Cadillac volta para as 24h de Le Mans: uma chance de redenção
A Cadillac retorna a Le Mans após 21 anos para competir em um dos eventos mais lendários do automobilismo. Desde o seu retorno em 2017, a montadora americana tem dominado as pistas com sua série V. LMDh R, em contraste com as fracassadas campanhas do Northstar LMP de 2000 a 2002.
O Northstar falhou em impressionar, com apenas um nono lugar em Le Mans e alguns pódios na American Le Mans Series. Entretanto, o esforço atual é baseado em estabilidade e tem sido uma estratégia vencedora desde o início. Em sua sétima temporada nas pistas, a Cadillac conquistou três títulos duplos de pilotos e fabricantes no Campeonato IMSA SportsCar e quatro vitórias nas 24 Horas de Daytona, todas alcançadas com seu V-R.DPi.

A nova Caddy LMDh para 2023 já venceu as 12 Horas de Sebring, sendo a quinta vitória da Cadillac desde a introdução do seu protótipo internacional Daytona.
Embora a entrada da Porsche no grid Hypercar possa ter ameaçado sua presença no evento lendário, a General Motors está pronta para fazer uma declaração. A Cadillac estará presente na França com toda a sua frota, com uma entrada em tempo integral no Campeonato Mundial de Resistência gerenciada por Chip Ganassi Racing.
Embora a Cadillac não tenha a maior entrada em Le Mans, é uma melhoria significativa em relação à sua primeira participação oficial em 2000. No entanto, o primeiro ano do programa provou ser uma luta, já que a marca espalhou seus recursos limitados muito finamente.
O que levou ao fracasso da Cadillac no passado em Le Mans? Há 25 anos, a Cadillac lançou o programa Northstar com altas expectativas de sucesso em Le Mans. No entanto, a iniciativa era mais como três projetos em um só, causando falta de progresso. A Cadillac subestimou enormemente a magnitude do evento, o que foi exacerbado pela parceria conservadora de motor com as McLaren Engines em Detroit.
Por que a Cadillac vai fazer um retorno triunfante em Le Mans? Agora, com seu novo carro LMDh para 2023 e anos de experiência bem-sucedida na prototipagem americana, a Cadillac está pronta para mostrar ao mundo do automobilismo o que ela é capaz de fazer no palco internacional mais importante das corridas de resistência – as 24 Horas de Le Mans.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!