70% das vendas de carros estão sendo feitas à vista no Brasil (você não leu errado)
No Brasil, a maioria dos carros zero km (normalmente) são negociados a prazo, ou seja, financiados, isso acontece pelo fato de que obviamente a parte majoritária da população não tem todo o dinheiro para comprar um veículo à vista. Porém, conforme apresentado na revista AutoData, 70% das vendas estão sendo feitas à vista.
Guia do Conteúdo
Vendas de carros estão sendo feitas à vista no Brasil
É possível constatar que a queda nas vendas de carros não é resultado da disponibilidade de dinheiro no bolso dos clientes para compras à vista, mas sim do fato de que a grande maioria dos consumidores que costumava comprar carros financiados deixou de frequentar as concessionárias.
A escassez de componentes eletrônicos, que outrora era um problema, já foi superada. Contudo, a falta de clientes se tornou uma questão crítica, pois muitas pessoas não conseguem arcar com os preços elevados dos veículos, mesmo os mais simples, como o Kwid e o Mobi.

Mesmo quando oferecidos em prestações suaves e a longo prazo, esses carros estão além do alcance financeiro dos brasileiros. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sugere que sejam oferecidos incentivos financeiros para desbloquear o acesso a financiamentos mais acessíveis. No entanto, isso é difícil de ser implementado, uma vez que os preços continuam altos.
O número de vendas a prazo no Brasil caiu para pouco mais de 30%, em comparação com os cerca de 60% que havia antes da pandemia. É notável o declínio da situação econômica. Segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF), a participação dos financiamentos nas vendas é de apenas 32%, enquanto as vendas à vista representam 64% e os consórcios, 4%. Infelizmente, a expectativa é de que essa situação continue em 2023, conforme afirmou um diretor do Itaú Unibanco, devido aos juros altos e à crescente inadimplência.

Confira mais sobre os 5 carros 0km que da para comprar com o valor do Polo
Acompanhe nossos grupos
Embora os bancos tenham liberado um valor recorde para financiamentos em 2022, isso se deve principalmente ao aumento dos preços dos carros, e não ao aumento das vendas financiadas. Atualmente, as taxas de juros para financiamento estão muito altas e os valores só são concedidos com uma entrada mínima de 30% e parcelamento em até 36 vezes. A média das condições de financiamento oferece
E aí o que você achou da notícia? Aproveite e deixe a sua opinião logo abaixo no nosso portal Agora Motor!
Fonte: AutoData