Advogado explica porque o não é divulgado o estado de saúde do grande piloto Michael Schumacher!
Um mistério envolve as notícias relacionadas ao ex-piloto alemão Michael Schumacher desde o acidente grave que sofreu em 29 de dezembro de 2013, enquanto esquiava na estação de Meribel, nos Alpes franceses. Agora, o advogado da família, Felix Damm, esclareceu alguns pontos sobre o motivo pelo qual os familiares do heptacampeão mundial de Fórmula 1 optaram por ocultar informações sobre seu estado de saúde.

Em entrevista ao portal alemão LTO (Legal Tribune Online), Damm explicou que a privacidade sempre foi uma preocupação da família. Segundo ele, discutiram muito sobre a melhor maneira de proteger essa privacidade. Consideraram até mesmo divulgar um relatório final sobre a saúde de Michael, mas perceberam que isso não seria suficiente. Seria necessário fornecer constantemente atualizações sobre o estado do ex-piloto, e isso poderia incentivar os veículos de mídia a questionarem continuamente sobre seu estado.
Damm ressaltou que não cabe à família acabar com a mídia e que eles poderiam retomar o relatório repetidas vezes e perguntar sobre possíveis mudanças. Além disso, se a família decidisse tomar medidas legais contra essas especulações, teriam que lidar com o argumento da autoexposição voluntária. Em outras palavras, se eles mesmos tivessem divulgado informações anteriormente, não poderiam reivindicar privacidade sobre elas.
O advogado também mencionou as batalhas jurídicas que a família enfrentou para impedir a divulgação de determinados conteúdos sobre a saúde de Schumacher. Segundo ele, a própria família, acompanhada de médicos, divulgou informações logo após o acidente. No entanto, as declarações na conferência de imprensa foram consideradas genéricas o suficiente para não permitir especulações sobre o estado de saúde.
Damm também afirmou que compreende o desejo dos fãs de Schumacher por notícias sobre sua condição, mas acredita que a grande maioria dos torcedores consegue lidar bem com isso e respeitar a necessidade de privacidade durante esse processo.
O advogado ainda alertou sobre aqueles que têm repassado informações sobre a saúde de Schumacher para a imprensa, incluindo amigos próximos como Jean Todt e Georg Gänswein. Ele destacou que mesmo amigos e pessoas próximas podem ser processadas caso tornem públicas questões privadas.
Dessa forma, fica claro que a família Schumacher tem buscado proteger a privacidade do ex-piloto e evitar especulações desnecessárias sobre seu estado de saúde. A situação reforça a importância do respeito à privacidade das pessoas, mesmo em casos envolvendo figuras públicas.
Segundo informações, em 2014 o piloto havia saído do comam e no final de 2019 ele não respirava mais por aparelhos. Seu estado de saúde sempre foi um grande mistério, algumas pessoas pensavam que o Michael teria morrido, outros que ele estaria em coma, que ele teria perdido suas capacidades intelectuais, dentre outras teorias sobre o seu estado de saúde.
É estimado que a família gasta em torno de R$ 20 milhões de reais por ano com o piloto, porém sua fortuna estimada antes do acidente, era bilionária.
O Schumacher é um dos grandes pilotos da velha guarda, para quem gosta de Fórmula 1. Para muitos fãs, o piloto fez muita falta nessa década que ele esteve ausente das pistas.
