BMW R 1300 GS Adventure 2025: A Marreta com Asa que Vai Transformar Suas Aventuras!

Algumas máquinas são feitas com delicadeza cirúrgica, como instrumentos precisos nas mãos de especialistas. Outras são criadas para esmagar obstáculos sem pedir licença — e essa nova big trail da BMW pertence, com orgulho, ao segundo grupo.

A BMW R 1300 GS Adventure 2025, que agora também é produzida em Manaus (AM), chega ao Brasil com uma presença que domina qualquer ambiente e um novo sistema de câmbio automatizado que vai mudar o jogo. Prepare-se para conhecer uma motocicleta que parece uma marreta com asas — bruta, mas inteligente.

BMW R 1300 GS Adventure
BMW R 1300 GS Adventure

A moto que não quer ser pequena. E não é mesmo.

Nada na nova GS Adventure foi pensado para parecer modesto. Desde o primeiro contato visual, você entende que está diante de um colosso. Seu comprimento passa dos 2,28 metros, a largura crava um metro e a altura, com para-brisa incluso, beira os 1,60 m. E se tudo isso já parece gigantesco, espere até sentir os 268 kg em ordem de marcha. O tanque de combustível de 30 litros reforça o perfil de longa distância da máquina — ela é feita para cruzar continentes, não apenas cidades.

Mas apesar de todo esse tamanho, a BMW usou engenharia de ponta para tornar a experiência de condução surpreendentemente fluida. Graças ao sistema de suspensão Paralever dianteiro e Telelever traseiro, o entre-eixos se adapta dinamicamente às acelerações e frenagens, alterando o comportamento da moto para melhorar a estabilidade.

O coração de uma fera: novo motor boxer e potência de sobra

Sob o tanque volumoso vive o tradicional motor boxer de dois cilindros, agora com 1.300 cm³. Com refrigeração mista (ar e líquido), esse propulsor entrega 145 cavalos de potência a 7.750 rpm e um torque monstruoso de 15,2 kgfm a 6.500 rpm. O resultado é uma moto que se move com a força de um trator e a velocidade de um esportivo, pronta para devorar quilômetros de estrada ou superar terrenos selvagens com igual competência.

O câmbio mecânico continua presente com 6 marchas e transmissão final por eixo cardã, tradicional da marca. Mas a cereja do bolo — e grande novidade — é o sistema ASA (Automated Shift Assistant), um câmbio automatizado inédito na linha Adventure que finalmente chega ao Brasil. Nas duas versões mais caras da GS Adventure, ele elimina a embreagem manual e oferece trocas feitas por atuadores elétricos, mantendo a mesma caixa de marchas, mas com um comportamento de outro mundo.

Como é pilotar um tanque que pensa por você

Durante o test-ride nos arredores de Manaus, ficou claro que a proposta da R 1300 GS Adventure é integrar brutalidade e inteligência de forma harmoniosa. Pilotar a versão Triple Black ASA, com câmbio automatizado, revelou uma máquina que responde com obediência aos comandos — desde que você saiba o que está fazendo.

O ASA opera com duas opções: modo automático e modo manual (sem embreagem). Em automático, basta girar o acelerador e deixar que os algoritmos decidam a melhor hora para trocar. O botão no punho direito permite alternar entre os dois modos com facilidade.

Mas é preciso ajustar a mente para essa nova lógica. Se você tentar conduzir como uma moto tradicional, as trocas parecerão lentas. A mágica acontece quando você se entrega à proposta: acelere com intenção, e o sistema responde à altura. Em modo Dynamic, o acelerador fica mais sensível, as marchas sobem em rotações mais altas e o comportamento se aproxima de uma pilotagem esportiva. Já no modo Road, o motor trabalha em baixas rotações com suavidade impressionante.

Ergonomia para quem gosta de dominar — e não ser dominado

É importante deixar claro: a R 1300 GS Adventure não é para qualquer piloto. Com o assento ajustável entre 840 mm e 890 mm, mesmo os mais experientes precisam ter preparo físico e autoconfiança. Meça 1,72 m, como o autor da experiência, e você perceberá que alcançar o chão com os dois pés não é tarefa simples.

5 Truques Para Você Gastar Menos Abastecendo Sua Moto!

BMW R 1300 GS Adventure

A boa notícia é que a suspensão eletrônica ajuda a baixar a moto em paradas, facilitando um pouco a vida. Mesmo assim, retirar a moto do descanso lateral exige empenho. Mas, curiosamente, uma vez em movimento, toda essa massa parece desaparecer. A GS Adventure ganha leveza e se mostra surpreendentemente manobrável, mesmo em velocidades baixas.

Nas trilhas, a fera mostra seu lado selvagem

Quando o asfalto acaba, a R 1300 GS Adventure parece estar no seu habitat natural. Encarar lama, cascalho e trechos irregulares com uma moto de mais de 260 kg pode soar como loucura, mas é exatamente aí que a engenharia da BMW brilha.

Com modos de condução Enduro e Enduro Pro, além do controle de tração dinâmico e da suspensão eletrônica, a moto transforma terrenos acidentados em meros detalhes do trajeto. Mesmo com pneus mais voltados para uso urbano, a Adventure mostrou domínio impressionante sobre superfícies escorregadias — a roda traseira escorregava, corrigia, mordia o terreno e mantinha a moto firme. Um verdadeiro espetáculo técnico.

No trecho mais complicado do percurso, com lama até o joelho, os recursos eletrônicos estavam desligados, incluindo o ajuste automático de altura. E mesmo assim, a moto seguiu, confiando apenas na força do braço do piloto e na excelência mecânica. Uma aula de equilíbrio entre brutalidade e controle.

Quando volta ao asfalto, vira uma nave

Após horas na trilha, voltamos ao asfalto. Bastou apertar um botão e mudar para o modo Road: a Adventure se transforma. O barulho muda, a vibração desaparece e o conforto se instala. A aerodinâmica protege o piloto como num casulo, a posição de pilotagem convida a viagens longas e a estabilidade impressiona.

A rodovia AM-070 virou cenário de Autobahn imaginária. Mesmo a 180 km/h (hipoteticamente, claro), a moto seguia estável, inabalável. É possível cravar a velocidade com o controle de cruzeiro adaptativo e apenas curtir a paisagem. O comportamento da moto é tão sólido que até os carros ultrapassados balançam com o deslocamento de ar que ela produz.

Equipamentos de Série de Outro Mundo

A BMW Motorrad Brasil acertou em cheio ao oferecer um pacote de série mais completo do que o encontrado até mesmo na Alemanha. Todas as versões trazem:

  • Assistente de partida em rampas
  • ABS com atuação em curvas
  • Controle de tração dinâmico
  • Controle do freio-motor
  • Controle de cruzeiro dinâmico
  • Painel digital completo
  • Farol adaptativo em LED
  • Manoplas aquecidas
  • Manetes ajustáveis
  • Modo PRO de pilotagem
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Chave presencial
  • Tomada 12V + entrada USB
  • Pisca integrado aos protetores de mão
  • Suportes para baús e bagageiro

A versão Adventure Plus, por exemplo, adiciona ainda banco conforto, alarme, para-brisa com ajuste elétrico, cavalete central e preparação para navegador. Já a Trophy traz rodas raiadas douradas e pintura azul. A Triple Black tem rodas pretas e pintura escurecida. No topo da linha está a Option 719, com detalhes dourados e pintura metálica “Verde Karakorum”.

Preços (em maio de 2025)

  • Adventure Plus – R$ 136.500
  • Trophy – R$ 138.500
  • Triple Black – R$ 138.500
  • Triple Black ASA – R$ 144.500
  • Option 719 – R$ 148.500
  • Option 719 ASA – R$ 154.500

Marreta ou Asa? Os dois.

A nova BMW R 1300 GS Adventure 2025 é a materialização daquilo que muitos motociclistas sonham: uma moto capaz de cruzar desertos, montanhas e cidades com a mesma desenvoltura. Ela une o instinto selvagem das trilheiras raiz com o conforto e a sofisticação das estradeiras mais refinadas. E agora, com o câmbio ASA, adiciona uma camada de inteligência que pode, no futuro, se tornar o padrão.

Tela da BMW R 1300 GS.
Tela da BMW R 1300 GS.

Esta não é uma moto para todos. Ela exige, impõe, impressiona. Mas se você quer uma máquina para ir até o fim do mundo — e voltar — a GS Adventure é sua passagem de ida.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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