Fiat Argo Vai Embora! Conheça o Novo Sucessor Com Motor Híbrido Mais Potente!

O Fiat Argo, um dos modelos mais tradicionais da Fiat no Brasil, está com os dias contados. Em março, o CEO da Stellantis confirmou o que muitos já suspeitavam: o modelo será substituído por uma nova variação do projeto do Grande Panda europeu, que promete ser mais avançada e eficiente, com novidades importantes, principalmente no sistema de motorização.

O que realmente chama a atenção dos motoristas brasileiros, no entanto, não é só o fim de um modelo querido, mas sim o que vem por aí. O novo sucessor do Argo, que está programado para chegar em breve, traz com ele uma motorização híbrida leve que promete mudar a forma como pensamos sobre veículos compactos e suas eficiências.

Argo 2019.
Argo 2019. Foto: Divulgação

O que muda no motor?

O novo modelo será equipado com o sistema híbrido leve 1.2 turbo, que é mais robusto e potente do que o sistema híbrido presente nos modelos Pulse e Fastback T200 Hybrid, vendidos no Brasil. A Stellantis deu um salto na eficiência do motor, fazendo um ajuste que resulta em um aumento de potência considerável, algo que promete impressionar os consumidores que buscam mais desempenho e economia.

Este novo motor híbrido leve, usado no Grande Panda europeu e agora no sucessor do Argo, tem uma potência de 136 cv e um torque de 23,4 kgfm. Para dar mais vida ao sistema, um motor elétrico síncrono de ímã permanente de 28 cv (21 kW) também estará integrado ao conjunto, funcionando em conjunto com a transmissão de dupla embreagem. A bateria de íons de lítio de 48 V e 432 Wh, alimentando o motor elétrico, completa a configuração que transforma este veículo em um híbrido intermediário.

Como isso se compara com o que temos no Brasil?

No Brasil, o sistema híbrido do Pulse e do Fastback é diferente. Equipados com o motor 1.0 turbo flex, esses modelos contam com um motor elétrico de 12V, que tem um desempenho bem mais modesto, entregando apenas 4 cv e 1 kgfm de torque. A transmissão CVT complementa essa configuração, permitindo uma condução mais suave, porém menos dinâmica.

O novo motor híbrido do sucessor do Argo, por sua vez, entrega uma experiência de condução diferente. O motor elétrico de 28 cv no Grande Panda, por exemplo, é capaz de mover o veículo por alguns quilômetros, a uma velocidade máxima de 30 km/h, um benefício que não se vê com a configuração dos modelos brasileiros. Esse motor elétrico no sistema híbrido leve do novo modelo Fiat trará uma verdadeira revolução, ajudando a reduzir o consumo de combustível e proporcionando uma experiência de direção muito mais suave e eficiente.

O que é um híbrido leve?

O sistema híbrido leve é uma inovação que, ao contrário dos híbridos tradicionais, não depende de um motor elétrico que possa impulsionar o carro de forma independente por longas distâncias. Em vez disso, o motor elétrico tem um papel de apoio, complementando o motor a combustão para melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões de CO2. No caso do Grande Panda, o motor elétrico de 28 cv contribui de forma ativa, fornecendo energia adicional ao veículo quando necessário, além de permitir uma desaceleração mais eficiente durante as frenagens, o que gera uma recuperação de energia.

Multimidia do Fiat Argo 2026.
Foto: Divulgação

É essa característica de “híbrido intermediário” que faz com que o novo modelo tenha uma vantagem significativa em relação aos carros híbridos convencionais. O fato de o motor elétrico estar ativamente participando da condução permite que o consumo de combustível seja otimizado, algo que é bastante desejado por motoristas urbanos que enfrentam longos períodos de tráfego.

O que mudou na potência?

A Stellantis anunciou um aumento na potência do motor híbrido leve, uma melhoria significativa que se reflete em todas as marcas do grupo que utilizam esse tipo de sistema. Antes, o sistema híbrido do Grande Panda tinha 136 cv. Agora, com a atualização, esse número subiu para 145 cv, o que representa um aumento de 9 cv. Embora essa mudança pareça pequena à primeira vista, ela tem um grande impacto na performance geral do veículo, proporcionando uma condução mais eficiente e um melhor desempenho em diversas situações de tráfego.

Além disso, essa atualização se reflete em todos os modelos que utilizam o motor 1.2 híbrido leve, que vai de 101 cv para 110 cv nas versões mais básicas, e de 136 cv para 145 cv nas versões mais potentes. Isso inclui o Fiat Grande Panda, o modelo 600 da Fiat e diversos outros carros do grupo Stellantis, como os Citroën C3 e C4, e os modelos Peugeot 208 e 3008.

O futuro da motorização híbrida

A grande vantagem dessa motorização híbrida leve é a sua eficiência. O Grupo Stellantis está, de forma gradual, ampliando essa tecnologia para diversos mercados, incluindo o Brasil. Com a introdução dessa nova configuração de motorização no sucessor do Argo, a Fiat e a Stellantis buscam se consolidar no mercado de veículos híbridos e cada vez mais sustentáveis, ao mesmo tempo em que mantêm a potência e a performance que os consumidores esperam de um veículo moderno.

A automação e a eletrificação são tendências inevitáveis para o futuro dos carros, e a Stellantis parece estar preparada para seguir esse caminho, trazendo inovações tecnológicas que visam melhorar a experiência de direção e reduzir o impacto ambiental. O novo motor híbrido leve do sucessor do Argo será uma excelente opção para aqueles que desejam uma condução mais ecológica, sem abrir mão do desempenho.

Farol do Fiat Argo 2026 Trekking vermelho.
Foto: Divulgação

Você está com o IPVA em dia? Rio Pardo está de Olho!

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Audi A4 e-tron chega em 2028 e promete mudar tudo no mercado premium

A Audi está trazendo de volta um de seus modelos mais icônicos com uma proposta…

Gabriel Schmoller
Notícias VW Tera 2026 tem ficha técnica completa revelada: motor, consumo e versões

A Volkswagen apresentou todos os detalhes técnicos do seu novo SUV compacto: o VW Tera…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat lança descontos de até R$ 26 mil para PCD: veja quais modelos estão mais baratos

A Fiat iniciou uma nova fase de sua campanha para o público PCD (Pessoas com…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Taos 2026 promete surpreender com visual renovado e mais tecnologia

O Volkswagen Taos 2026 foi finalmente revelado e chega “em breve” ao mercado brasileiro com…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross pode ser o híbrido mais acessível do Brasil

O mercado automotivo brasileiro está prestes a ganhar um novo protagonista entre os SUVs compactos…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário