Distância entre eixos: 1330 mm;
- Altura do assento: 785 mm.
Para mais informações sobre a XTZ 250 2022 que é uma das motos mais queridas da Yamaha, assista ao vídeo:
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Perguntas Frequentes
Quanto custa a Yamaha XTZ 250 2022?
Quem quiser comprar a nova versão da Yamaha XTZ 250 2022, vai pagar a partir de R $19.895,00 nas lojas Yamaha.
Qual a velocidade máxima da XTZ 250 2022?
A velocidade final é de 139km/h. Essa foi a velocidade alcançada em testes por pilotos experientes. Pode ser que alcancem ainda mais em maiores distâncias, mas essa é a média alcançada.
Qual é o consumo de combustível da XTZ 250 2022?
De acordo com a fabricante Yamaha, a XTZ 250 2022 tem um consumo médio de 30 km/l quando abastecida com gasolina.
Quais são os itens de série da XTZ 250 2022?
A moto vem com banco em dois níveis, alças do garupa em alumínio reforçado, tampa de combustível em estilo aviador, painel digital, farol móvel em LED com luz de posição, lanterna traseira em LED, freios ABS e suspensão traseira monocross.
Como é o desempenho da XTZ 250 2022?
Segundo especialistas, o desempenho da XTZ 250 2022 é excelente. A moto responde rapidamente ao acelerador e oferece potência tanto no asfalto quanto em terrenos off-road.
