Arquivos TESLA – O enorme vazamento de dados mostra problemas com proteção de dados, sua, piloto automático e fsd
Um vazamento de dados da Tesla, que expôs mais de 100 GB de informações sensíveis, foi divulgado pelo jornal alemão Handelsblatt. Os dados incluem documentos em PDF, planilhas do Excel, apresentações do Powerpoint, imagens, vídeos, arquivos de áudio e e-mails. O vazamento aconteceu após várias reclamações de privacidade e segurança não serem atendidas pela empresa.
Segundo a reportagem, a Tesla tem enfrentado problemas com a proteção de dados, o sistema Autopilot e o sistema de direção autônoma FSD. O jornal menciona casos como o de Thomas Karl, que teve vários incidentes com o Autopilot na Suíça e reclamou com a Tesla em julho deste ano, além do acidente fatal envolvendo o sistema em 2020.
A Tesla não possui um departamento de imprensa oficial, mas seus advogados responderam ao Handelsblatt com uma carta exigindo que todas as cópias dos documentos vazados fossem excluídas. O advogado da empresa afirmou que o uso ilegal desses dados em reportagens é proibido e que possuir esses dados sem justificativa adequada viola a lei de proteção de dados e pode causar problemas legais.

O jornal disponibilizou uma ferramenta gratuita para que clientes e funcionários da Tesla possam verificar se seus dados foram comprometidos. Aqueles que receberem confirmação positiva devem entrar em contato com o endereço de e-mail fornecido na mesma página.
O vazamento inclui informações confidenciais, tais como os salários dos 100.000 funcionários da empresa, detalhes bancários dos clientes, detalhes de produção secretos e até mesmo informações pessoais do CEO Elon Musk. A reportagem destaca que esta não é a primeira vez que a empresa é pega lidando mal com dados privados.
Ex-funcionários da Tesla confessaram em abril deste ano compartilhar vídeos privados de clientes no sistema de mensagens internas da empresa. Em maio do ano passado, o hacker GreenTheOnly revelou como a Tesla descartava computadores antigos dos carros sem apagar as informações pessoais dos proprietários anteriores.
O chefe de redação do Handelsblatt espera agora que autoridades europeias, asiáticas e americanas tomem medidas contra a empresa após a reportagem ter sido divulgada. Ele afirmou que se as falhas de liderança de Musk colocarem em risco os direitos dos funcionários e as vidas dos clientes, é hora de limitar seu poder.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
