Alpine e Lotus desfazem parceria em projeto de carro esportivo elétrico
A montadora britânica Lotus e a francesa Alpine encerraram sua parceria para o desenvolvimento de um carro esportivo elétrico, conforme relatório divulgado. Embora não tenha sido mencionado um motivo específico para a decisão, a Lotus afirmou que não seguirá com o projeto, mas que futuras cooperações ainda são possíveis. A Alpine, por sua vez, continuará com suas ambições elétricas futuras, incluindo SUVs maiores que poderiam utilizar plataformas da Lotus.
A colaboração entre as empresas havia sido anunciada em 2021, com o Grupo Renault – empresa-mãe da Alpine – revelando que a marca se tornaria puramente elétrica de alto desempenho. O plano era ter um carro esportivo elétrico de próxima geração co-desenvolvido com a Lotus pronto no meio da década.
Embora o relatório mencione apenas o projeto do carro esportivo planejado, é possível que a Lotus possa fornecer uma base para os SUVs maiores da Alpine, oferecendo sua tecnologia e conhecimento técnico em carros elétricos. No entanto, isso ainda não foi confirmado oficialmente pela empresa.

Enquanto isso, a atual geração do A110 da Alpine continua viva com seu motor turboalimentado de quatro cilindros. A versão mais recente do pequeno carro esportivo, o A110 R, estreou em outubro de 2022, entregando 300 cavalos de potência e acelerando de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, além disso conta com suspensão voltada para pista e uma boa dose de fibra de carbono. Essa versão é legal nas estradas europeias, mas não está sendo oferecida à venda na América do Norte.
A Alpine continuará considerando outras opções de exportação para o A110 até pelo menos 2026, enquanto se concentra em desenvolver sua linha elétrica com SUVs maiores que podem utilizar plataformas com base no conhecimento técnico da Lotus em carros elétricos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
