Bateria de carregamento extremamente rápido a base de silício está em teste com 15 montadoras
A tecnologia de baterias de carregamento rápido da StoreDot pode aumentar a adoção de carros elétricos. A empresa está testando sua tecnologia XFC com pelo menos 15 montadoras, e suas próximas baterias serão mais baratas, leves e sustentáveis. A ideia é permitir o uso de pacotes de bateria menores que possam ser carregados extremamente rapidamente, tornando os carros elétricos mais acessíveis para as massas.
O CEO da StoreDot, Dr. Doron Myersdorf, afirma que as duas principais barreiras para a propriedade de um carro elétrico são a ansiedade do carregamento e o custo, e a solução XFC da StoreDot foi projetada para ajudar com ambos os problemas. Quando os tempos de carregamento deixam de ser um problema, faz muito mais sentido ajustar pacotes de bateria menores.

Guia do Conteúdo
Nova tecnologia de baterias para carros elétricos
A StoreDot acredita que sua tecnologia de bateria de veículo elétrico está no ponto em que as células carregam tão rapidamente que os carros elétricos que usam essa tecnologia poderão mudar para pacotes de bateria menores. Isso tornaria os VE mais leves e menos dispendiosos. O tempo de carregamento seria obviamente reduzido, a performance do carro elétrico melhoraria e mais pessoas poderiam fazer a transição de um carro a gasolina para um VE.
A meta da StoreDot é entregar suas novas baterias XFC dominantes em silício de 100in5 aos fabricantes de carros elétricos no próximo ano. A empresa afirma que essa tecnologia pode adicionar cerca de 160 quilômetros de autonomia em apenas cinco minutos. Se isso se tornar uma realidade, os proprietários de VE não precisarão se preocupar com a ansiedade da autonomia, pois o tempo necessário para carregar seus carros será semelhante ao tempo gasto no abastecimento dos veículos movidos à gasolina.
Se um carro elétrico que normalmente seria equipado com uma bateria de 80 kWh pudesse usar uma bateria de 50 kWh, poderia eliminar cerca de 200 quilogramas do peso do carro, aumentando a autonomia e eficiência, além de melhorar o desempenho. Isso também poderia reduzir o custo do carro elétrico em cerca de US$4.500.
Com essas inovações promissoras na tecnologia das baterias dos VE, podemos esperar por automóveis elétricos mais viáveis financeiramente e mais acessíveis para todos.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!