Ao matar o modelo, Audi comemora 25 anos do TT
O Audi TT, icônico carro esportivo, completa 25 anos desde a sua apresentação no IAA em Frankfurt. Foi em 1996 que a marca realizou uma mudança na nomenclatura e aparência do A8, dando início ao desenvolvimento de um novo design, mais suave e diferente dos modelos boxy icônicos Quattro e 80 pelos quais a marca era conhecida.
Quatro designers – Freeman Thomas, Torsten Wenzel, J Mays e Peter Schreyer – criaram os primeiros esboços do TT, que se tornaram um conceito em setembro de 1995 e foram apresentados no IAA em Frankfurt naquele mês. A reação foi positiva. O mercado estava começando a ganhar forma neste segmento, com Porsche estreando o Boxster em 1997 e a Mazda já produzindo o Miata.
As formas circulares desempenharam grande parte do design inicial do carro junto com uma grande influência de Bauhaus. Em 1998 começou a produção em série do Audi TT Coupe. Posteriormente adicionaram o roadster para o ano modelo de 1999. Entre 1999 e 2006, a Audi fabricou 90.733 roadsters e 178.765 coupés com algumas ofertas diferentes de motores ao longo dos anos.

A segunda geração da Audi TT chegou em 2006, com um design mais elaborado e tecnologia avançada. Um dos destaques foi a introdução do Audi Virtual Cockpit. A terceira geração focou-se nas mudanças técnicas, como o uso de OLEDs para iluminação e melhorias no controle de condução adaptativo.
A Audi está descontinuando o TT movido a gasolina, mas isso não significa que não haverá novas versões no futuro, possivelmente movidas por baterias elétricas e motores da nova geração do Porsche Boxster/Cayman. O TT é um carro que se destaca pela habilidade da marca em compartilhar peças entre os seus modelos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
