Renegade ou Compass? Descubra a batalha dos SUVs mais amados da Jeep!

Ao longo dos últimos anos, o mercado de SUVs no Brasil se tornou um dos mais disputados, e dois modelos da Jeep se destacaram como líderes de vendas: o Renegade e o Compass. Lançados com uma diferença de pouco mais de um ano, os dois veículos marcaram o segmento de utilitários esportivos no país e continuam a brigar pela preferência do consumidor. A questão que muitos se fazem é: qual dos dois modelos realmente emplacou mais no Brasil? A resposta pode ser mais complexa do que parece à primeira vista.

Jeep Renegade 2025.

O Jeep Compass, um SUV médio, foi lançado no Brasil em 2016 e logo conquistou o público com seu design sofisticado e opções de motorização, incluindo o motor diesel. No entanto, a história do Compass não foi um mar de rosas desde o início. A primeira geração do modelo, que foi vendida até 2016, não teve tanto sucesso e emplacou apenas 1.892 unidades no Brasil. O Compass só começou a deslanchar quando foi apresentada a segunda geração, em 2016, que foi pensada para o mercado global e trouxe novidades em termos de design e desempenho.

Já o Renegade, um SUV compacto, também foi lançado no Brasil em 2015 e logo conquistou uma base fiel de consumidores. O modelo foi desenvolvido sobre a plataforma compartilhada com o Fiat Punto e outros veículos da marca italiana, o que ajudou a reduzir os custos de desenvolvimento. Com motorizações flex, diesel e até opções com tração 4×4, o Renegade se tornou um dos SUVs compactos mais procurados do Brasil, ao lado de modelos como o Ford Ecosport e o Renault Duster. Em seus primeiros anos de venda, o Renegade teve números expressivos, superando as expectativas de vendas e rapidamente conquistando o mercado.

Jeep Compass 2025

A grande disputa entre o Compass e o Renegade sempre se manteve acirrada, com um modelo liderando as vendas em um ano e o outro tomando a dianteira no ano seguinte. O que se percebe é que, enquanto um dos modelos geralmente apresenta números baixos de vendas em determinado mês, o outro acaba se destacando nesse mesmo período. Isso ocorre, em parte, devido às estratégias promocionais da Stellantis, que oferece descontos agressivos, especialmente para empresas, o que acaba impulsionando as vendas de um modelo em detrimento do outro.

Entre os dois, o Compass tem se mostrado o líder em vendas totais, mantendo uma vantagem sólida no segmento dos SUVs médios. Em 2024, o Compass ainda se manteve no topo, com 50.046 unidades emplacadas, superando concorrentes diretos como o Toyota Corolla Cross e o CAOA Chery Tiggo 7. Desde o lançamento da segunda geração até dezembro de 2024, o Compass emplacou um total de 466.391 unidades no Brasil, consolidando-se como o SUV médio mais vendido da Jeep.

Por outro lado, o Renegade, que competiu fortemente com o Honda HR-V, o Volkswagen T-Cross e outros modelos que invadiram o mercado nos últimos anos, teve uma queda nas vendas a partir de 2020. Apesar disso, o Renegade ainda conquistou números expressivos, com um total de 527.296 unidades emplacadas desde seu lançamento. Embora tenha perdido a liderança em 2020 para o Volkswagen T-Cross, o Renegade continua sendo um modelo muito popular, especialmente para aqueles que procuram um SUV compacto com boa relação custo-benefício.

A comparação de vendas de ambos os modelos desde 2017 mostra uma disputa bastante equilibrada, com o Renegade liderando nas vendas em 2015, 2016, 2019, 2020 e 2021. Por outro lado, o Compass foi o modelo mais vendido em 2017, 2018, 2022, 2023 e 2024. A tabela abaixo detalha as vendas anuais de ambos os modelos:

AnoVendas RenegadeVendas CompassModelo Mais Vendido
201538.776()Renegade
201651.600()Renegade
201738.34849.196Compass
201846.35560.297Compass
201968.73760.371Renegade
202056.86752.973Renegade
202173.92770.923Renegade
202251.31863.467Compass
202347.39959.118Compass
202453.87950.046Renegade
TOTAL527.206466.393Renegade

Os números mostram que o Renegade tem uma vantagem em vendas totais, mas a liderança no mercado tem se alternado ao longo dos anos, com o Compass superando o Renegade em 2022, 2023 e 2024. Esse cenário reflete a constante adaptação dos dois modelos às preferências do consumidor e às mudanças no mercado de SUVs.

Jeep Renegade está com desconto para PCD.
Jeep Renegade está com desconto para PCD.

Conclusão: Em termos de números totais, o Renegade parece ter saído na frente, mas a disputa entre o Renegade e o Compass continua sendo uma das mais interessantes no mercado de SUVs. Ambos têm se destacado em suas respectivas categorias, mas o Compass tem se mostrado o modelo mais equilibrado em termos de vendas anuais, especialmente nos últimos anos. O futuro da Jeep no Brasil depende diretamente da evolução desses dois SUVs, que continuam a competir pelo coração dos motoristas brasileiros.

Guia do Conteúdo

Leia Também

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário