Lançadas as versões híbridas do Audi A3, A4 e A5: fotos e detalhes

A Audi amplia suas vendas nos segmento híbridos e elétricos depois de utilização da versão hibrida-leve.

A empresa alemã Audi continua expandindo seus veículos eletrificados no Brasil, tendo como último lançamento as suas versões hibridas do A3, A4 e A5. A empresa se pronunciou na abertura do Festival de Interlagos, explicando as diferenças entre as eletrificações de seus modelos, e passou também seus planejamentos dentro do segmento.

Sobre o Audi A3 Sportback e Sedan, estes receberão um motor famoso que é o 2.0 TFSI, junto de um sistema elétrico, deixando assim o motor mais potente, agora conta com 204 cv de potência, um aumento de 14 cv, porém o torque foi reduzido para 30,6 kgf.m recebendo uma queda de 2 kgf.m. Entretanto essas alterações são muito mais do que necessárias para enquadrar o modelo nas regras ambientais que continuam cada vez mais rígidas.

Foto de três Audi estacionados em um pátio
Foto: Reprodução.

O Audi A4 e A5 também contaram com sua potência sendo elevada para 204 cv, mas diferente do A3 os dois conseguiram manter os 32,6 kgf.m de torque. Ficando ainda mais potentes e ágeis nas estradas. O fato deles terem conseguido utilizar os 2kgf.m de torque a mais se deu por estarem enquadrados dentro das legislações ambientais.

O modelo de entrada Audi A3 será o único a ganhar um sistema híbrido-leve, que são os 48V adicionais que auxiliam o motor de combustão. Já os seus irmãos maiores A4 e A5 usarão uma versão ainda mais leve, com tensão de apenas 12 V que possibilita assim manterem seus Torques de 32,6 kgf.m.

Na realidade, as principais diferenças entre os mecanismos de 12V e de 48V se dão no consumo e em algumas condições exclusivas de performance. Em um motor 2.0 a bateria consegue fornecer força e energia que acrescentam até 8,1 cv extras, enquanto o motor de que possui uma bateria de 12V se limita a apenas 2,7 cv de potência.

Audi Hibrido azul estacionado em um pátio
Foto: Reprodução.

Os dados de fábrica mostram que o torque extra para o outro lado é idêntico em ambos os motores. Outro fato é sobre a economia de combustível existente sobre o desligamento do motor de combustão, sendo que ao desligar o motor se cria uma economia de 300 ml para cada 100 km no de 12V, enquanto no de 48V há uma economia de 400 ml para cada 100 km de distância percorrido!

Entre no nosso site Agora Motor! E confira muitas outras notícias, novidades, artigos, lançamentos, esportes automotivos e muito mais! Acesse o nosso portal e nos deixe ser o seu guia automotivo online!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos secretos da Fiat Strada revelam cortes surpreendentes

A Fiat decidiu encerrar 2025 com uma ofensiva agressiva para manter a liderança absoluta entre…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário