Recém-lançado, BMW XM já tem o seu primeiro recall
A BMW acaba de anunciar um recall de veículos nos Estados Unidos. A medida afeta os modelos X7 e XM, que apresentaram uma conexão frouxa entre o sistema de escape e o conversor catalítico. O problema foi descoberto na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, em março de 2023.
De acordo com um relatório arquivado junto à Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Rodovias, quatro unidades do X7 e uma do XM apresentavam fixadores incorretamente torcidos. A BMW ainda não divulgou quem é o responsável pela falha, que pode ter sido causada por erro humano na linha de montagem, instruções de montagem inadequadas ou problemas com a calibração da chave dinamométrica utilizada na montagem.
Todos os proprietários afetados serão notificados por correio até 16 de junho de 2023. A montadora instruiu os revendedores dos EUA a substituírem o vedante entre o sistema de escape e o conversor catalítico, além de corrigir os fixadores afetados. Até o momento, não existem relatos no campo que indiquem separação entre esses componentes ou acidentes relacionados.

O XM é o segundo veículo produzido pela M após o icônico M1 dos anos 70 e possui três variações. A versão V8 alimentada por dois turbos foi originalmente revelada pela BMW junto com um motor elétrico no câmbio automático fornecido pela ZF. A empresa confirmou também uma configuração mais forte chamada Label Red. Recentemente, a família recebeu seu terceiro membro batizado como 50e – especificação de entrada com motor seis cilindros turboalimentado B58.
Guia do Conteúdo
Motor S68
O motor V8 desenvolvido pela M denominado S68 equipa tanto o XM quanto o Label Red e também é utilizado no X7 M60i, embora numa versão com potência reduzida. Nessa aplicação, o V8 de 4,4 litros desenvolve 523 cavalos de potência e 553 lb-pé (750 Nm) de torque a partir de 1.800 a 4.600 rotações por minuto.
O X7 está disponível como modelo 2024 nos Estados Unidos, onde o M60i custa US $108.700 sem cobrança de destino. A única opção superior é o XB7 da Alpina por US $149.400 para 631 cavalos de potência e torque de 590 lb-pé (800 Nm). Quanto ao XM, a versão Label Red ainda não está disponível, embora a BMW tenha sugerido anteriormente um preço aproximado de US $185.000. A versão padrão do XM custa US $159.000 sem frete.
Esse é o primeiro recall do novo modelo XM da BMW, que foi lançado recentemente. A montadora ainda não divulgou quantas unidades foram afetadas pelo problema e nem qual será o custo do recall.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
