Assim nasceu o Porsche 356: construído à mão usando uma estrutura de madeira

A Porsche, marca alemã de automóveis esportivos, construiu seus primeiros carros com carrocerias manuais de alumínio moldadas à mão por trabalhadores altamente qualificados. O icônico Porsche 356 possuía uma carroceria em que os painéis eram martelados e moldados à mão, enquanto um modelo em madeira era utilizado para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente.

Esse modelo ainda existe e está relativamente bem conservado no Porsche Automuseum em Gmünd, Áustria, onde os primeiros carros da marca foram produzidos antes da fabricação ser transferida para Stuttgart, na Alemanha.

Esse modelo de madeira, chamado Holzklopfmodell, serviu como um guia para os trabalhadores da fábrica moldarem e ajustarem os painéis de alumínio. Esse processo era demorado e às vezes exigia várias tentativas para obter o encaixe perfeito das portas ou paralamas na estrutura exata do corpo do 356. De acordo com a Porsche, esse processo levava pelo menos 90 horas.

Assim nasceu o Porsche 356: construído à mão usando uma estrutura de madeira
Assim nasceu o Porsche 356: construído à mão usando uma estrutura de madeira

A fabricação manual da carroceria foi uma característica dos primeiros carros Porsches produzidos na Áustria. A partir de 1948, a Porsche fabricou 52 carros em Gmünd, incluindo 44 cupês e oito conversíveis, além de entre oito e dez corpos super leves (SL) que foram concluídos pelo departamento de corridas da Porsche em Stuttgart entre 1951 e 1952.

Quando a produção se mudou para a Alemanha em 1949, a Porsche passou a utilizar carrocerias de aço e processos de fabricação mecanizados, deixando o alumínio moldado à mão para modelos especiais, como o 16 Roadsters América leves. Um novo modelo em madeira acabou substituindo o original.

Devido ao fato de que o aço é muito mais resistente do que o alumínio, a Porsche começou a usar prensas para produzir painéis de carroceria, permitindo assim uma produção mais rápida. Atualmente, o modelo em madeira do 356 ainda existe como um lembrete dos primeiros dias da empresa automotiva.

O uso do modelo em madeira também pode ter sido uma maneira de economizar custos na época. Embora os painéis de alumínio fossem mais leves que os painéis de aço, eles eram mais caros e exigiam maior habilidade dos trabalhadores para moldá-los à mão. Com um modelo em madeira precisa e reutilizável, os trabalhadores poderiam economizar tempo e dinheiro ao criar cada carro com precisão.

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Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
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