Ao matar o modelo, Audi comemora 25 anos do TT

O Audi TT, icônico carro esportivo, completa 25 anos desde a sua apresentação no IAA em Frankfurt. Foi em 1996 que a marca realizou uma mudança na nomenclatura e aparência do A8, dando início ao desenvolvimento de um novo design, mais suave e diferente dos modelos boxy icônicos Quattro e 80 pelos quais a marca era conhecida.

Quatro designers – Freeman Thomas, Torsten Wenzel, J Mays e Peter Schreyer – criaram os primeiros esboços do TT, que se tornaram um conceito em setembro de 1995 e foram apresentados no IAA em Frankfurt naquele mês. A reação foi positiva. O mercado estava começando a ganhar forma neste segmento, com Porsche estreando o Boxster em 1997 e a Mazda já produzindo o Miata.

As formas circulares desempenharam grande parte do design inicial do carro junto com uma grande influência de Bauhaus. Em 1998 começou a produção em série do Audi TT Coupe. Posteriormente adicionaram o roadster para o ano modelo de 1999. Entre 1999 e 2006, a Audi fabricou 90.733 roadsters e 178.765 coupés com algumas ofertas diferentes de motores ao longo dos anos.

Ao matar o modelo, Audi comemora 25 anos do TT
Fonte: AUTOEVOLUTION.

A segunda geração da Audi TT chegou em 2006, com um design mais elaborado e tecnologia avançada. Um dos destaques foi a introdução do Audi Virtual Cockpit. A terceira geração focou-se nas mudanças técnicas, como o uso de OLEDs para iluminação e melhorias no controle de condução adaptativo.

A Audi está descontinuando o TT movido a gasolina, mas isso não significa que não haverá novas versões no futuro, possivelmente movidas por baterias elétricas e motores da nova geração do Porsche Boxster/Cayman. O TT é um carro que se destaca pela habilidade da marca em compartilhar peças entre os seus modelos.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário