Brasil é destaque negativo em lista de países com mais mortes no trânsito
No Dia Nacional de Paz no Trânsito, celebrado em 21 de abril, é fundamental lembrar que ainda há muito a ser feito para garantir a segurança viária no mundo. Brasil é base negativa.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de indivíduos perdem suas vidas todos os anos em todo o mundo em acidentes envolvendo veículos. Infelizmente, o Brasil ocupa a terceira posição nesse ranking alarmante, superado apenas pela China e pela Índia.
Além disso, o país está em oitavo lugar na lista das principais causas de morte no Brasil. Para reverter esse cenário, é necessário incentivar boas práticas no trânsito e promover campanhas de conscientização sobre segurança viária.
Confira muito mais sobre os impostos

Com o intuito de ajudar a melhorar a segurança nas ruas e reduzir o número de acidentes, a fintech Zapay listou algumas medidas essenciais:
- Evite dirigir após consumir bebida alcóolica: além do risco à vida das pessoas, dirigir embriagado é um crime grave que pode resultar em multa.
- Use sempre o cinto de segurança: essa medida é obrigatória em todo o território nacional e fundamental para proteger os ocupantes do veículo em caso de acidente. A falta do uso do cinto configura infração gravíssima.
- Respeite a sinalização e os limites de velocidade: a sinalização tem como objetivo orientar e informar os motoristas sobre as leis e os riscos de condução em determinadas áreas. Já os limites de velocidade são baseados em estudos que consideram as condições da via e sua complexidade.
- Mantenha a manutenção do veículo em dia para evitar mortes no trânsito: a manutenção preventiva dos veículos é fundamental para prevenir problemas que possam causar acidentes, como falhas nos freios.
- Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas: esses são sempre os mais vulneráveis do trânsito e devem ser tratados com respeito e atenção.
É necessário que todos os cidadãos se conscientizem sobre a importância da segurança viária e colaborem para reduzir o número de mortes no trânsito no Brasil. É preciso seguir as normas e leis de trânsito, além de incentivar a educação do motorista e um comportamento seguro na direção. Afinal, cada vida é valiosa!
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!