Citroën Surpreende Mercado com Versão Secreta do Basalt – A Verdade por Trás da Configuração ‘Live’ à Venda!

Em um movimento que pegou muitos consumidores de surpresa, a Citroën lançou uma versão secreta do Basalt, chamada “Live”, que inicialmente não foi divulgada no configurador oficial da marca. O Basalt, SUV-cupê da montadora francesa, havia sido lançado no Brasil no ano anterior em três opções de versão, oferecendo aos consumidores modelos com motores 1.0 aspirados e turbo, além de câmbio manual e CVT. Mas, ao que parece, a fabricante foi ainda mais longe e colocou à venda um modelo adicional, sem aviso prévio.

Leia Também: Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Basalt azul na diagonal.
Foto: Reprodução

A versão “Live” do Citroën Basalt foi encontrada à venda no portal de classificados WebMotors, onde o modelo foi listado por preços atrativos. Os exemplares encontrados apresentavam detalhes específicos que os diferenciavam das versões mais conhecidas. Por exemplo, enquanto as versões mais caras do Basalt incluem molduras plásticas nos para-lamas e rodas de aro maior, a versão Live conta com calotas simples, semelhantes às que são aplicadas no Citroën Aircross Feel Turbo 200. Com um visual mais simples e um preço inicial de R$ 80.700, a versão Live foi identificada em várias cidades brasileiras, especialmente em São Paulo e no Rio Grande do Sul, onde os preços variam entre R$ 84.990 e R$ 88.990.

O anúncio de modelos com apenas 100 km rodados e preços abaixo das versões mais robustas despertou a curiosidade de muitos entusiastas do mercado automotivo. A configuração Live do Basalt, disponível em cores como branco e cinza, apresenta um visual simplificado em comparação com os modelos mais completos. A ausência de molduras plásticas nos para-lamas e a presença das calotas, características mais comuns em versões de entrada de outros carros da marca, tornam o Basalt Live uma opção mais acessível para quem não se importa tanto com os detalhes estéticos, mas ainda quer aproveitar o design esportivo e as qualidades do modelo SUV.

O que mais chama a atenção é o fato de que a Citroën não havia anunciado oficialmente a versão Live em seu portfólio de vendas. O configurador da marca sequer listava essa opção, e não havia nenhuma comunicação prévia sobre a chegada dessa configuração ao mercado. A montadora, quando questionada sobre a situação, confirmou que um número pequeno de unidades do Basalt Live foi comercializado a pedido de um cliente da Stellantis, o grupo automotivo responsável pela marca Citroën, mas que não havia planos de oferecer oficialmente a versão Live no Brasil.

Esse movimento gerou uma série de especulações sobre as reais intenções da Citroën com relação ao Basalt. Embora a versão Live tenha sido lançada como uma configuração especial e sob demanda, ela tem potencial para ser uma opção de sucesso no Brasil, especialmente com seu preço mais competitivo, que pode atrair consumidores que buscam um SUV de entrada com um design mais sofisticado e moderno, mas sem os custos elevados das versões mais completas.

O que está por trás da versão “Live”?

O Citroën Basalt Live compartilha o mesmo conjunto mecânico da versão Feel 1.0 MT, o modelo de entrada da linha. Equipado com um motor 1.0 aspirado de três cilindros, a versão Live entrega 71 cv de potência quando abastecido com gasolina e 75 cv com etanol. O câmbio manual de cinco marchas, embora simples, é um ponto positivo para quem busca uma experiência de direção mais tradicional, sem a necessidade de complicação com câmbios automáticos ou CVT. Esse motor tem um desempenho satisfatório para quem não precisa de grande potência, mas quer um veículo com boa eficiência de combustível.

Citroën Basalt.
Visual coupé do Citroën Basalt.

No que diz respeito ao consumo, a versão Live não está oficialmente registrada no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), mas, baseando-se nos números da versão Feel 1.0 MT, é possível supor que os índices de consumo sejam semelhantes. Estima-se que o Basalt Live faça em torno de 9,2 km/l com etanol na cidade e 13,2 km/l com gasolina. Na estrada, esses números sobem para 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina, o que coloca o modelo como uma excelente opção para quem deseja economia no uso urbano e em longas viagens.

O futuro do Citroën Basalt Live: uma aposta ou uma estratégia da Stellantis?

A questão que permanece é se a Citroën realmente tem a intenção de lançar oficialmente a versão Live do Basalt no Brasil. A falta de comunicação oficial da montadora e a exclusividade da versão, inicialmente pensada para um cliente específico, indicam que essa versão poderia ser um experimento ou um “ensaio” para ver como o mercado reagiria a uma configuração mais básica e de preço reduzido.

A concorrência no mercado de SUVs está cada vez mais acirrada, e o Citroën Basalt, com suas opções de motorização e design diferenciado, poderia ter sucesso como uma versão de entrada mais acessível, especialmente em tempos em que a demanda por veículos econômicos e com bom custo-benefício está em alta. Além disso, a simplificação de componentes e a redução de preços poderiam ajudar a Citroën a disputar uma fatia maior do mercado, enfrentando diretamente concorrentes como o Hyundai Creta, Jeep Compass e outros SUVs compactos que dominam as vendas no Brasil.

Enquanto isso, os consumidores que encontraram a versão Live à venda têm uma oportunidade única de adquirir um modelo praticamente novo, com poucos quilômetros rodados e por um preço atrativo. Mas, para quem esperava uma comunicação oficial sobre o lançamento dessa versão, o futuro do Basalt Live ainda parece incerto, e só o tempo dirá se ele realmente se tornará uma opção disponível para o público em geral.

Basalt vermelho na diagonal.
Foto: Reprodução

Um mistério a ser desvendado

Apesar de ser uma versão que não foi oficialmente anunciada, o Citroën Basalt Live já está causando uma grande movimentação no mercado. Com seu preço competitivo e especificações mais acessíveis, ele pode ser uma excelente alternativa para aqueles que buscam um SUV sem abrir mão do design sofisticado da Citroën. Resta saber se a montadora realmente vai investir nessa configuração ou se continuará com suas versões mais tradicionais. Fique ligado para mais novidades, pois o futuro do Basalt Live está longe de ser uma história definida. Cenas dos próximos capítulos!

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Audi A4 e-tron chega em 2028 e promete mudar tudo no mercado premium

A Audi está trazendo de volta um de seus modelos mais icônicos com uma proposta…

Gabriel Schmoller
Notícias VW Tera 2026 tem ficha técnica completa revelada: motor, consumo e versões

A Volkswagen apresentou todos os detalhes técnicos do seu novo SUV compacto: o VW Tera…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat lança descontos de até R$ 26 mil para PCD: veja quais modelos estão mais baratos

A Fiat iniciou uma nova fase de sua campanha para o público PCD (Pessoas com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário