Aquaplanagem: O que é e como evitá-la ao dirigir o seu automóvel?
Você sabe o que é esse fenômeno físico chamado aquaplanagem? E como se proteger dela em dias chuvosos ou em regiões um pouco alagadas? Acompanhe nesse artigo!
Aquaplanagem é um grande ocasionador de acidentes nos dias de chuva, por isso é bom saber como lidar com ela.
Confira nesse artigo o que é a aquaplanagem e como evitá-la no dia a dia.
Guia do Conteúdo
O que é a aquaplanagem?
Esse fenômeno chamado de aquaplanagem ou hidroplanagem é muito comum em dias chuvosos, onde acaba empoçando água na pista e quando o carro passa por ela, principalmente em alta velocidade, ele acaba perdendo o atrito com o solo e basicamente flutua pela água, podendo perder o controle e ocasionar um acidente.

Por que acontece a aquaplanagem?
A aquaplanagem pode acontecer por alguns motivos:
- Andar em alta velocidade em pista molhada.
- Qualidade do pneu, quanto mais desgastado, mais suscetível a aquaplanagem.
- Qualidade da pista, pistas ou estradas em péssimo estado de conservação tendem a ter mais buracos ou regiões que a água não escorre para o acostamento, ocasionando em poças de água.
Como evitar a aquaplanagem?
Em dias chuvosos, pós-chuva e também em áreas com lama, é ideal andar com muito cuidado e atenção. Confira algumas dicas para evitar a aquaplanagem.
Velocidade
Em dias chuvosos é recomendado andar mais devagar e com atenção redobrada, geralmente quando um veículo passa por uma por uma poça a mais de 80km/h, ele está sujeito a aquaplanagem.
Lembrando que é bom dobrar a distância de segurança entre um veículo e outro nos dias chuvosos, já que o tempo de frenagem é basicamente o dobro com a pista molhada, já que o atrito com o solo é menor.

Pneus
Ideal para evitar a aquaplanagem com o seu veículo, é fazer a manutenção dos pneus periodicamente.
Fazer o rodízio de pneus ajuda muito a estender sua vida útil. É recomendado a cada 10 mil quilômetros rodados fazer o rodízio corretamente conforme o tipo de pneu, onde os pneus que estão mais expostos se protegem um pouco mais e os que estavam mais protegidos se expõe mais.
Por média, o pneu novo tem 8 milímetros de sulcos, que são aquelas “fendas” no pneu, quando o pneu chega aos 2 milímetros, está em estado crítico e deve ser trocado mais rápido possível. Além dele ser muito suscetível a aquaplanagem em dias chuvosos.
Se a pessoa resolver andar com pneu careca, poderá receber multa, infração grave de 5 pontos na carteira no valor de R$195,23 mais a chance de ficar com veículo retido com a polícia.
Calibrar os pneus ajuda muito também, o pneu da frente deve ser calibrado com menos libras entre 28 a 36 e o pneu de trás é recomendado deixar entre 30 a 40 libras pois nele fica o peso dos passageiros e de cargas.

Perigo nas curvas
Se a aquaplanagem já é perigosa em linha reta, imagine nas curvas.
Um teste feito pelo engenheiro automotivo Lauro Oliveira da marca de pneus Bridgestone, em uma poça de água com 6mm de água, considerado normal.
Na primeira situação o Honda Civic utilizado para os testes fez a curva a 70km/h e a realizou sem nenhum problema.
No segundo teste a curva foi feita a 75km/h onde os pneus dianteiros acabaram derrapando, porém logo em seguida ele conseguiu recuperar o controle do veículo.
E no terceiro teste, a curva foi feita a 80km/h, nesse caso ele acabou perdendo o controle total do veículo e passou reto na curva com os pneus virados.
Trechos alagados
É comum em alguns lugares ter trechos que acabam alagando com a chuva, às vezes pouco volume de água e em outras situações muito volume.
O ideal é sempre tentar evitar essas áreas, porém quando não é possível, o ideal é reduzir o máximo possível na situação e passar devagar, para evitar a aquaplanagem.
Nessas situações pode ocorrer do freio molhar, podendo ocasionar falhas na sua utilização.
Quando acontecer do freio molhar, basta ir andando com o carro em uma marcha forte, pisar no acelerador ir pressionando o freio várias vezes seguidas para tentar secá-lo.
Em situações de grandes alagamentos, o CBM Corpo de Bombeiros Militar recomenda não arriscar atravessar esses trechos, pois além de ocorrer a possibilidade de falência dos freios, o carro pode acabar enguiçando no meio da água.

Não consegui evitar a aquaplanagem. Como agir?
Durante a aquaplanagem, a pessoa deve ficar calma e firme, pois quando o veículo entra na poça, a pessoa de cara vai sentir um impacto forte, por isso a importância de estar firme no volante e com a postura correta no acento do veículo, se não a pessoa pode acabar se machucando e até batendo a cabeça no volante. Quando o veículo aquaplanar a pessoa deve:
- Primeiro passo é soltar o pé do acelerador no momento que sentir a perca do controle.
- Segundo passo é a pessoa segurar o volante firme, com a rodas retas evitar pisar no freio bruscamente.
- Terceiro passo a pessoa deve ir freando aos poucos, até quando começar a sentir a recuperação do atrito do pneu com a pista.
- E por fim, começar a girar o volante para os lados até conseguir recuperar a aderência de volta.
Essas são algumas dicas sobre a aquaplanagem ou hidroplanagem, o que é, o que fazer etc.
Lembre-se, sempre ande com a atenção redobrada nos dias de chuva, ande mais devagar, às vezes vale mais pena chegar 5 minutos atrasado do que nunca chegar.
Se você gostou do artigo, deixe sua avaliação, sua opinião nos comentários e confira mais no nosso blog Agora Motor.
Perguntas Frequentes
A partir de quantos km/h o carro tem chance de aquaplanar?
Um carro a 80km/h já corre risco de aquaplanar, mas em alguns casos pode acontecer até em velocidades inferiores.
O que fazer se o carro aquaplanar?
Resumidamente, solte o pé do acelerador, segure firme o volante firme, vá freando aos poucos, até que comece a sentir a recuperação do atrito do pneu com a pista.
E por fim, começar a girar o volante para os lados para recuperar o controle do carro.