Um dos poucos benefícios para carros elétricos importados vai acabar no segundo semestre

Os carros elétricos podem ter um dos poucos incentivos para compra no Brasil retirado: o imposto de importação zero. De acordo com a Abeifa, entidade que representa os importadores automotivos, a medida adotada em 2015 pode ser retomada gradualmente no segundo semestre deste ano. A proposta da entidade é uma nova lógica para o imposto de importação dos carros elétricos, variando conforme sua eficiência.

Um dos poucos benefícios para carros elétricos importados vai acabar no segundo semestre

A ideia é que os veículos elétricos a bateria (BEV) tenham imposto de 2%, enquanto os veículos híbridos (HEV e PHEV) fiquem com 4% e os veículos híbridos leves 48V (MHEV) tenham 7%. O aumento seria gradual até atingir o teto de 20%, que é a TEC (Tarifa Externa Comum do Mercosul).

Para João Oliveira, presidente da Abeifa, a medida permitiria às empresas se adaptarem à nova realidade do mercado enquanto cresce o interesse do consumidor brasileiro por tecnologias mais sustentáveis. Além disso, Oliveira defende que a retomada da taxação pode estimular a produção local quando os volumes crescerem mais.

O aumento das vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tem sido constante, com mais de 49.000 unidades emplacadas em 2022 – um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Desse total, mais de 8.400 foram carros elétricos. Para este ano, a expectativa é de 70.000 vendas de eletrificados.

Apesar da retirada do incentivo fiscal, João Oliveira entende que o imposto zerado não é o único responsável pelo aumento das vendas de carros elétricos e híbridos no país. Segundo ele, a transição dos carros a combustão para os eletrificados é um processo natural para as montadoras, já que daqui a alguns anos não haverá mais carros a combustão para importar.

Porém, caso o imposto de importação seja retomado e a alíquota dos híbridos aumente, é importante que haja bom senso nas regras para evitar oneração excessiva nos preços, que já são considerados altos. Além disso, é urgente que o Brasil crie um plano de transição energética com metas e objetivos de redução de emissões e outros incentivos tanto para os compradores de veículos limpos quanto para as montadoras.

Carros elétricos podem perder incentivo fiscal no Brasil

Os carros elétricos podem perder um dos poucos incentivos para compra no Brasil: o imposto de importação zero. A medida foi adotada em 2015 e pode ser retomada gradualmente no segundo semestre deste ano, segundo a Abeifa, entidade que representa os importadores automotivos. A proposta da entidade é uma nova lógica para o imposto de importação dos carros elétricos, variando conforme sua eficiência.

Para João Oliveira, presidente da Abeifa, a medida permitiria às empresas se adaptarem à nova realidade do mercado enquanto cresce o interesse do consumidor brasileiro por tecnologias mais sustentáveis. Além disso, Oliveira defende que a retomada da taxação pode estimular a produção local quando os volumes crescerem mais.

O aumento das vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tem sido constante, com mais de 49.000 unidades emplacadas em 2022 – um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Desse total, mais de 8.400 foram carros elétricos. Para este ano, a expectativa é de 70.000 vendas de eletrificados.

Apesar da retirada do incentivo fiscal, João Oliveira entende que o imposto zerado não é o único responsável pelo aumento das vendas de carros elétricos e híbridos no país. Segundo ele, a transição dos carros a combustão para os eletrificados é um processo natural para as montadoras, já que daqui a alguns anos não haverá mais carros a combustão para importar.

Porém, caso o imposto de importação seja retomado e a alíquota dos híbridos aumente, é importante que haja bom senso nas regras para evitar oneração excessiva nos preços, que já são considerados altos. Além disso, é urgente que o Brasil crie um plano de transição energética com metas e objetivos de redução de emissões e outros incentivos tanto para os compradores de veículos limpos quanto para as montadoras, na opinião do site InsideEVs.

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Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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