Aprenda a ler a placa Mercosul e como saber a origem do veículo
Para identificar a origem de veículos com placas Mercosul, é necessário baixar um aplicativo chamado Sinesp Cidadão, desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro.
Guia do Conteúdo
Como ler a placa do Mercosul e identificar origem
Para ler a placa do Mercosul, é importante saber que ela contém quatro letras e três algarismos, ao contrário do modelo de placa anterior. Além disso, a sequência pode misturar letras e números e apresenta uma faixa azul com a bandeira do país na parte superior.
No entanto, a placa não traz mais informações sobre a cidade e o estado de origem do veículo. Para identificar a origem do veículo com a placa do Mercosul, é possível utilizar um aplicativo, como o Sinesp Cidadão, que faz a consulta no sistema de Informações de Segurança Pública.

As placas Mercosul contêm apenas o país de origem e a identificação estética padronizada, mas ainda é possível descobrir de onde o veículo vem a partir da placa. As placas antigas tinham a cidade e estado do veículo, mas as novas placas contêm quatro letras e três algarismos, o que dobra a possibilidade de combinações.
A sequência de letras e números pode se misturar e se integrar, e a placa agora possui uma bandeira do país na parte superior, uma faixa azul, e apresenta curvas sinuosas no fundo.
Em caso de compra de carros novos, transferência de propriedade, troca de município e de categoria veicular, é necessário atualizar a placa antiga para as placas do Mercosul. Qualquer pessoa pode usar o aplicativo Sinesp Cidadão para consultar todas as informações sobre as placas do Mercosul e identificar os veículos.
E aí o que você achou das nossas dicas sobre como olhar a placa Mercosul? Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para verificar o nosso portal Agora Motor!