Análise do Peugeot 2008 Active: Vantagens e Desvantagens do SUV

O Peugeot 2008 Active surge como um dos lançamentos mais aguardados de 2025 e se destaca entre os finalistas do prêmio Carro do Ano. A marca francesa aposta alto nesse modelo para se consolidar no segmento competitivo dos SUVs. Desde seu lançamento, há dois meses, a Peugeot tem implementado uma estratégia de preços agressiva, oferecendo promoções que tornam o 2008 uma opção atraente para os consumidores. Testamos a versão de entrada, Active, e agora apresentamos cinco razões para considerá-lo e cinco motivos que podem levar você a repensar essa escolha.

Dois Peugeot 2008 2025
Foto: Reprodução/Peugeot

Vantagens de Comprar o Peugeot 2008 Active

1. Preço Atraente

Durante o período de promoção, o Peugeot 2008 se destaca como um dos SUVs com melhor custo-benefício. Embora a versão Active tenha sofrido um aumento de R$ 5 mil desde seu lançamento, o preço atual de R$ 124.990 ainda o coloca em uma posição competitiva. Comparado ao Renault Kardian Techno, que custa R$ 129.990, e ao Chevrolet Tracker LT, que chega a R$ 144.490, o 2008 se apresenta como uma opção mais econômica.

2. Aparência Agradável

Um dos pontos fortes do 2008 Active é que ele não parece um modelo de entrada. O design exterior é refinado, com rodas de 17 polegadas que são iguais às da versão topo de linha. O SUV ainda conta com faróis e luzes auxiliares de LED, que conferem um visual moderno e atraente. No interior, o estofamento dos bancos é bem pensado, tanto em estilo quanto na textura dos materiais utilizados, proporcionando um ambiente agradável.

3. Equipamentos de Conforto

A lista de equipamentos do Peugeot 2008 Active é impressionante para sua faixa de preço. O modelo vem equipado com um quadro de instrumentos digital e uma central multimídia de 10 polegadas, que suporta Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, conta com ar-condicionado digital, câmeras 360°, freio de estacionamento eletrônico e, claro, os já mencionados faróis de LED e rodas de 17 polegadas. Esses recursos aumentam significativamente o conforto e a praticidade do dia a dia.

4. Conjunto Mecânico Eficiente

O 2008 Active apresenta um novo motor 1.0 turbo, que substitui os motores 1.6 (aspirado e turbo) de versões anteriores. Com uma potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm, esse motor permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 9,8 segundos durante nossos testes no Rota 127. Embora os números sejam melhores que os do motor anterior, o 2008 ainda oferece um desempenho sólido, garantindo que não é um carro lento.

5. Excelente Dirigibilidade

Mais do que um motor potente, o Peugeot 2008 Active proporciona uma das melhores experiências ao volante dentro do seu segmento. A moderna plataforma CMP, aliada a um câmbio CVT bem ajustado e a uma suspensão equilibrada, resulta em uma condução que combina firmeza e conforto. O volante de diâmetro reduzido oferece ao motorista uma sensação esportiva, mesmo que o SUV não seja um carro de alto desempenho.

Peugeot e-2008 2025 visto de cima.
Foto: Reprodução/Peugeot

Motivos para Evitar o Peugeot 2008 Active

1. Acabamento Inferior

Apesar de contar com uma lista de equipamentos impressionante e um design moderno, o acabamento interno do 2008 deixa a desejar. A Peugeot utiliza muitos plásticos duros, e a falta de variedade nos materiais pode incomodar. A diferença é especialmente perceptível quando comparado à versão elétrica, que é importada da Europa e apresenta um acabamento superior.

2. Espaço Interno Limitado

Embora a nova geração do Peugeot 2008 tenha aumentado suas dimensões, com um entre-eixos que cresceu de 2,54 m para 2,61 m, isso ainda não é suficiente para garantir espaço interno generoso. Embora o 2008 supere rivais como o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade em comprimento, ele perde para concorrentes como o Volkswagen T-Cross (2,65 m) e o Renault Duster (2,67 m). Além disso, a disposição dos bancos e um túnel central elevado fazem com que o aproveitamento do espaço interno pareça inferior ao de alguns concorrentes.

3. Consumo de Combustível na Prática

De acordo com dados do Inmetro, o Peugeot 2008 apresenta um consumo de 8,6 km/l na cidade com etanol e 12,3 km/l na estrada. No entanto, a realidade do uso cotidiano pode ser diferente. Em nossas experiências com a versão Allure e até mesmo com a topo de linha, GT, o computador de bordo frequentemente não superou os 7 km/l, especialmente em tráfego intenso, onde o consumo caiu para cerca de 6,5 km/l. Espera-se que a situação melhore quando o modelo introduzir um conjunto híbrido leve, que está sendo lançado em outros modelos da Stellantis, como os Fiat Fastback e Pulse.

4. Qualidade da Câmera de Ré

Embora a inclusão de câmeras 360° em uma versão de entrada seja uma característica louvável, a qualidade das imagens geradas é decepcionante. Isso pode atrapalhar a experiência do motorista ao manobrar. Além disso, a tela frequentemente muda o ângulo de visão para um modo inferior quando o veículo se aproxima de um obstáculo, o que pode gerar frustração.

5. Porta-Malas Menor que a Média

O volume do porta-malas do 2008 é um dos menores da categoria, com capacidade para apenas 374 litros. Embora isso seja superior ao Renegade (320 litros) e ao HR-V (354 litros), e empate com o T-Cross (373 litros), ainda assim está abaixo do Tracker (393 litros) e dos modelos Creta e Kicks, que oferecem cerca de 430 litros. O Fiat Fastback, por sua vez, se destaca como líder nesse aspecto, com impressionantes 516 litros, seguindo o método VDA.

Considerações Finais

O Peugeot 2008 Active apresenta um bom equilíbrio entre preço e equipamentos, tornando-se uma opção atraente dentro do segmento de SUVs. Suas vantagens incluem um preço competitivo, design atraente, uma lista robusta de equipamentos e uma experiência de condução agradável. Contudo, é importante considerar as desvantagens, como o acabamento inferior, o espaço interno limitado, o consumo de combustível não tão eficiente na prática, a qualidade das câmeras e a capacidade do porta-malas.

Dianteira do Peugeot e-2008 2025.
Foto: Reprodução/Peugeot

Honda City e Toyota Yaris: Análise Detalhada da Linha 2025

Esses fatores devem ser ponderados por quem está pensando em adquirir um SUV nesse segmento. Enquanto o 2008 pode ser uma escolha sólida para muitos, outros consumidores podem encontrar opções que atendem melhor às suas necessidades. Ao final, a decisão dependerá das prioridades e preferências de cada motorista.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário